Estagiários de Pedagogia da Educação Inclusiva passam por ciclo formativo
Publicada em 10/07/2025 às 12:00Como parte das iniciativas do programa Escola da Gente, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) realiza ao longo desta semana um ciclo formativo para os estagiários de Pedagogia que atuam na rede municipal junto ao Departamento de Educação Inclusiva. As atividades temáticas no auditório Elis Regina do Complexo Argos são destinadas a aproximadamente 300 estagiários, divididos em turmas da manhã e da tarde.
“Pensando no cuidado e formação com estes profissionais e no resultado do serviço oferecido pelas aprendizagens e demandas dos nossos estudantes, este ciclo de encontros soma-se às iniciativas do programa Escola da Gente neste segmento, como o aumento do valor da bolsa paga a esses estudantes, o número de vagas e a dinâmica de lotação deles em unidades escolares mais próximas de onde residem”, comentou a gestora de Educação, Priscila Costa.
Durante os encontros formativos, a equipe do Departamento de Educação Inclusiva escalonou diversas atividades temáticas. No primeiro encontro, a formação teve como foco as rotinas e procedimentos, a importância da comunicação com a família e o atendimento compassivo da criança. Já o tema proposto para o segundo encontro foi o desenvolvimento de autocuidados, como alimentação e saúde, e o reflexo disso nas aprendizagens.

Para o terceiro encontro, o grupo irá abordar o gerenciamento de comportamentos preventivos para a regulação da criança, além da leitura do livro “O pinguim azul” pela autora Michelly Gassmann, que é mãe atípica. E, como conclusão do ciclo, a proposta do encontro será o papel do profissional na mudança de perspectiva para identificação das potencialidades e do futuro da criança atípica para além dos desafios e dificuldades de sua condição.
Na próxima semana, a formação presencial será realizada ainda para outros cerca de 180 profissionais de apoio e cuidadores que atuam na Educação Inclusiva. Já para os estagiários, a formação segue, de modo on-line, com outras atividades assíncronas, como propostas de leituras e vídeos temáticos para estudo.
Encantaê
O início das atividades para cada um dos grupos contou com a participação do Encantaê, programa de musicalização da UGE, que propôs aos participantes uma série de jogos e brincadeiras musicais com foco em propostas pedagógicas para uso com os estudantes.
Tanto os estagiários do ciclo formativo quanto os educadores da rede municipal podem acessar as músicas utilizadas nas propostas numa lista disponibilizada pelo programa na internet.




Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ 
- 
				 29/10/2025 
				
					 Animação dos estudantes marca as apresentações interativas da Orquestra Municipal em escolas Animação dos estudantes marca as apresentações interativas da Orquestra Municipal em escolas
- 
				 27/10/2025 
				
					 Educação promove formação aberta sobre Autismo e Educação Inclusiva Educação promove formação aberta sobre Autismo e Educação Inclusiva
- 
				 20/10/2025 
				
					 Departamento de Educação Inclusiva compartilha práticas e experiências com futuros pedagogos da UNIP Departamento de Educação Inclusiva compartilha práticas e experiências com futuros pedagogos da UNIP
- 
				 14/10/2025 
				
					 Projeto Vale Verde, de Jundiaí, é reconhecido pelo Tribunal de Contas Estadual, por boas práticas na educação Projeto Vale Verde, de Jundiaí, é reconhecido pelo Tribunal de Contas Estadual, por boas práticas na educação
Baixe as fotos desta notícia na resolução original





