Escola Cidadã inspira projeto finalista em Feira de Ciências do Estado de São Paulo
Publicada em 11/11/2023 às 08:00Desenvolvido pela Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), da Prefeitura de Jundiaí, o projeto piloto Escola Cidadã, inspirou alunos da Escola Estadual Deolinda Copelli a inscreverem um trabalho pré-científico na 9ª Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP), direcionado para a segurança das mulheres. A proposta foi selecionada entre as finalistas estaduais na categoria Master – Linguagem e segue para a grande final, feita pela Secretaria de Estado da Educação.
“Jundiaí, a partir do projeto Escola Cidadã, motivou os jovens a construírem políticas públicas, além de estimular o próprio desenvolvimento de seu potencial. A participação do jovem na administração pública é fundamental para ações que contribuam com o Estado de São Paulo”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.
“O Escola Cidadã nasceu com o objetivo de apresentar e atrair os jovens para as discussões de políticas públicas. Saber que os jovens inspiraram projeto de lei e agora, estão na disputa estadual em feira científica, reforça o caminho desenvolvido desde o ano passado, com a participação do Núcleo de Assessorias de Políticas Públicas em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Jundiaí”, comenta o gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Leopoldo Caserta Maryssael de Campos.
Um dos alunos envolvidos no projeto, Caio Schimit afirma que a ideia foi mudar a forma de comunicação para chamar a atenção do problema. “Estimulamos o debate com foco no empoderamento da mulher e não na violência, pois dessa maneira o processo de superação pode ser facilitado”.
Para Emily Xavier, outra aluna envolvida, o Escola Cidadã foi fundamental para que houvesse um aprofundamento no tema e na possibilidade de passar uma mensagem de conscientização a mais jovens. “Essa é uma temática muito importante e deve ser amplamente debatida e difundida entre os jovens. Acreditamos que influenciar esse público é fundamental para educar, cortar o mal pela raiz e mostrar que a violência, independente de qual seja, não é normal”, explica.
Para a dirigente da Diretoria de Ensino de Jundiaí, Valdete Ramos de Oliveira Melo, o projeto Escola Cidadã é motor propulsor para debates de temas de grande relevância. “A violência contra a mulher foi o tema escolhido pelos estudantes para ser trabalhado como proposta de política pública para ser apresentada à cidade, como proposto pelo prefeito Luiz Fernando Machado. É de extrema necessidade sua discussão e o projeto de lei apresentado pelo prefeito, na semana passada, vem ao encontro da necessidade de fortalecer e sedimentar o assunto nas escolas”, reforça.
Feira
A FeCEESP é uma ação pedagógica que busca estimular e promover a formação dos estudantes da rede estadual de ensino, no âmbito das Ciências da Natureza, das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, das Linguagens e da Matemática, inserindo-os no contexto da Pré-Iniciação Científica.
A 9ª FeCEESP conta com três categorias: Mirim (4º e 5º anos EF), Júnior (6º, 7º, 8º anos EF), Master (9º ano EF, 1ª e 2ª séries do EM e EJA). Já as Áreas do Conhecimento são distribuídas em: Ciências da Natureza – CN, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – CHS, Desafios Matemáticos – DM e Linguagens – LGG.
O trabalho elaborado pelas alunas da EE Deolinda Copelli foi selecionado entre os 237 projetos inscritos. Da Diretoria Regional de Jundiaí, ainda foram selecionados outros três projetos (EE Maria de Lurdes, EE Jerônimo de Camargo e EE Mitiharu Tanaka).
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
20/12/2024
Na Sala Futuro, Conselho Municipal da Juventude faz balanço das políticas de juventude
-
16/12/2024
Conselho de Relações Internacionais de Jundiaí encerra o ano com balanço positivo de ações
-
14/12/2024
Comitê encerra atividades do Plano Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio
-
14/12/2024
Nova sede da Polícia Militar Ambiental é inaugurada em Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original