Produtor na Praça: banca do Complexo Fepasa faz a diferença
Publicada em 16/09/2013 às 15:52O programa Produtor na Praça, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, está contribuindo para mudar os hábitos alimentares da população. Cada vez mais, as pessoas preferem consumir produtos mais saudáveis e as frutas frescas são o carro-chefe dessa iniciativa. Já são 26 bancas espalhadas por diversos pontos da cidade.
Mais
Acesso entre Poste e Novo Horizonte terá melhorias
A mais nova é a do Complexo Fepasa, que dia 12 de setembro completou o primeiro mês de funcionamento. E os resultados são os melhores. De acordo com Gustavo Carbonari, um dos responsáveis pelo ponto, o movimento é intenso durante todo o dia.
As pessoas compram ou em pequenas quantidades, para consumo no local, ou aproveitam para levar para casa. No local, também funcionam diversos órgãos públicos, entre eles o Poupatempo.
“Daqui saem muitas saladas de frutas. Individualmente, produtos como a pera, por exemplo, têm uma procura muito grande”, explica Gustavo. A venda de frutas está sendo tão boa que os estoques chegam a ser repostos várias vezes por dia. Além disso, a exemplo do que ocorre em outras bancas, com a ampliação da oferta de produtos, algumas opções, como pães caseiros e compotas, também vêm tendo uma saída expressiva.
A comercialização desses produtos segue o mesmo rigor cobrado aos permissionários do Produtor na Praça, ou seja, eles devem vir das áreas rurais, que aproveitam o excedente das frutas para a produção de derivados – como geleias e compotas. “Nosso carro-chefe aqui são os pães, de diversos tipos, que o pessoal já se acostumou a comprar”, informa Gustavo.
Qualidade
O Produtor na Praça é um programa que beneficia não só a população, mas também o agricultor, pois agrega valor aos seus produtos. O consumidor ganha com preço e qualidade; e o produtor com uma alternativa a mais para o escoamento da produção.
As frutas vendidas nas bancas são abacate, abacaxi, ameixa, banana, caqui, carambola, figo, goiaba, jabuticaba, laranja, lichia, limão, maçã, mamão, manga, maracujá, morango, nectarina, pêra, pêssego, tangerina e uva.
Só neste ano, segundo balanço da Secretaria de Agricultura, foram comercializadas 218 toneladas de frutas nas bancas do programa Produtor na Praça. As bancas funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, o funcionamento é facultativo.
Assessoria de Imprensa
Foto: paulo Grégio
-
22/05/2024
Prefeitura de Jundiaí em destaque na Brasil Log 2024
-
28/01/2024
Tradição e inovação marcam a gastronomia da Festa da Uva
-
27/01/2024
Música, atividades lúdicas e brincadeiras agitam a criançada na Festa da Uva
-
01/11/2023
Festa da Uva 2024 abre Edital de Credenciamento para expositores
Baixe as fotos desta notícia na resolução original