No Dia do Consumidor, Procon divulga ranking de empresas com mais reclamações em 2023

Publicada em 15/03/2024 às 12:24

Em cumprimento a uma determinação do art. 44 do Código de Defesa do Consumidor, o Procon de Jundiaí divulgou, nesta sexta-feira (15), Dia Internacional do Consumidor, o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, com os registros de reclamações finalizadas em 2023, na cidade. A iniciativa visa dar ampla divulgação à população sobre as reclamações tratadas junto aos órgãos do Sistema Nacional do Consumidor.

As duas primeiras colocadas no ranking são do ramo da telecomunicação. Em primeiro, está a Claro S.A e, em segundo, a Telefônica Brasil S/A. Os motivos que geraram mais reclamação dos clientes foram as cobranças após o cancelamento de serviços, além de funcionamento inadequado do serviço, publicidade enganosa, não cumprimento de ofertas, entre outros. A TIM, outra empresa do ramo, figura na 6ª colocação.

A maioria das empresas que aparecem no top-10 são instituições financeiras – seis no total. O Banco Bradesco está na 3ª posição e lidera a quantidade de reclamações dentro do setor. Os bancos BMG, Pan, Itaú, Santander e Caixa também estão na lista. As cobranças por serviços ou produtos não contratados são as principais queixas dos consumidores contra os bancos.

“A divulgação da lista traz transparência ao processo e dá subsídios aos consumidores na hora de buscar a contratação de um produto ou serviço. O alerta é sempre importante e o Procon está à disposição para atender ocorrências e sanar as dúvidas da população”, comenta a Chefe do Procon de Jundiaí, Valéria Tavares.

A Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) e a Via Varejo S/A – empatada com o Itaú – também figuram na lista principal. O ranking completo e detalhado pode ser verificando clicando aqui.

Ação do Procon faz parte da programação da Semana do Consumidor

Procon Móvel
Também nesta sexta-feira (15), o Procon Móvel atende aos munícipes na praça Governador Pedro de Toledo (Matriz). Os consumidores, munidos de documentos de identificação, podem apresentar suas demandas e receber as orientações necessárias. A ação também faz parte da programação da Semana do Consumidor.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/15/no-dia-do-consumidor-procon-divulga-ranking-de-empresas-com-mais-reclamacoes-em-2023/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original