Secretaria muda gestão do Hospital São Vicente
Publicada em 01/03/2013 às 17:22A partir desta sexta-feira (1) o Hospital São Vicente de Paulo passou a gestão administrativa para a ACEC (Associação Casa da Esperança de Cubatão), iniciando um novo ciclo depois de sete anos de parceria com a organização Pró Saúde. De acordo com o diretor do hospital, o médico Fued Maluf, a mudança não afeta o funcionamento cotidiano porque a maioria dos funcionários é vinculada ao próprio hospital.
Leia também
FMJ abre inscrições para curso de cuidadores de idosos
“Temos um entendimento de gestão que, além do cuidado com a assistência aos pacientes, envolve também o cuidado com o funcionário, o médico e o próprio estado físico das dependências. Encontramos o hospital muito sucateado e queremos avançar por melhorias”, explica Fued.
Para o secretário de Saúde, o também médico Cláudio Miranda, a troca da parceria foi aprovada pelas referências da nova entidade.
Criada em 1981, a associação cresceu como entidade filantrópica voltada para a reabilitação física e motora na região da baixada santista como Casa da Esperança “Dr. Leão de Moura” e, posteriormente, tornou-se uma OS (Organização Social), levando a especialidade em gestão para outras entidades do Estado de São Paulo e estados vizinhos.
A presidente da entidade, Maria Aparecida Pieruzi de Souza, afirma que um dos motivos da imagem positiva da associação é o relacionamento com especialistas do meio acadêmico de ponta. “Temos mais de 30 anos de existência e há 15 anos atuamos nas parcerias de gestão de outras entidades. Todos podem ficar tranquilos porque somos um grupo que valoriza a união, com foco no paciente”, explica ela, que assume a coordenação dos trabalhos em Jundiaí.
Melhorias
O modelo de gestão compartilhada usado no Hospital São Vicente é também aplicado no Hospital Universitário, da Faculdade de Medicina de Jundiaí, onde continua atuando a organização Pró Saúde. “Estamos em uma fase de recuperação do sistema, incluindo os planos para melhorar a rede de atendimento a urgências. Essa mudança é parte desse esforço”, afirma o secretário Cláudio Miranda.
Para o prefeito Pedro Bigardi, a Saúde é uma das muitas prioridades do governo municipal e a mudança faz parte das ações em benefício da população. “Queremos que o atendimento médico no município seja mais humano, mais ágil e eficiente. Tudo isso faz parte do planejamento já feito para esta área estratégica da cidade”, comentou.
Fotos: Cleber de Almeida
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original