Jundiaí promove programação especial dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Publicada em 15/11/2025 às 10:00Com uma série de atividades intersetoriais que envolvem diversas secretarias municipais, a Prefeitura de Jundiaí realiza uma programação diversificada para comemorar os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, campanha mundial que mobiliza governos e a sociedade civil em ações de conscientização, prevenção e enfrentamento à violência de gênero.
A programação inclui rodas de conversa, oficinas, palestras, formações e ações comunitárias, com o objetivo de promover a reflexão e fortalecer a rede de proteção e apoio às mulheres. As atividades serão realizadas em equipamentos públicos de várias regiões da cidade e contam com a participação de diferentes setores da administração municipal, como Saúde, Educação, Assistência Social, Esporte, Cultura, Segurança Pública e Direitos Humanos.
Segundo a assessora de Políticas para as Mulheres, Maria Aparecida Carlos, o engajamento das diferentes secretarias reforça o compromisso de Jundiaí com a promoção da equidade de gênero e o enfrentamento das violências que afetam a vida das mulheres. “Os 16 Dias de Ativismo são uma oportunidade de sensibilizar a população e fortalecer o trabalho conjunto entre o poder público e a sociedade. Quando todas as áreas do governo se unem, conseguimos atuar de forma mais efetiva na prevenção e no acolhimento, promovendo políticas que garantam dignidade e segurança para todas as mulheres”, destacou Maria Aparecida.
A diretora do Núcleo de Articulação de Direitos Humanos, Kelsilene França Ribeiro, ressalta que a campanha simboliza uma luta global que também se reflete nas ações locais. “A mobilização é um chamado à ação. Falar sobre violência contra a mulher é essencial para desconstruir padrões culturais, garantir direitos e ampliar o acesso à informação. Em Jundiaí, essa mobilização se traduz em políticas públicas concretas e em uma rede de apoio fortalecida, que acolhe e orienta as mulheres em situação de vulnerabilidade”, afirmou Kelsilene.
Importância da data
Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha internacional iniciada em 1991, que tem início em 25 de novembro, Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres, e segue até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, as ações costumam começar em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, ampliando o debate sobre as interseccionalidades da violência, especialmente contra mulheres negras.
A campanha tem como propósito promover a conscientização da sociedade sobre as diversas formas de violência — física, psicológica, sexual, patrimonial e moral — e incentivar o fortalecimento de políticas públicas e redes de proteção que assegurem o direito das mulheres a uma vida livre de violências.
Confira a programação abaixo



Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
-
12/11/2025
Secretaria de Justiça e Cidadania leva temas sobre violência contra a mulher e assédio no trabalho para alunos do UniAnchieta -
09/11/2025
Espetáculo de dança promove reflexão sobre a violência contra a mulher entre servidores da Assistência Social -
26/10/2025
‘Jundiaí por Elas’ celebra o protagonismo feminino e reforça a importância do autocuidado durante o Outubro Rosa -
05/10/2025
Jundiaí é representada na 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres
Baixe as fotos desta notícia na resolução original



