Jundiaí se mobiliza para atualizar carteiras de vacinação, a partir desta segunda (2)
Publicada em 30/09/2023 às 08:03As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família iniciam, nesta segunda-feira (2), a verificação das carteirinhas de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A mobilização integra a Campanha Nacional de Multivacinação 2023 para atualizar o calendário de vacinas dessa população. As ações vão se estender até o dia 31 de outubro e, no dia 7, haverá o dia D. O Município quer retomar as altas coberturas vacinais, evitando a volta de doenças que podem deixar sequelas e até matar.
“Somos a Cidade das Crianças e nos unimos em um esforço coletivo para zelarmos por nossas crianças e adolescentes. É fundamental nos empenharmos para mudar esse cenário, que pode prejudicar o desenvolvimento de uma vida. Esperamos contar com toda a população”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.
Dados do Ministério da Saúde apontam que, desde 2015, o País vem registrando quedas na cobertura vacinal de imunizantes que são usados há décadas, como o sarampo, a rubéola, a coqueluche, a difteria, o tétano e, também, a paralisia infantil (poliomielite).
No Município, em 2022, das vacinas para menores de um ano de idade, a única que atingiu o patamar preconizado pelo Ministério da Saúde, de 95%, foi a BCG, aplicada na maternidade. No caso das imunizações destinadas à maiores de um ano, nenhuma atingiu o índice ideal. Apenas na população de 4 anos, as coberturas foram atingidas, com exceção da vacina varicela que ficou com 83,35%.
Neste ano, até o momento, nenhuma das vacinas atingiu o percentual indicado.
Ação
Nas UBSs, Novas UBSs e Clínicas da Família, a campanha ocorre de segunda a sexta, no horário de funcionamento das salas de vacinas. Já no Dia D – 7 de outubro – as doses serão disponibilizadas, das 9h às 16h30, em seis pontos espalhados pela cidade.
“Durante o mês de outubro, também estaremos percorrendo as escolas municipais de Educação Infantil para aplicação de vacinas, na presença dos pais. Além disso, vamos encaminhar material informativo, envolvendo a comunidade nesta importante campanha, para atualizarmos todas as carteirinhas que tenham doses em atraso ou que estão na época de serem aplicadas”, destaca a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Maria do Carmo Possidente.
“Temos a expertise para realizar essa ação, que é essencial para o bem da nossa população, e estamos confiantes que sairemos da zona de risco. É necessário a conscientização de todos. Estamos contando com cada mãe, cada pai, cada responsável para vencer essa batalha”, acrescenta o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.
Juntamente com as vacinas que compõem o calendário nacional de imunização, permanecem sendo disponibilizadas as doses contra Covid-19 e Influenza (gripe).
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
14/11/2024
Saúde mental: iniciativas de Jundiaí são apresentadas em congresso brasileiro
-
12/11/2024
Novembro Azul: UBS Maringá leva informação e cuidado para bares do bairro
-
11/11/2024
Dengue e Covid-19: vacinas estão disponíveis nas UBSs e Clínicas da Família
-
11/11/2024
Novembro Azul: campanha reforça a importância do autocuidado masculino
Baixe as fotos desta notícia na resolução original