Dia D de vacinação movimenta UBSs e Clínicas da Família em Jundiaí
Publicada em 10/05/2025 às 17:10Neste sábado (10), as UBSs e Clínicas da Família de Jundiaí receberam um grande movimento para o Dia D de vacinação, com a aplicação de doses contra a gripe para grupos prioritários e a multivacinação para todas as faixas etárias. O atendimento aconteceu das 9h às 14h, com imunizações disponíveis em unidades como Hortolândia, Retiro, Jardim do Lago, Anhangabaú, Eloy Chaves, Ponte São João, Maringá, Rami, Santa Gertrudes, Novo Horizonte e Caxambu.
Na Clínica da Família Hortolândia, o movimento começou cedo, com a presença de famílias com crianças e muitos idosos, que aproveitaram a data para se protegerem contra a gripe e atualizarem a carteirinha de vacinação.
Grupos vulneráveis
Estela Aparecida Valiente, aposentada e transplantada renal, ressaltou a importância de se manter em dia com as vacinas: “Eu sou transplantada renal, então desde os 40 eu tomo a da gripe e a da Covid agora, porque não posso deixar de tomar. Mesmo que eu não fosse transplantada, eu iria tomar também. Eu acho que todo mundo tem que tomar, porque é super importante.”
Outra aposentada, Lídia Peres, também marcou presença no posto de vacinação, explicando que a prevenção é fundamental para manter a saúde em dia. “Por causa da minha idade, a temperatura muda muito, e eu fico mais vulnerável à gripe. Eu acho importante me prevenir.”
Vacinação para todas as idades
Além dos idosos, o Dia D também atraiu pessoas com condições de saúde específicas e seus familiares. A publicitária Nathalia Maia, por exemplo, destacou que acompanha o calendário de vacinação anualmente devido a sua bronquite: “Eu sempre tomei a vacina da gripe e da Covid, mesmo antes de descobrir a bronquite. Acho que é muito importante, e minha família toda também se vacina.”

Para os pais, como Paulo Henrique da Silva, motorista, a data representa uma oportunidade para garantir a saúde dos filhos: “É bom para imunizar as crianças e deixá-las preparadas para alguma doença que possa vir.”

Importância da atualização das carteirinhas
Leonard Sardinha Cabral, gerente da Clínica da Família Vila Hortolândia, enfatizou a importância do Dia D para melhorar a cobertura vacinal: “A multivacinação é uma oportunidade para as pessoas atualizarem suas carteirinhas. Muita gente não consegue se vacinar no dia a dia, então esses eventos são fundamentais.” Ele também destacou que, além dos grupos tradicionais como idosos, gestantes e crianças, neste sábado, pessoas com comorbidades também puderam se vacinar.

Serviço
As vacinas estão disponíveis nas UBSs e Clínicas da Família para todos os públicos. É necessário apresentar documento com CPF e/ou Cartão do SUS.
-
09/05/2025
Dia D de vacinação contra gripe é neste sábado
-
07/05/2025
Sábado é Dia D de vacinação contra gripe
-
01/05/2025
Equipes da saúde percorrem escolas para vacinação dos alunos
-
28/04/2025
Alunos da EMEB Ramiro Araujo Filho realizam ação de combate à dengue em praça pública
Baixe as fotos desta notícia na resolução original