Emeb promove atividade sobre a história afrobrasileira
Publicada em 08/10/2013 às 16:26A Emeb Professor Oscar A. Guelli, no Bairro da Roseira, realizou uma ação especial para marcar o encerramento da “Semana de Estudos e Valorização de Nossas Raízes Afrodescendentes”, promovida pela escola. O evento contou com um convidado especial, o coordenador da Igualdade Racial, Vanderlei Victorino. O movimento faz parte da implementação da Lei 10.639, que obriga a inclusão na grade curricular do ensino das histórias da África e afrobrasileira a partir de 2014.
Mais
Mente Inovadora tem seletiva para olimpíadas regionais
Desfile de penteados afro faz sucesso em escola
Na Emeb Oscar Guelli, 266 crianças participaram da atividade de encerramento, 85 do Ensino Infantil, de 3 a 5 anos, e 181 do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).
Segundo a diretora da escola, Laura Rizzi Rancoleta, os alunos realizaram o estudo das histórias da África e afrobrasileira durante o mês de setembro e o resultado foi apresentado na semana passada. As atividades envolveram principalmente as disciplinas de Língua Portuguesa e História.
“Entendemos ser importante estudar essa história e refletir positivamente no presente sobre o congraçamento de nossas origens”, diz a diretora. A atividade de encerramento teve contação de história, oficina de culinária de prato de origem africana (cuscuz) e roda de capoeira. Além disso, os trabalhos produzidos pelos alunos em sala de aula foram expostos.
De acordo com Victorino, este ano várias escolas da rede municipal, mesmo ainda sem a obrigatoriedade, já estão desenvolvendo ações como esta. “Isso faz com que as crianças tenham um outro olhar e se respeitem. A lei veio para dar dignidade e respeito para todas as etnias e religiões.”
O evento da Emeb da Roseira contou com a colaboração da Biblioteca Municipal, da Secretaria de Educação e do grupo de capoeira do Mestre Edivaldo, de Jarinu.
Niza Souza
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
13/11/2024
Programas municipais inspiram a visita de comitiva de Bauru
-
12/11/2024
Veja o que abre e fecha nos feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra
-
08/11/2024
Inscrições gratuitas para o Centro de Línguas começam na segunda (11)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original