Estudantes do Centro de Línguas recebem palestra de pesquisadora italiana sobre imigração
Publicada em 31/10/2025 às 16:00Como parte das vivências culturais formativas do idioma, os estudantes do curso de Italiano do Centro de Línguas Antonio Houaiss participaram da palestra “As Grandes Migrações do Norte da Itália para o Brasil”. A apresentação, em italiano, ficou por conta de Dr.ª Giorgia Miazzo, que é jornalista, autora de livros, professora de idiomas, guia de Turismo e pesquisadora de migrações e de italianidade.
A atividade lotou a sala Dante Alighieri do Centro de Línguas, no Complexo Argos, e foi viabilizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) pelo programa Escola da Gente como parte das comemorações temáticas dos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil.

Giorgia apresentou sua trajetória de pesquisas na temática, tratou da organização política e administrativa da Itália, contextualizou o processo de unificação dos Reinos da Itália no contexto do expansionismo das potências europeias antes das Guerras Mundiais, abordou a importância dos conhecimentos e dialetos dos antepassados, além do papel dos hábitos, tradições, folclores, músicas e práticas religiosas como patrimônios imateriais. Sobre as migrações, tratou da realidade e logística para a saída dos migrantes, principalmente das regiões do Vêneto, Trentino-Alto Ádige, Friuli-Venezia-Giulia e Lombardia, das quais partiu a maioria das famílias migrantes, principalmente no século 19.
“Despertei o meu olhar para a imigração quando, pela primeira vez no Brasil, em Florianópolis, 20 anos atrás, ouvi dos colegas da universidade o sotaque dos imigrantes do Vêneto, a região de onde eu venho. E, pesquisando, notei que os italianos não tinham real dimensão da nossa história migratória. E esse é um tema que não parou nos fluxos de saída no século passado, mas segue sendo bastante atual. Temos a questão da gestão da nossa pirâmide etária, a gestão das políticas migratórias e de integração de quem chega à península e os cerca de 200 mil italianos que saem do País em procura de oportunidades fora de lá”, resumiu Giorgia, que é presidente do “Centro Studi Grandi Migrazioni”.


A Eliana Trimboli, estudante da turma da professora Maria Eugênia Savietto, elogiou a proposta. “Decidi fazer o curso para poder viajar para a Itália e até mesmo me mudar para lá. Minha família veio de Pordenone, lá do Norte, na metade do século 19, e durante a apresentação eu fiquei pensando o quanto eles foram corajosos e lutadores. Eles vieram quase como desbravadores, abriram caminhos para que o Brasil crescesse. Fica esta sensação de gratidão por eles, um verdadeiro orgulho pelas minhas origens”, comentou a estudante já no quarto semestre do curso.
A artista Kelly Cayres, conhecida em Jundiaí por integrar a dupla teatral “Rick Kelly”, é uma das estudantes da turma e garantiu as boas-vindas da palestrante com performances de músicas tradicionais entre os imigrantes italianos para o continente americano, como “Quel mazzolin di fiori” e “Mérica Mérica”.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
29/10/2025
Animação dos estudantes marca as apresentações interativas da Orquestra Municipal em escolas -
27/10/2025
Educação promove formação aberta sobre Autismo e Educação Inclusiva -
14/10/2025
Projeto Vale Verde, de Jundiaí, é reconhecido pelo Tribunal de Contas Estadual, por boas práticas na educação -
13/10/2025
Escola da Gente: professores da Educação Infantil participam de formação sobre o currículo municipal do segmento
Baixe as fotos desta notícia na resolução original




