Frutas da safra marcam presença com frescor e qualidade nas feiras livres e varejões municipais
Publicada em 19/10/2025 às 10:00Além da garantir o melhor preço de compra diretamente do produtor rural, o cliente que consome as frutas, verduras e legumes nas feiras livres e varejões municipais conforme a safra desses produtos in natura também tem a garantia de frescor, sabor, qualidade e durabilidade após a compra.
De acordo com a Secretaria Municipal de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (SMAAT), as frutas em alta no momento são o pêssego, amora, maracujá, acerola e pitanga. Na Feira do Produtor Rural no Paço Municipal, realizada nesta semana, o Mailson Zuchatti, do Rio Acima, garantiu o pêssego aurora que ele produz e compra de seus familiares, também produtor, no bairro do Champirra.


“Este ano a safra está muito boa, floresceu e fez frio nas épocas certas. Esta variedade tem a polpa bem amarelada e é colada no caroço, isso faz a fruta aguentar mais tempo, dá durabilidade e firmeza. E ele conta ainda com outra vantagem, a de não ter concorrência, já que o figo, lichia, uva e goiaba começam a aparecer mais pra frente. Consumir a fruta conforme a sazonalidade gera expectativa no consumidor. Tem quem espera para comer uva nas ceias de fim de ano e na Festa da Uva, e isso traz memória afetiva, com aquela sensação de proveito para não ter de esperar até o ano que vem, por exemplo”, ilustrou o produtor que participa também da Feira do Produtor no Jardim Samambaia, às segundas-feiras, e no calçadão da rua São José, nos demais dias.
Já na banca da Elisângela Castro, produtora do Caxambu, a fruta da vez é a amora. “Temos um pé só lá no sítio, de uma variedade que misturou amora com framboesa, por isso esse tamanho maior da fruta. E ele começou a produzir há um mês e deve continuar no próximo, pois ainda tem verde no pé. Por isso já plantamos mais seis árvores, para aumentar a produção ano que vem. É uma fruta boa, que dá para inventar muita coisa, fazer sucos, geleias e vitaminas. E é uma opção acessível. A bandejinha sai por R$ 5, se fosse mirtilo, por exemplo, com certeza custaria mais.

Ainda na banca da produtora do Caxambu, a produtora também garantiu as hortaliças, que produzem o ano todo. E a lista é longa: hortelã, agrião, manjericão, beterraba, cabotiã, mandioca, alho poró, almeirões, mandioca, couve flor, brócolis ramoso, salsão, alfaces romana, americana e crespa, chicória, cheiro verde, coentro e espinafre.
A servidora Kate Galastri aproveitou a Feira no Paço para garantir a qualidade que faz questão de ter em sua mesa. “Comprei alho poró para colocar na sopa e fazer risoto, alface americana para salada e vou experimentar também a catalonha, um tipo de almeirão que dá para comer cozida, refogada ou como salada. Compro sempre aqui porque facilita a vida e os produtos são sempre excelentes, de qualidade. Tudo muito fresco.”
O diretor do Departamento de Abastecimento da SMAAT, Ezequiel Melo, falou da importância do tema. “As feiras livres e varejões de Jundiaí têm o privilégio de ter produtores como integrantes. Trata-se de uma prioridade do governo municipal e para eles é mais uma oportunidade de escoamento de safra.”

Mais feiras e varejões
Os detalhes dos endereços, datas e horários de realizações das feiras livres e varejões municipais diurnos e noturnos podem ser conferidos no site da Prefeitura.
Já a Feira do Produtor Rural no Paço Municipal, que também é aberta ao público interessado em geral, contará ainda com as seguintes edições ainda este ano: dias 29 de outubro, 14 e 26 de novembro, e 17 e 23 de dezembro. O Paço fica na avenida da Liberdade, s/n – Jardim Botânico, e o funcionamento da feira vai das 8h às 17h. O local conta também com estacionamento gratuito.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
18/10/2025
Jundiaí participa do 8º Encontro Enoconexão e apresenta novidades dos produtores do Município para os visitantes
-
15/10/2025
Inscrições para a Rainha e Princesas da Corte da Uva 2026 chegam à sua reta final
-
15/10/2025
Jundiaí segue na disputa pelo Prêmio Top Destinos Turísticos e votação popular chega à sua reta final
-
10/10/2025
Entrega da 2ª fase de revitalização do Parque do Corrupira contará com atrações culturais gratuitas no Dia das Crianças
Baixe as fotos desta notícia na resolução original