Encontro com organizações parceiras dialoga sobre novas frentes para a Educação Inclusiva
Publicada em 13/06/2024 às 10:22A Unidade de Gestão de Educação (UGE) promoveu um encontro com representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSC) parceiras da Prefeitura para o atendimento de Educação Inclusiva, com o objetivo de dialogar acerca de novas frentes de trabalho e para o aprimoramento do serviço,
Realizada no Complexo Argos na tarde da última terça-feira (11), a reunião contou com a mediação da gestora da pasta, Vastí Ferrari Marques, e equipe, e com as presenças de representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem (Ateal), Associação Educação Terapêutica Amarati e o Instituto Luiz Braille; instituições que realizam, no contraturno escolar, atendimentos multidisciplinares de crianças acompanhadas pelo Departamento de Educação Inclusiva – estudantes com deficiências, Transtornos do Espectro Autista (TEA) ou Altas Habilidades/Superdotação.
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“A Educação Inclusiva é um tema dinâmico e que a todo tempo traz novidades e novas realidades, não somente no Município, mas mundialmente. Em Jundiaí, muito tem sido feito a respeito, como a existência de um Departamento na UGE focado nesse atendimento, a ampliação das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), a criação de um Núcleo de Apoio à Aprendizagem (NAA) descentralizado e o fortalecimento e formação dos quadros de psicólogos, assistentes sociais e estagiários, para citar alguns exemplos. No entanto, como acreditamos na potência das crianças e destes parceiros, buscamos este encontro para refletir acerca de mais possibilidades”, comentou Vastí.
E acrescentou. “É mais um movimento de união de forças que queremos iniciar, balizados pelas boas práticas em execução pela Prefeitura. Uma das chaves é a formação dos profissionais, que é um dos eixos do programa Escola Inovadora. A outra é a de pensar nas possibilidades de atuação junto às crianças colegas de sala dos estudantes acompanhados pela Educação Inclusiva. As crianças têm a sensibilidade para trazer as soluções que a sociedade adulta tem dificuldade em encontrar e a escuta delas é um dos pilares do programa Cidade das Crianças. A exemplo do pioneirismo de Jundiaí, iniciamos hoje mais um percurso que certamente será inspirador e transformador para a Educação Inclusiva.”
Assessoria de Imprensa
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