Em parceria com Exército, Prefeitura de Jundiaí mobiliza moradores e comerciantes contra a dengue

Publicada em 02/12/2025 às 17:20

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), com apoio de soldados do 12º Grupo de Artilharia Antiaérea (12º GAAAe), deu início nesta terça-feira (2) ao “Xô Dengue”, campanha de sensibilização e mobilização de toda a sociedade contra o Aedes aegypti. As ações contemplam, ao todo, sete bairros.

Nesta quarta (3), as visitas serão das 8h30 às 11h30, no Centro, Hortolândia, Jardim do Lago e Tamoio. A expectativa é percorrer, no total, entre 1,5 mil e 2 mil imóveis para orientar a população sobre a importância do combate às arboviroses transmitidas pelo mosquito e realizar a verificação de possíveis criadouros.

VISAM e Exército atuam em parceria em Jundiaí
Soldado faz vistoria em quintal no Centro

No quintal de Rosana Siqueira, moradora do Centro, todos os objetos que poderiam acumular água, como vasos de plantas, estavam em perfeita ordem. “Eu sempre fico de olho pela casa e, de tempos em tempos, jogo água sanitária no ralo”, contou. Mesmo usando a água como principal matéria-prima, o lava-car de Everton Fernandes também foi aprovado pelas equipes. “Redobramos os cuidados principalmente quando há serviço de lavagem de carro, para ver se não há nenhum objeto empoçado. A iniciativa da Prefeitura de Jundiaí é muito boa, porque esse papel tem que ser de todos do bairro.”

Quando abriu as portas para as equipes, Alex Reis não só mostrou que também tem feito o trabalho de casa, como deu uma aula de conscientização. “Eu olho tudo sempre e, por prevenção, jogo cloro onde pode se formar água parada para conter a proliferação do Aedes aegypti. Isso é muito importante porque estamos entrando na época de chuvas, que é quando começa a reprodução”, disse.

Alex Reis está atento ao período de reprodução do Aedes aegypti, que começa no período de chuvas

Ele tem razão, diz o médico-veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento, coordenador da VISAM. “O período de altas temperaturas e maior umidade eleva os riscos de criadouros. E o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, não precisa de muito tempo para utilizar água parada como criadouro — leva apenas uma semana para os ovos depositados em um recipiente com água descoberto por uma fêmea se desenvolverem e gerarem mosquitos adultos.”

Pela primeira vez atuando no “Xô Dengue”, o soldado Navarro destacou a união das duas forças em prol da saúde pública. “O principal objetivo dessa parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e o Exército é fortalecer a conexão com a população, para espalharmos as orientações contra o mosquito vetor da dengue”, finalizou.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/12/02/em-parceria-com-exercito-prefeitura-de-jundiai-mobiliza-moradores-e-comerciantes-contra-a-dengue/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original