PSF Vila Ana inicia debate sobre futura sede
Publicada em 02/10/2013 às 19:30A unidade de saúde da família da Vila Ana esteve movimentada nesta quarta-feira (2) com a reunião do conselho gestor, feita pelo secretário de Saúde, Cláudio Miranda. Na pauta, a situação atual e os planos da nova sede. Mais de 40 moradores estiveram presentes ao evento, que destacou a valorização da Estratégia de Saúde da Família (conhecida como programa na sigla PSF) dentro das metas do atual governo.
Mais
No Paço, reunião preparatória para o evento sobre AVCB
“A unidade está aprovada na lista do Ministério da Saúde para construção de novas sedes. Ainda estamos definindo o local”, explicou o secretário aos moradores.
Com duas novas médicas na clínica geral, a unidade PSF Vila Ana tem características voltadas para a saúde da família, com agentes comunitários que percorrem o bairro com as atividades preventivas. Uma das marcas é a inserção na rede social formada com outras instituições que atuam na área.
“Essa reestruturação proposta pelo governo para a saúde, que envolve tanto recursos humanos como os equipamentos de pronto atendimento, contrasta com a situação que vemos no noticiário nacional”, comentou o conselheiro José Pires.
Para Miranda, essa situação é possível pelos recursos que Jundiaí coloca no sistema de saúde. “Mas estamos pressionando por nova tabela federal. Um teto de R$ 4 milhões mensais para custear o Hospital São Vicente, em gastos que podem chegar a R$ 13 milhões, é muito pouco. E a tecnologia avança mas é sempre cara, prejudicando ainda mais os municípios pequenos ”, disse.
Os agentes comunitários de saúde também apontaram a expectativa de valorização da categoria e ouviram que um projeto está sendo elaborado sobre o tema para futuro envio à Câmara.
Comunidade
Diante de outros conselheiros como Joana Fernandes Rodrigues, Maria Aparecida ou Elza Pires, que perguntaram sobre como a comunidade pode ajudar na melhoria da saúde, a posição do secretário foi recomendar a participação nos conselhos gestores das unidades.
“O controle social é o que pode fortalecer o sistema público. Ainda temos unidades onde isso precisa melhorar”, afirmou Miranda.
Alguns depoimentos surgidos registraram um bom padrão de atendimento na unidade na reunião que também foi acompanhada pelo vereador Valdecir Villar. Além dos temas maiores, até mesmo questões cotidianas como gastos com café ou a campanha de prevenção ao câncer de mama do Outubro Rosa foram abordados.
Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original