Remédios sociais têm semana de transição
Publicada em 18/03/2013 às 18:08A distribuição de medicamentos pela Semads (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social), um serviço extinto nesta segunda-feira (18), passa a ser realizado pela Secretaria de Saúde apenas a partir da próxima segunda-feira (25). Nesse período de transição, necessário para o levantamento e transferência formal dos estoques, a orientação às demandas dos 500 usuários do serviço será feita ainda na unidade da Semads da rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504.
Na próxima semana, o atendimento vai ser iniciado no dispensário da UBS Central, na rua Jorge Zolner, 193 (em frente ao Hospital São Vicente). Com essa centralização, o trabalho continuará a ser realizado de maneira própria e sem misturar-se com o fluxo cotidiano do setor de saúde. As unidades básicas, nos bairros, já possuem sua lista organizada na Remume (Relação Municipal de Medicamentos), distribuídos apenas de acordo com prescrições médicas.
A extinção do serviço e sua transferência parcial para o setor de saúde acontecem no prazo definido pela lei do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). “Não podíamos mais manter, o tema é melhor cuidado pela saúde. Além disso, o controle de usuários precisava ser revisto por médicos”, explica a secretária Marilena Negro, da Semads.
Por outro lado, nem todos os medicamentos usados pela farmácia social são os mesmos da lista nacional do SUS (Sistema Único de Saúde). A análise de compatibilidade ainda está sendo feita pelos técnicos da Secretaria de Saúde, mas o estoque existente vai ser dispensado aos usuários da lista da Semads até o fim dos produtos acumulados.
“Vamos também orientar nossos médicos a indicarem aqueles da lista autorizada nacionalmente. O importante é evitar danos nessa fase de transição”, explica a diretora de ações de saúde Magda Ikeda, da Secretaria de Saúde, com destaque para o foco de orientação médica que vai ser aplicado ao serviço social, agora extinto por lei federal.
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial