Prefeitura de Jundiaí avança na integração de projetos para fortalecer a segurança viária

Publicada em 14/02/2025 às 11:30

A Prefeitura de Jundiaí realizou uma reunião intersetorial entre as Unidades de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e Mobilidade e Transporte (UGMT) para alinhar a integração de projetos voltados à segurança viária no município.

No encontro, foram apresentados os resultados completos da pesquisa Ativa!, que coletou percepções da população sobre o Centro da cidade e avaliou as ações de moderação de tráfego implementadas no projeto piloto. A iniciativa busca promover um percurso mais seguro para pedestres e ciclistas por meio de soluções integradas de desenho urbano e segurança viária.

Equipes de Mobilidade e Planejamento Urbano e Meio ambiente atuaram juntos.

O gestor de Mobilidade e Transporte, José Carlos Sacramone, destacou a importância da integração entre as equipes e dos projetos para garantir a segurança no trânsito. “A segurança viária é uma prioridade para Jundiaí. A integração entre diferentes setores permite uma abordagem mais abrangente e eficaz na implementação de soluções que garantam um trânsito mais seguro para todos”, afirmou.

A reunião contou com a presença das equipes técnicas da UGMT, os diretores Ana Paula Silva de Almeida e Bruno Sérgio Taveira e os servidores Beatriz Hara, Juliana Maia e Laura. Pela UGPUMA, participaram os diretores Viviane Olivatto Galiano e Marco Antônio Bedin e os servidores Ana Maria Boschi, Juliana Dalbello, Cássia Flores Okada e Alissandra Bernardini.

Pesquisa Ativa! e Participação Popular

Nos próximos dias, a Prefeitura divulgará os resultados completos da pesquisa Ativa!. A versão final do levantamento inclui as contribuições escritas pelos participantes, que acrescentaram sugestões e opiniões ao final das questões de múltipla escolha.

Entre os mais de 2.000 respondentes, 989 pessoas deixaram sugestões espontâneas sobre temas variados. Isso demonstra o engajamento da população na busca por melhorias e soluções para os desafios da região central. As sugestões foram classificadas em oito categorias: segurança, assistência social, zeladoria pública, mobilidade, postura, comércio e lazer, urbanismo e outros temas diversos.

O gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, André Luiz Ferrazzo, enfatizou a importância do olhar conjunto entre público e privado para efetivar mudanças na cidade. “A transformação do Centro da cidade e a segurança viária exigem um trabalho conjunto entre a Prefeitura e a população. Cada grupo tem diferentes percepções e necessidades, e unir esses olhares nos permite construir soluções mais assertivas e eficientes”, ressaltou.

Compromisso com a Segurança Viária

A pesquisa e as iniciativas de mobilidade fazem parte de um esforço coletivo, com apoio da Rede Ruas Completas SP, que reúne organizações como WRI Brasil, Vital Strategies, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Instituto Cordial e Respeito à Vida (Detran-SP). A ação está alinhada à Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global, que tem a meta de salvar 600 mil vidas e prevenir 22 milhões de lesões no trânsito em países em desenvolvimento até 2025.

Os resultados preliminares da pesquisa Ativa! já impulsionaram medidas concretas, como a implementação de travessias seguras no sistema viário central. Com a divulgação completa dos dados, espera-se ampliar ainda mais as ações para tornar a mobilidade urbana mais segura e eficiente para todos os cidadãos.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/02/14/prefeitura-de-jundiai-avanca-na-integracao-de-projetos-para-fortalecer-a-seguranca-viaria/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original