Começa a 1ª Conferência da Igualdade Racial

Publicada em 28/06/2013 às 21:36

Com um discurso enfático e emocionante, a representante da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Eunice Moraes, abriu na noite desta sexta-feira (28) a 1ª Conferência Municipal sobre o tema, organizada pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Jundiaí. “Não dá para falar em democracia sem um desenvolvimento que inclua todas as pessoas. Uma sociedade democrática não pode tolerar o racismo ou qualquer forma de discriminação”, discursou Eunice, sob aplausos da plateia no auditório do Complexo Argos.

Veja a programação completa para o sábado (29)

O prefeito Pedro Bigardi, Vanderlei Victorino e Eunice Moraes

O prefeito Pedro Bigardi, Vanderlei Victorino e Eunice Moraes

Eunice, que é gerente de projetos da Secretaria federal, falou da importância das conferências municipais e estaduais. Ela também destacou que a Secretaria está organizando a 3ª Conferência Nacional, que será realizada de 5 a 7 de novembro e terá 1,2 mil delegados. E fez um lembrete para os participantes do evento municipal: “O regimento da Nacional exige que 50% dos delegados sejam mulheres e 30% sejam representantes da juventude. Não esqueçam isso na hora de escolher os representantes deste sábado (29)”.

O prefeito Pedro Bigardi fez questão de participar da abertura oficial do evento. “É uma alegria participar de uma conferência tão representativa como esta, com a presença de tantos movimentos”, disse. Ele ressaltou também a importância desta ferramenta democrática. “As conferências no Brasil foram um grande acerto. A partir do município, a gente começa a construir uma política para o Brasil. É um avanço democrático, mas muitas vezes a gente ainda não dá o devido valor.”

O secretário da Casa Civil, José Carlos Pires, órgão ao qual é ligada a Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial, destacou o importante papel das coordenadorias no governo municipal na articulação e no auxílio da execução das políticas públicas. Ele citou, por exemplo, a implementação do ensino da história da África nas escolas municipais e também a implementação da cultura afro na cidade.

A execução do Hino Nacional emocionou os presentes

A execução do Hino Nacional emocionou os presentes

Emocionado após cantar o hino do Congresso Nacional Africano, o coordenador da Promoção da Igualdade Racial, Vanderlei Victorino, citou o avanço no combate ao racismo e a todas as formas de intolerância.

“Estamos dando mais um passo rumo à efetivação da democracia afirmativa. É preciso um novo olhar. E este governo tem esse novo olhar”, disse. Ele também destacou um dos objetivos da conferência, que é a criação de um Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Uma das surpresas da noite foi a execução do Hino Nacional, que teve um tom diferente. Foi cantado por Nany Vieira acompanhado pelo som dos atabaques de Nelson Jamaica e Ubirajara Luiz e pelo xequerê de Ana Luiza.

Por Niza Souza
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/28/comeca-a-1a-conferencia-municipal-da-igualdade-racial/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original