Teatro de fantoches na Emeb Judith Almeida Curado Arruda reforça a educação de trânsito de forma lúdica
Publicada em 10/11/2025 às 16:00A Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (SMMT) e do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), da Polícia Militar, realizou um teatro de fantoches para alunos da Emeb Judith Almeida Curado Arruda, no bairro Cidade Nova. Os estudantes ouviram, de forma lúdica, dicas sobre respeito às leis de trânsito e à sinalização. A ideia da iniciativa é tornar as crianças do Ensino Fundamental I, com idade entre 6 e 10 anos, multiplicadoras da mensagem de um trânsito mais seguro não somente aos pais, mas a todas as pessoas do seu convívio.

A Emeb do Cidade Nova foi a sexta unidade da Rede Pública Municipal a receber o teatro de fantoches em 2025. Assistiram às apresentações na escola quase 700 estudantes. O CPTran também já esteve na Apae de Jundiaí com a mesma atividade. Mais de 2.500 crianças se divertiram com o evento este ano no município. “Ao invés de fazermos palestras, que em muitos casos deixam os alunos dispersos, realizamos uma atividade lúdica e com a mensagem direta ao público-alvo”, destaca Juliana Maria Maia, diretora do Departamento de Educação de Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte.
Os personagens do teatro de fantoches são: Penélope (mulher que dirige um veículo e fala ao celular; ela é abordada por um agente do policiamento de trânsito, que mostra os riscos de conduzir um veículo falando ao telefone); um motoboy que usa todos os equipamentos obrigatórios por lei; Marcelinho, a criança que brinca na rua com uma pipa com linha contendo cerol; Vovô Antônio (idoso com uma sanfona e roupas de nordestino tentando atravessar a rua) e uma criança cadeirante, entre outros bonecos.

O secretário municipal de Mobilidade e Transporte de Jundiaí, José Carlos Sacramone, elogiou a iniciativa de se trabalhar a educação de trânsito nas escolas e entidades como a Apae. “Desde cedo buscamos, de forma descontraída, formar na criança a cultura da responsabilidade no trânsito. Respeitar a sinalização e o limite de velocidade da via, usar corretamente o capacete, nunca dirigir sob efeito de álcool, não falar ao celular enquanto dirige e atravessar a via usando a faixa de pedestre são atitudes que salvam vidas, e que devem ser propagadas. Só assim poderemos ter um trânsito mais seguro, com condutores e pedestres mais responsáveis” completou.
Projeto existe desde 2011
O projeto do CPTran foi criado em 2011 pelos próprios policiais do Comando de Policiamento de Trânsito. Já foram realizadas em todo o estado 2.992 apresentações em 1.714 instituições de ensino, além de ONGs e igrejas, em 171 municípios. Cerca de 472 mil alunos e 364.246 pessoas, entre professores e público, já viram as sessões de teatro com foco na educação de trânsito.
Assessoria de Imprensa
Fotos: SMMT/CPTran
-
06/11/2025
Rua Roberto Gáspari, no bairro Fazenda Grande, terá mudança de mão de direção a partir desta sexta (7) -
05/11/2025
Programa Segurança do Motociclista avança com integração de dados e novas ações em Jundiaí -
01/11/2025
Prefeitura lança edital para implantação do ‘Espaço de Apoio aos Entregadores e Motoboys’ -
31/10/2025
Finados 2025: confira os horários das missas, funcionamento dos cemitérios e interdições no trânsito
Baixe as fotos desta notícia na resolução original


