Prefeitura de Jundiaí realiza escuta ativa com moradores do bairro Corrupira

Publicada em 06/05/2025 às 19:13

A comunidade do bairro Corrupira participou de uma reunião pública com o prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, o vice-prefeito Ricardo Benassi, vereadores e representantes das Unidades de Gestão da Prefeitura, na noite desta segunda-feira (5). O encontro aconteceu no salão da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora e teve como pauta central o impacto das obras do projeto TIC Trens na região, e primeira fase de revitalização do Parque Corrupira, reinaugurado no dia 1º de maio.

Cerca de 200 pessoas participaram da reunião

O prefeito Gustavo Martinelli abriu a reunião com um discurso voltado à escuta ativa e à prestação de contas. “Estamos aqui para dialogar, para ouvir e prestar contas do que vem sendo feito. Estamos aqui para mostrar o que está em andamento e o que ainda pode ser feito, dentro da realidade orçamentária da cidade”, afirmou.

O vice-prefeito, Ricardo Benassi, destacou a importância de ouvir a população e compreender suas reais necessidades. “Encontros como este nos fornecem dados concretos e direções claras para a construção de políticas públicas mais eficazes.”

Obras e investimentos em mobilidade

Após a apresentação sobre o TIC Trens, foram abordados detalhes sobre a implantação do novo túnel de acesso viário e de pedestres, prazos, mudanças no sistema de transporte público e a realocação de investimentos municipais em função das obras do Governo do Estado.

A engenheira Ana Paula Silva de Almeida, do Departamento de Mobilidade, detalhou as intervenções previstas para a região. Entre elas, estão o novo viaduto do Parque Centenário, o viaduto Vista Alegre — já inaugurado — e o futuro túnel do Corrupira, que será executado com recursos do projeto TIC Trens. “O túnel trará uma nova transposição viária que conectará a região pela avenida Nicola Accieri. Estamos priorizando essa obra em vez de investimentos isolados que não dialogam com o planejamento macro de mobilidade”, explicou.

Foram apresentadas obras de mobilidade e intervenções urbanas na região do Corrupira

Transporte público em revisão

O diretor de Transporte Público, Bruno Taveira, informou que a reestruturação das linhas de ônibus na região será feita de forma gradual, com estudos de demanda e participação da população. “A mudança no traçado das linhas exige planejamento, já que afeta o cotidiano de alunos, usuários da UBS e trabalhadores. Estamos levantando dados e em breve apresentaremos propostas mais completas”, disse. Taveira também explicou que a prefeitura aguarda autorização do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para realizar melhorias em abrigos e sinalização nos pontos de ônibus.

O gestor da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Marcos Galdino, falou sobre os investimentos em pavimentação no Corrupira e bairros próximos. “Estamos reorganizando contratos e buscando economia. Vamos priorizar obras com qualidade, com drenagem e guias, para evitar o desperdício de recursos em reparos contínuos”, explicou. Galdino reforçou que o compromisso da atual gestão é fazer intervenções sustentáveis e baseadas em critérios técnicos.

Participação ativa da comunidade

A iniciativa de organizar a reunião partiu de moradores da região, como Luciene Moraes, que vive há 40 anos no Corrupira, e é uma das articuladoras do bairro. “Queríamos que a gestão viesse até aqui, visse de perto a realidade do nosso bairro. Foi gratificante ver representantes do povo presentes. Sentimos que a comunidade foi ouvida e respeitada”, afirmou. Entre as principais dúvidas dos moradores estavam mudanças no projeto original do TIC Trens, possíveis impactos no transporte coletivo e a segurança viária nas novas estruturas previstas.

A reunião também contou com a presença dos vereadores Cristiano Lopes, João Victor, Zé Dias, Juninho Adilson, Edicarlos Vieira e Henrique Parra Parra. O presidente da Câmara, Edicarlos Vieira, ressaltou: “Esse diálogo com o bairro é fundamental. É a população que indica o que é prioridade e a necessidade real. Nosso papel é garantir que essas vozes sejam ouvidas”.

Ao final do encontro, foi aberto um espaço para perguntas dos munícipes, respondidas pelos gestores municipais de acordo com cada área.

Moradora do Corrupira há 40 anos, Luciene Moraes organizou a reunião com os moradores e a gestão municipal

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/05/06/prefeitura-de-jundiai-realiza-escuta-ativa-com-moradores-do-bairro-corrupira/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original