Brigada de Incêndio da Serra faz treinamento

Publicada em 12/06/2013 às 17:48

Brigada de Incêndio da Serra do Japi, anunciada recentemente pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, realiza neste sábado (15) um treinamento de incêndio que acontece nas dependências do 12º GAC. Na oportunidade, estarão reunidos representantes de todos os organismos, oficiais e voluntários, envolvidos no processo de implantação da Brigada de Incêndio da Serra. As atividades serão desenvolvidas das 8h às 12h.

Mais
Instituto Agronômico sedia encontro de turismo rural

Trabalho de preservação da Serra envolve combate a incêndio

Trabalho de preservação da Serra envolve combate a incêndio

O diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Planejamento, Flávio Gramolelli, explica que o treinamento não só é um desdobramento das discussões sobre a criação da brigada como também uma atividade dentro da programação da Semana do Meio Ambiente. “Tivemos durante a semana diversos eventos alusivos à data e o treinamento deste sábado também cumpre uma finalidade importante no que diz respeito à Serra do Japi”, explicou.

Apesar de o treinamento ocorrer nas dependências do 12º GAC, ele será ministrado por uma equipe do Corpo de Bombeiros. Serão passadas informações sobre como o fogo pode começar e combate a incêndios, além de ensinar como se faz um abafador (ferramenta usada na contenção das chamas, confeccionada com cabo de madeira e mangueira). “São noções gerais, cujo conhecimento é importante para quem vai atuar nas operações de combate a incêndios na reserva”, comenta Wagner de Paiva, de Planejamento e Meio Ambiente, que também integra o grupo de estudos para formação da brigada.

Todos juntos

Gramolelli informa que devem participar cerca de 30 pessoas, representando os seguintes organismos: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Associação Mata Ciliar, Ong A Vida Vista de Cima, Escola de Aviação de Jundiaí, Aeroclube de Jundiaí, Conselho de Gestão da Serra do Japi, Defesa Civil de Várzea Paulista, Ong Bombeiro Civil de Várzea Paulista, Câmara Municipal de Jundiaí.

Sobre a brigada em si, Gramolelli anunciou que o próximo encontro do grupo de estudos será para definir o quadrante da Serra do Japi, ou seja, a divisão por áreas para facilitar a identificação e localização de locais quando ocorrer um sinistro.

Por Alcir de Oliveira
Fotos: arquivo-PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/12/brigada-de-incendio-da-serra-treinamento-ocorre-sabado-no-12o-gac/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original