Profissionalização dos gestores gera eficiência
Publicada em 02/05/2013 às 19:07A partir da preocupação com a profissionalização da gestão pública municipal, servidores da Secretaria de Finanças, Iprejun (Instituto de Previdência do Município de Jundiaí), Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí) e a Escola de Governo participaram terça-feira (30) da ‘Jornada Municipal – Executivo: Desafios do exercício de suas competências’, organizada pelo Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal).
Mais
Jundiaí prepara a Conferência Livre
“Ficamos satisfeitos em saber que muito do que foi falado do evento, nós já estamos trabalhando em Jundiaí. Como a ampliação da participação do servidor e da população na elaboração das ações e a integração do trabalho entre as pastas”, afirmou o secretário de Finanças, Paulo Roberto Galvão.
Segundo ele, a utilização da tecnologia a favor da administração também é importante, assim como a responsabilidade na execução e aplicação das leis em busca de resultados mais eficientes. “Identificamos que Jundiaí está no caminho certo. Não é utopia. É uma tendência”, completa.
Além das questões legais, foi enfatizado o papel da contabilidade que assume uma nova responsabilidade. “A contabilidade é uma ciência social aplicada, que tem como objetivo o estudo do comportamento do patrimônio. Não é simplesmente uma ferramenta de lançamentos de números. É preciso gerar relatórios e, assim, poderemos direcionar melhor as estratégias”, explica Galvão.
A Secretaria
Baseada nesta tendência, a pasta realizou algumas alterações no organograma de trabalho, para que sejam geradas informações e decisões mais eficientes. “O trabalho está sendo segregado da questão financeira, com a criação da Contabilidade Geral do Município e da Controladoria.”
A Contabilidade Geral do Município é responsável pela contabilidade de todos os órgãos da administração indireta e pela consolidação dos dados (direta e indireta), além de desenvolver um novo sistema de informações contábeis (incluindo a gestão de custos). A Controladoria será vinculada à Secretaria da Casa Civil, que dará suporte ao processo de gestão, através de auditoria interna.
Discussão
Na próxima quinta-feira (9), o secretário de Finanças e os diretores da pasta irão participar de fórum de discussão no Tribunal de Contas de São Paulo sobre a nova contabilidade aplicada ao setor público.
“Durante muito tempo, a contabilidade foi um setor estagnado e hoje existe um movimento mundial na convergência das novas normas contábeis na gestão pública, que antes era focada apenas no orçamento e agora será utilizada para os investimentos e na evolução do patrimônio municipal”, conclui Paulo Galvão.
Por Flávia Alves
Fotos: Alessandro Rosman
-
10/11/2024
São Vicente amplia estrutura de atendimento e se projeta para os bairros com PAs
-
25/04/2024
Jundiaí sedia encontro estadual de secretários de finanças na próxima terça-feira
-
09/08/2023
Membros da Unidade de Finanças trocam experiências com a Prefeitura de São Paulo
-
29/01/2023
Pelo 4º ano seguido, Jundiaí é líder nacional em Índice de Governança Municipal
Baixe as fotos desta notícia na resolução original