Educação inclusiva é tema de imersão para professores da rede municipal
Publicada em 04/10/2025 às 11:00A Secretaria Municipal de Educação de Jundiaí realizou o evento “Imersão em Práticas Baseadas em Evidências na Educação Inclusiva”, que trouxe como tema central “Comportamentos desafiadores na sala de aula: como intervir com sensibilidade e compassividade”. A formação foi conduzida no Teatro Polytheama, em dois períodos, manhã e tarde, com a mesma programação, voltada para professores, diretores, coordenadores e demais profissionais da rede municipal.
O encontro faz parte do programa Escola da Gente e integra o calendário de formação continuada da Secretaria de Educação, reforçando o compromisso do governo com o fortalecimento da inclusão em sala de aula.

Programação e acolhimento
A abertura, em ambos os períodos, contou com o acolhimento musical do grupo Encantaê, seguido pela presença de autoridades e pela fala da secretária de Educação, Priscila Costa, que destacou a importância da formação prática para os professores. “Nosso objetivo é oferecer ferramentas baseadas em evidências que ajudem os profissionais a lidar com situações reais da sala de aula. Muitas vezes, a formação inicial não contempla esses desafios, e por isso momentos como este qualificam o trabalho feito nas escolas”, afirmou.
O ponto alto da programação foi a palestra ministrada pelo Dr. Thiago Lopes, especialista em intervenção precoce e pesquisador com experiência internacional. Em sua fala, ele apresentou estratégias para o gerenciamento de comportamentos desafiadores, ressaltando a necessidade de intervenções embasadas em evidências científicas, mas aplicadas de forma prática e respeitosa.
“Algumas estratégias podem parecer difíceis no começo, mas são menos complicadas do que conviver diariamente com comportamentos agressivos sem saber como intervir. O importante é garantir que a criança aprenda em um ambiente seguro e compassivo”, destacou o palestrante.



Compromisso com a inclusão
Representando o prefeito Gustavo Martinelli, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funss), Ellen Martinelli, reforçou o compromisso da gestão com a formação continuada dos profissionais da educação. “Sabemos que teoria e prática são diferentes, mas é na formação contínua que ganhamos mais segurança e sensibilidade para agir. Inclusão é transformação, e queremos que nossas escolas estejam cada vez mais preparadas para acolher e valorizar cada estudante”, afirmou.
Já a diretora do Departamento de Educação Inclusiva (DEIN), Silmara Antunes, agradeceu a participação dos professores e parceiros. “Ninguém faz educação inclusiva sozinho. Esse encontro é um espaço de troca que fortalece nosso compromisso comum de garantir o direito de aprender e se desenvolver em sua plenitude a todas as crianças.”
Formação prática e continuada
O evento, realizado com apoio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), reuniu centenas de profissionais da rede municipal. A proposta é que experiências como essa sejam ampliadas, com foco em práticas aplicáveis ao cotidiano das escolas.
Segundo a secretária Priscila Costa, esse é apenas um dos passos dentro da política educacional da cidade. “A formação prática será uma marca constante, porque entendemos que a inclusão não é um conceito abstrato, mas uma ação diária, que exige preparo, sensibilidade e compromisso.”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
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