Produtores de uva recebem capacitação sobre rastreabilidade e proteção de pragas
Publicada em 26/07/2023 às 10:10Na terça-feira (25), produtores de uva receberam capacitação sobre ‘Rastreabilidade e Podridão da Uva Madura’, na ETEC Benedito Storani (ETEC Best), com orientações para a proteção de pragas no campo. Foram realizadas duas palestras, uma sobre manejos e produtos para o controle da podridão da uva madura, feita pelo engenheiro agrônomo Marco Kobayashi; e a segunda sobre rastreabilidade na agricultura, com o engenheiro agrônomo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Sérgio Pompermayer. O evento faz parte da Semana do Agricultor.
Um dos principais assuntos tratados foram a Glomerella, fungo que ataca as bagas das uvas com o surgimento de de manchas circulares, marrom-avermelhadas, que posteriormente, atingem todo o fruto, escurecendo-o.

“Hoje, na agricultura, nós temos pouco espaço para erro. Por isso é tão importante os produtores estarem atentos quanto à prevenção de pragas”, disse o engenheiro agrônomo Marco Kobayashi.
“É um encontro em que podemos trocar experiências para discutir o problema dessa doença que atinge bastante a uva Niagara Rosada, por exemplo. E também falar sobre a importância da rastreabilidade dos produtos, que permite detectar a origem e acompanhar a movimentação ao longo da cadeia produtiva, o que garante mais qualidade dos alimentos”, ressalta o engenheiro agrônomo, Sérgio Pompermayer.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
22/01/2026
Festa da Uva de Jundiaí vende mais de 19 toneladas de frutas no primeiro fim de semana e impulsiona economia local -
21/01/2026
Primeiro final de semana da 41ª Festa da Uva e 12ª Expo Vinhos recebe visitantes de 154 cidades e 10 países -
19/01/2026
Primeiro final de semana da 41ª Festa da Uva e 12ª Expo Vinhos reúne tradição, cultura e alegria em Jundiaí -
15/01/2026
Jundiaí celebra a tradição e dá boas-vindas à 41ª Festa da Uva e 12ª Expo Vinhos
Baixe as fotos desta notícia na resolução original
