UBS Sarapiranga alerta para crescimento populacional
Publicada em 27/09/2013 às 18:59Em reunião com moradores e técnicos na unidade básica de saúde (UBS) Jardim Sarapiranga nesta sexta-feira (27), o secretário Cláudio Miranda ouviu entre as preocupações o forte aumento previsto de moradores na região, que integra a zona Oeste, e como essa dinâmica vai pressionar os serviços públicos.
“É um ponto importante e um dos motivos que levaram a uma mudança de governo que possa direcionar com cuidado esse crescimento. O prefeito Pedro Bigardi tem orientado para o diálogo com a comunidade e não apenas a prioridade imobiliária”, explicou Cláudio Miranda.
Mais
Prefeitura lança campanha do Outubro Rosa
“Encontramos muitos problemas de recursos humanos e, por isso, buscamos refazer as lacunas de estrutura aos poucos”, comentou o secretário, ao anunciar a contratação de mais uma enfermeira na unidade, que atende toda a região do Medeiros.
Vindo de São Paulo há 2 anos, Raul Mesquita destacou o atendimento na rede de saúde pública de Jundiaí. “É mais humanizada que na capital”, afirmou. Para a moradora Maria Aparecida Zacarias, há muitas décadas no bairro, a preocupação atual é com o atendimento de urgência.
“Uma consulta sem estar marcada é difícil. A unidade é boa, mas a região vai crescer”, comentou. O mesmo foi dito pela jornalista Dorothea Pereira, estimando que apenas a região do Medeiros deve passar de 8 mil para 20 mil moradores em 2 ou 3 anos.
Ao encontro às preocupações, o secretário apresentou aos participantes os planos de transformar o pronto atendimento do Retiro em PA Retiro 24 Horas ainda neste ano, do início das obras da unidade de pronto atendimento (UPA) Novo Horizonte/Almerinda Chaves e da previsão de uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no mesmo local, como partes do projeto para o setor Oeste.
Parcerias
Para Miranda, faltaram contrapartidas para novos empreendimentos mas há projetos em andamento. “Estamos buscando parcerias em Brasília. Além de novas sedes de unidades de saúde e pronto atendimento, temos o processo de um novo hospital”, afirmou.
Ele lembrou ainda que os esforços para informatizar o sistema de exames e consultas devem melhorar muito o funcionamento da rede. “Mas é preciso controle social. Por esse motivo, estamos estimulando a reestruturação do conselho gestor da unidade”, disse.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Divulgação
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original