Guarda Municipal e Agentes de Trânsito realizam ações de fiscalização e orientação aos visitantes na Serra do Japi
Publicada em 07/04/2025 às 13:01Guardas municipais e agentes de trânsito realizaram neste final de semana, uma ação de fiscalização e orientação aos visitantes que habitualmente frequentam a Serra do Japi. Cerca de 20 agentes participaram da operação que ocorreu na Av. Clemente Rosa no bairro da Varginha e na Av Atílio Gobbo no bairro da Santa Clara.
O aumento do fluxo de visitantes, especialmente em períodos de calor, tem exigido maior atenção para coibir práticas inadequadas, como o descarte de lixo próximo às cachoeiras e a entrada de pessoas em áreas restritas.
De acordo com o inspetor Paulo Henrique Munhoz, responsável pela Florestal da GMJ, além de comprometer o equilíbrio ambiental, essas ações podem resultar em penalidades. “Os guardas municipais orientam constantemente os visitantes e ciclistas sobre a proibição de acesso a determinadas áreas, que são protegidas e, em muitos casos, particulares. O não cumprimento pode levar a autuações e outras medidas legais”, destaca.
A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) informa ainda que é proibida a prática de utilização das cachoeiras existentes na Serra.
A Divisão Florestal da GMJ reforça que a fiscalização é feita cotidianamente durante os patrulhamentos pela Serra do Japi, 24 horas por dia.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
13/12/2025
Visita inclusiva à Serra do Japi marca programação da Virada Inclusiva 2025 e incentiva protagonismo infantil na preservação ambiental -
09/12/2025
Jundiaí recebe 14 novas viaturas da Polícia Militar para fortalecimento da segurança pública -
28/11/2025
Com avanço na segurança pública, pela primeira vez em 15 anos Jundiaí tem zero ocorrências de roubo de carga -
27/11/2025
Colóquio reúne especialistas e destaca descobertas sobre o sagui-caveirinha na Serra do Japi
Baixe as fotos desta notícia na resolução original
