Prefeitura mobiliza setores contra maus-tratos a idoso
Publicada em 23/08/2013 às 19:09A prevenção contra os maus tratos a idosos contou, nesta quinta-feira (22), com a terceira reunião interna na Prefeitura de Jundiaí, com diversos representantes da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, do Hospital São Vicente de Paulo e da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), entre outros.
“A unificação de dados é fundamental para estabelecer um fluxo comum para todos os casos de maus-tratos e violência contra idosos”, afirma Cláudia Sartori, da Coordenadoria do Idoso. A preocupação central é o atendimento segmentado pelas secretarias dos casos de violência contra idosos, impedindo a notificação dos casos acompanhados.Essa estatística é importante para orientar as políticas públicas que já envolve idosos, crianças, mulheres e em recente determinação federal os casos suspeitos de homofobia a partir de 2014.
A unificação de dados no caso específico dos idosos vai permitir a formação de um banco estatístico importante para a crescente população acima de 60 anos de idade.
Abrigos
Em outra frente, está sendo preparado para o dia 1º de outubro um evento com o nome provisório de ‘1º Encontro das Instituições Geriátricas de Jundiaí’, reunindo as entidades do setor de asilos, hospedagem e cuidados terapêuticos do município sobre as normas previstas no Estatuto do Idoso.
A organização do evento é da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, e da Promotoria de Direitos do Idoso. Entre os palestrantes estarão a médica Adriana Stevaux e o promotor Flamínio Silveira.
Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio
Baixe as fotos desta notícia na resolução original