Região Metropolitana de Jundiaí promove reunião emergencial para enfrentamento da alta demanda causada por síndromes respiratórias
Publicada em 29/05/2025 às 19:12Diante do aumento expressivo de casos de síndromes respiratórias em toda a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), representantes e secretários de Saúde dos municípios de Cabreúva, Itupeva, Jarinu e Várzea Paulista participaram de uma reunião, na tarde desta quinta-feira (29), para alinhar estratégias conjuntas.

Durante o encontro, os participantes pactuaram que cada município passará a absorver, dentro das suas capacidades, os pacientes estáveis oriundos de sua própria cidade, atualmente internados em Jundiaí. O objetivo é liberar leitos nos hospitais São Vicente e Universitário, que estão operando com ocupação máxima, e garantir o atendimento dos casos mais graves.
Também estiveram presentes o gestor da Casa Civil de Jundiaí, Fábio Nadal, além de representantes do Hospital São Vicente e do Hospital Universitário. Os municípios de Campo Limpo Paulista e Louveira não estiveram presentes.
A gestora de Saúde de Jundiaí, Dra. Marcia Facci, destacou a importância do diálogo constante. “O diálogo entre os participantes do Comitê Hospitalar da RMJ será fundamental. Vamos entender caso a caso antes de tomar qualquer decisão, sempre priorizando o bem-estar dos pacientes. Trabalhar em conjunto é essencial para superar este momento de pressão sobre os sistemas de saúde.”, afirmou.
Além disso, Jundiaí se colocou à disposição para oferecer capacitação aos profissionais dos municípios da RMJ e compartilhar um protocolo de atendimento unificado, a fim de garantir um padrão de qualidade na assistência prestada em toda a região.
Ainda segundo Dra. Marcia, o envolvimento da população é essencial neste momento. “A quantidade de crianças e bebês necessitando de suporte respiratório está chamando a atenção nos registros deste ano. Os idosos também estão evoluindo para quadros complexos. O vírus está mais forte, e é fundamental que a população faça a sua parte, adotando cuidados e mantendo a vacinação em dia”, alertou.
Atualmente, os hospitais que atendem o sistema público em Jundiaí estão com ocupação máxima dos leitos de internação. O Hospital São Vicente registra 321 internações, sendo 28 pacientes de Várzea Paulista, 18 de Itupeva, 15 de Cabreúva, 14 de Campo Limpo Paulista, 11 de Jarinu e 7 de Louveira. Já o Hospital Universitário conta com 33 leitos ocupados na maternidade, 20 internados na UTI Neonatal e 16 na UTI Pediátrica.
Em Jundiaí, a vacinação contra a gripe está liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade desde o dia 20 de maio. A dose está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, durante a semana, no horário de atendimento das salas de vacina.
CONFIRA OS ENDEREÇOS DAS UBSs E CLÍNICAS DA FAMÍLIA
Já a vacina contra a Covid-19 segue o cronograma definido pelo Ministério da Saúde e é aplicada em crianças de 6 meses a menores de 5 anos, população acima de 12 anos pertencente ao grupo prioritário e crianças de 5 a 11 anos que também fazem parte de grupos prioritários.
ACESSE AQUI O CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
-
01/10/2025
Outubro Rosa: Prefeitura de Jundiaí reforça cuidados, prevenção e promoção da saúde da mulher
-
27/09/2025
Saúde da Gente: Parque da Cidade recebe ação neste sábado (27)
-
19/09/2025
Jundiaí abre licitação para conclusão da obra do Ambulatório Médico de Especialidades e Diagnósticos (AMED) e PA Progresso
-
17/09/2025
Saúde leva doses da vacina para dois pontos até sábado
Baixe as fotos desta notícia na resolução original