Alunos da Flórida Mestag tornam-se cientistas durante mostra e feira de Ciências
Publicada em 23/11/2024 às 10:11Com o objetivo de incentivar o aprendizado prático dos alunos permitindo a exploração de temas científicos de forma criativa e interativa, a Emeb Flórida Mestag promove nos dias 26 e 30 de novembro, respectivamente, a Mostra (na sede da Siemens Jundtech) e Feira de Ciências (no Parque Urbano Espelho D´Água). Cerca de 178 alunos, dos mais diferentes períodos, mostram toda sua criatividade quando o assunto é explorar as habilidades e resolução de problemas por meio de experimentos.
Segundo a diretora da unidade, Tânia Vilela, os estudantes da educação básica e técnica da RMJ irão apresentar os projetos para um Comitê de Avaliação da empresa composto por pesquisadores da USP, do LSI-TEC e profissionais voluntários da Siemens.
“Neste dia o comitê irá avaliar as competências e conhecimentos dos estudantes finalistas, escolhendo os três projetos de destaque que serão contemplados com um troféu cada. Todos os estudantes e professores finalistas serão reconhecidos com uma medalha e certificado digital.
A avaliação é feita por meio da apreciação detalhada de todo o material produzido pelo finalista (relatório, pôster, diário de bordo, maquete ou protótipo), bem como sua apresentação oral e desenvoltura em responder questões formuladas pelos avaliadores”, comenta.
A Mostra de Projetos será aberta para visitação de representantes das secretarias de educação e diretorias de ensino da região metropolitana de Jundiaí, autoridades da Siemens, além dos professores e estudantes dos projetos selecionados como finalistas.
Crianças desenvolveram projetos no Parque Urbano Espelho D´Água
Os alunos dos 3º, 4º e 5º anos apresentarão os projetos calha parshall, bomba hidráulica carneiro, relógio de sol analemático, identificação de animais silvestres por meio de observação direta e indireta e análise de vestígios de animais com uso da lupa. Temas escolhidos a partir de observação no Parque Urbano Mato Dentro.
“O 1º ano decidiu fazer um jardim para abelhas, mas lá não existia água encanada, por isso explicamos essa situação para o 5º ano e dois grupos de alunos decidiram ajudar. Durante pesquisa encontraram a bomba carneiro, feita de modo artesanal, que resolveria o problema. Cada projeto veio de situações semelhantes”, adianta.
A organização do evento fornecerá transporte para os professores e estudantes finalistas, do ponto de encontro Complexo Argos, FabLab de Jundiaí até o Espaço Fundação (Siemens Jundtech).
Feira de Ciências
Já no dia 30, das 8h às 10h, os alunos também participam da Feira de Ciências realizado no Parque Urbano Mato Dentro. Neste caso os pais dos alunos poderão prestigiar os trabalhos de 163 estudantes que desenvolveram temas ligados ao meio ambiente e sustentabilidade. Na ocasião os pais e a comunidade poderão prestigiar os trabalhos dos alunos.
Os trabalhos fazem parte de projeto institucional da unidade com divisão de tarefas e propostas. No Mato Dentro, por exemplo, serão apresentados trabalhos referentes à passagem do tempo por meio da paisagem, jardim para atrair insetos polinizadores, instalação de casinha de abelha sem ferrão, catálogo de árvores do parque, instalação de placa identificando cada espécie por meio de QRCODE, maquete com relevo do bairro e relógio de Sol.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
13/11/2024
Programas municipais inspiram a visita de comitiva de Bauru
-
12/11/2024
Veja o que abre e fecha nos feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra
-
08/11/2024
Inscrições gratuitas para o Centro de Línguas começam na segunda (11)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original