Jardim Sorocabana recebe ação cooperada da Fumas

Publicada em 14/02/2014 às 19:46

Por meio de uma ação cooperada, envolvendo equipes da Fumas (Fundação Municipal de Ação Social), Fiscalização de Trânsito da Secretaria de Transportes, Guarda Municipal e Secretaria de Serviços Públicos, foi feita na manhã desta sexta-feira (14) a demolição de pelo menos 23 garagens construídas por moradores do Jardim Sorocabana e que vinham sendo usadas, irregularmente, como moradias em área pública.

MAIS
Fumas dá novos passos no trabalho social do São Camilo

'Garagem' tinha eletrodoméstico e churrasqueira

‘Garagem’ tinha eletrodoméstico e churrasqueira

O local, que deveria receber apenas coberturas simples feitas com madeira e telhas – destinada para abrigar apenas o veículo – apresentava espaços com eletrodomésticos e até churrasqueira.

Fechados, alguns deles se transformaram numa espécie de extensão das moradias existentes naquele núcleo. “Essa atitude vai contra a política municipal que atua para eliminar os núcleos de submoradias e transferir essas famílias para locais com condições mais dignas”, explica Lázaro Ribeiro, diretor-técnico da Fumas.

A ação foi programada há algum tempo e os moradores que cometeram essa irregularidade receberam comunicado antecipado, feito pela Fumas. “Nós avisamos os proprietários das garagens com antecedência que aquilo era proibido e para que pudessem retirar veículos e pertences que mantinham no local”, explicou o diretor-técnico da Fumas. Segundo ele, o prazo dado foi de quase duas semanas.

O trabalho também teve caráter sanitário, já que os caminhões da Secretaria de Serviços Públicos removeram do local uma expressiva quantidade de entulhos e lixo, acumulados ao longo dos últimos meses. “Além de tudo, vai ficar um ambiente mais saudável para as pessoas que residem aqui, pois a sujeira está sendo toda removida”, apontou Lázaro Ribeiro, da Fumas.

Veículos sem identificação recolhidos

Veículos sem identificação recolhidos

Além do lixo e entulho, a equipe da Fiscalização de Trânsito providenciou a remoção, com uso de guinchos, de pelo menos quatro carcaças de carros que tinham sido desmanchados no local.

Sorocabana
Recentemente, a Prefeitura teve de intervir para a demolição de um muro construído por uma empresa, às margens do Rio Jundiaí, na divisa com os barracos. Com mais de 3 metros de altura, os riscos eram iminentes e a demolição preventiva foi resultado de um acordo com os empreendedores.

A administração municipal atua com duas frentes de trabalho dentro dos programas voltados à erradicação dos núcleos: uma é a reurbanização, nas áreas onde há viabilidade para execução de projetos. Outra é a construção de casas ou apartamentos em outras regiões da cidade, para permitir a remoção das famílias das áreas de risco. Todos os projetos e programas contam com financiamento tanto do governo municipal quanto recursos dos governos estadual e federal.

Alcir de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/14/jardim-sorocabana-recebe-acao-cooperada-da-fumas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original