Olhares atentos, risos e palmas marcam o início das apresentações da Cia. de Teatro nas escolas

Publicada em 23/04/2024 às 15:57

O início da temporada de apresentações da Cia. de Teatro de Jundiaí, na manhã desta terça-feira (23), foi marcado pela atenção dos olhares, interação, risos e palmas dos estudantes da Emeb Professor Oscar Augusto Guelli, na Roseira. Para a estreia, o corpo artístico municipal ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC) apresentou o espetáculo “Robin Hood”, que, entre as exibições nos períodos da manhã e da tarde, juntou as cerca de 240 crianças matriculadas na escola de Educação Infantil 2 (G3 e G4) e do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano).

Na turma do 3º ano B, a estudante Emily Santos, de oito anos, saiu da apresentação com a sua lição na ponta da língua. “Na peça havia os personagens bonzinhos, que eram o Robin e o seu bando, e tinha a rainha, que tinha um nome tão feio que só podia ser má. Ela tirava tanto dinheiro do povo que as pessoas ficavam até sem comida. Até que o Robin, mesmo tendo sido capturado por ela, consegue se salvar e proteger a população, dando uma lição de que quem é mau com os outros também se dá mal no final.”

Espetáculo da Cia. de Teatro de Jundiaí arrancou aplausos da criançada no pátio da escola

Numa divertida e humorada adaptação do clássico infantil inglês, “Robin Hood” traz texto e direção de Carla Candiotto, diretora artística da companhia jundiaiense. A peça conta as aventuras do famoso arqueiro medieval justiceiro e seu bando na tentativa de proteger o povo de Nottingham das tiranias de Joana Cobrança Matança de Vingança e que fica com a Herança. Tendo se tornado rainha após dar um golpe em seu irmão Ricardo, Joana proíbe a caça, aumenta os impostos e impõe pena capital aos desobedientes, novas leis que trazem pobreza e fome entre os súditos.

Guiado pela máxima “Poder sem Justiça é Tirania”, Robin inicia a sua jornada pela Floresta de Sherwood na tentativa de montar um grupo capaz de combater a rainha má. Até que ele se apaixona pela arqueira Mariane e, entre sucessos e fracassos na empreitada de sua luta, acaba por conseguir depor e levar a júri popular a soberana carrasca, e construir com o povo uma sociedade mais justa e igualitária.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, falou da importância e objetivos da apresentação. “Além da promoção de atividades culturais com qualidade e rigor para as crianças, a presença dos corpos artísticos municipais nas escolas atua na criação de um movimento pela criação de público e incentivo à frequência das famílias em outras atrações da agenda cultural municipal. Trata-se de mais uma ação intersetorial da Prefeitura, por meio da plataforma de Educação e Cultura, e do programa Cidade das Crianças, na medida que garante também o direito da participação infantil na vida cultural e artística da cidade.”

Emily saiu da apresentação com a lição moral da peça na ponta da língua

Mais Robin Hood
Quem ficou com vontade de assistir ao espetáculo da Cia. de Teatro de Jundiaí terá uma chance já neste domingo (28), às 16h, na Sala Glória Rocha do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro).

Os ingressos gratuitos ficarão disponíveis neste sábado (27), a partir das 10h30, na internet, por meio da plataforma Sympla e na bilheteria do Centro das Artes, e a partir das 15h na bilheteria do Teatro Polytheama. Cada interessado poderá retirar até dois ingressos.

Mais apresentações da Cia. de Teatro de Jundiaí – tanto do espetáculo “Robin Hood”, quanto de “R.I.P. – Uma história de amor” – estão previstas ainda para este semestre, nas escolas da rede municipal e na Sala Glória Rocha.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/04/23/olhares-atentos-risos-e-palmas-marcam-o-inicio-das-apresentacoes-da-cia-de-teatro-nas-escolas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original