Saúde divulga dados de setembro do São Vicente
Publicada em 02/10/2013 às 18:34O Hospital São Vicente de Paulo, atual centro de referência para as urgências, emergências e alta complexidade na região de Jundiaí, fechou o mês de setembro com 7,5 mil atendimentos no Pronto Atendimento (PA Central 24 Horas), 3,5 mil na traumatologia do Pronto Socorro Ortopédico (PSO) e 4,7 mil atendimentos no Pronto Socorro Adulto (PSA). No total, foram 15,7 mil pessoas atendidas no mês.
Mais
Hospital Universitário comemora 10 anos
Começa a vacinação contra catapora
Os dados são do sistema de monitoramento integrado da Secretaria Municipal de Saúde, iniciado em agosto.
Embora o número seja 50% superior a agosto, as internações diminuíram. Foram 983 casos no mês contra 1.309 em agosto. Na soma geral, o ano de 2013 chegou a 11 mil internações.
A diferença entre os meses é refletida nos atendimentos cirúrgicos – que passaram de 2,3 mil em agosto para 1,9 mil em setembro – e nos atendimentos de clínica geral – que lideraram o atendimento com 2,8 mil casos em setembro.
Os principais motivos de internação em Jundiaí continuam sendo acidentes vasculares cerebrais (AVC), doenças de origens bacterianas, anginas instáveis, infartos agudos do miocárdio e broncopneumonia.
Já nos atendimentos do PA Central 24 Horas, aberto em março deste ano, seguem em alta para a chamada dor lombar baixa (410), seguida por registros não identificados na chegada (325) e dores em membros do corpo (310). Houve uma alta de casos de diarréia e gastroenterite de origem infecciosa presumível (280), dor de cabeça (264), dor na costas (225) e dor abdominal e pélvica (207). Os casos odontológicos também continuam bastante procurados.
Exames
Em todo o complexo hospitalar (que inclui ainda ortopedia, oncologia e especialidades) foram usados ao longo de setembro 57.691 exames, acima do número utilizado em setembro e com a maioria destinada aos pacientes internados.
Os tipos de exames mais usados no cotidiano são os laboratoriais, como sangue e urina, com 36.356 procedimentos, seguidos pelas radiografias. O hospital também investe em exames de tomografia, ultrassonografia, endoscopia, angioscan, hemodinâmica e ressonância magnética.
Em 2013, o volume de exames usados para o tratamento de pacientes no Hospital São Vicente está próximo dos 600 mil procedimentos.
Reforços
Nesta quarta-feira (2), as internações do hospital às 11h55 mostravam 180 atendimentos de moradores de Jundiaí, 89 atendimentos de pessoas das outras cidades da microrregião de saúde (que coincide com a Aglomeração Urbana) e apenas 11 de outras cidades, incluindo municípios da Grande São Paulo, de acordo com a Secretaria de Saúde.
O secretário Cláudio Miranda aponta os números do hospital como motivação para a reestruturação do PA Central 24 Horas em março, a abertura do PA Retiro 24 Horas e o início das obras da Unidades de Pronto Atendimento UPA Novo Horizonte ainda neste ano e os projetos da UPA Ponte São João, UPA Vila Progresso e UPA Hortolândia-Cecap para o próximo ano, além da tramitação do projeto do novo Hospital das Clínicas.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Divulgação
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original