Museu da Energia de Jundiaí inaugura o ‘Espaço das Águas’
Publicada em 18/07/2013 às 16:11A Fundação Energia e Saneamento inaugurou nesta quinta-feira (18) o Espaço das Águas de Jundiaí, no Museu da Energia. O novo espaço é um projeto desenvolvido para estimular o debate da gestão dos recursos hídricos e a responsabilidade socioambiental, além de incentivar a memória do saneamento. O projeto tem patrocínio da Fundação Antonio Antonieta Cintra-Gordinho e parceria da TVE Jundiaí.
Mais
UBS Central cria plantão de vacinas aos sábados
A exposição que inaugura o projeto simula o traçado de um rio, dividindo-o em quatro ambientes: Poluição da água e resíduos sólidos, Estação de Tratamento de Água(ETA), A Serra do Japi e as águas de Jundiaí e Água: bem estar e saúde. O primeiro ambiente da mostra faz o visitante se sentir imerso nas águas de um rio e apresenta informações sobre o tempo de deterioração de materiais descartados inadequadamente em rios e mares.
A coordenadora do local, Shari Almeida, explica que “antes o museu só tratava da energia. Agora estamos complementando com o espaço para tratar da água e do meio ambiente”.A exposição ficará montada durante 15 meses para visitação de estudantes e do público em geral. “Os visitantes participam em seguida de debates e palestras sobre saneamento. É a nossa contribuição para cuidar do meio ambiente.”
A Fundação Cintra Gordinho patrocinou a implementação do espaço e, de acordo com sua diretora administrativa e de educação, Patrícia Razza, “desenvolvemos projetos que tratam da proteção dos nossos mananciais, e colaborar com a instalação deste espaço complementa o que já realizamos”. E ela conclui: “nosso planeta grita por conscientização; por isso precisamos de mais ações para alertar as pessoas para protegerem os mananciais e o meio ambiente. Estamos dando nossa pequena colaboração”.
Vídeo da TVE Jundiaí
Na exposição o público conhece um pouco da Serra do Japi e suas riquezas por meio de um vídeo preparado pela TVE Jundiaí. O vídeo, que tem produção e apresentação da jornalista Joice Maffezzolli, mostra as nascentes de água, a fauna e flora e destaca a importância da preservação da Serra do Japi, conhecida como o ‘castelo das águas’.
Serviço:
Museu da Energia de Jundiaí – “Espaço das Águas”
Rua Barão de Jundiaí, 202, contato 4521-4997
Visitação aberta ao público. Para grupos é necessário agendar
Horário:
De terça a sexta-feira, das 10h às 17h, ingressos R$ 4 e meia entrada R$ 2
Na quarta-feira fica aberto até 21h. No sábado até 14h (entrada gratuita)
Por Rosana Pagano
Foto: Cleber de Almeida
Baixe as fotos desta notícia na resolução original