CECCO inicia curso de inclusão digital para idosos
Publicada em 12/12/2024 às 14:26A pensionista Rosaria dos Reis quer usufruir com autonomia das tecnologias digitais. Para aprender, ela iniciou as aulas do Projeto de Letramento de Inclusão Digital e Promoção da Saúde e Qualidade de Vida para Idosos, desenvolvido no Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO).
O projeto faz parte do Programa Viver — Envelhecimento Ativo e Saudável do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, desenvolvido em Jundiaí pelas Unidades de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e da Casa Civil (UGCC), a partir das Assessorias de Políticas para o Idoso e de Direitos Humanos, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI).
“O governo do prefeito Luiz Fernando tem como diretriz colocar a pessoa em primeiro lugar. Nos últimos anos, foram desenvolvidas várias políticas assertivas. Essa é mais uma voltada à pessoa idosa que visa, além de promover a inclusão digital dessa população, estimular a qualidade de vida por meio da socialização e da preservação da autonomia”, enfatiza o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael.
Os participantes vão aprender desde as funcionalidades de um computador até a utilização das diversas aplicações das novas tecnologias no cotidiano, de maneira segura. A cidade recebeu oito computadores, sendo dois para uso geral da população idosa e seis para o desenvolvimento de ações, cursos e atividades para pessoas acima de 60 anos, uma TV Smart de 50 polegadas e uma impressora colorida.
“Está sendo ótimo agregar no CECCO mais essa ação. Era um anseio dos frequentadores deste equipamento de saúde, que são, na maioria, pessoas idosas, aprender informática e vencer as barreiras que a tecnologia tem gerado, como a comunicação institucional por meio de aplicativos, inclusive em sistemas governamentais. Além disso, eles vão aprender a reconhecer fontes virtuais confiáveis sobre saúde e bem-estar, temas de que gostam bastante”, ressalta a gerente do órgão, Fernanda Torres Apollonio.
A assessora de Políticas para a Pessoa Idosa e presidente do COMDIPI, Alessandra Citelli, também destaca a importância da iniciativa. “É fundamental promovermos o protagonismo e o acesso dos idosos a bons projetos e ações de forma descentralizada”.
Rosaria, após a primeira aula, voltou para casa bastante animada. “Gostei muito. Eu mal sei ligar o computador, por isso, eu me inscrevi. Só utilizo um pouco no whatsApp. Quero muito aprender a mexer para pesquisar sobre várias coisas, principalmente sobre moda”, comentou.
A aula inaugural foi ministrada pelo assessor de políticas governamentais da UGPS, Pierre Lambert Oliveira. Ao todo, 15 pessoas participam divididas em duas turmas.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
04/02/2025
Farmácia de Alto Custo: apresentação de comprovante de residência passa a ser obrigatória para abertura e renovação de processo
-
30/01/2025
Nota Oficial – Dr. Adolfo Martin pede exoneração por motivos de saúde
-
29/01/2025
Prefeitura e HSVP chegam a acordo para renovação do contrato dos PA’s; decisão aguarda aprovação do Conselho Municipal de Saúde
-
28/01/2025
Prefeitura de Jundiaí garante atendimento e cobra mais transparência nas contas públicas do Hospital São Vicente
Baixe as fotos desta notícia na resolução original