Jundiaí é destaque em encontro nacional sobre saúde
Publicada em 12/03/2014 às 15:51A Secretaria de Saúde de Jundiaí participa da 4ª Mostra Nacional de Experiências de Atenção Básica e Saúde da Família, que acontece desta quarta-feira (12) até sábado (15), em Brasília. Os representantes da Saúde vão apresentar quatro programas desenvolvidos pela Prefeitura na cidade.
MAIS
Em Brasília, Jundiaí leva experiências de saúde
De acordo com o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, a presença de representantes da cidade no encontro valoriza o setor dentro das prioridades do prefeito Pedro Bigardi. “As metas, ao lado da ampliação dos serviços de urgência, estão a redução da mortalidade infantil e a ampliação das equipes de saúde da família”, frisa o secretário.
A nutricionista Jeanine Maria Salve, da Secretaria de Saúde, realizará oficinas sobre o tema “Amamentação e Alimentação Brasil”. “Trabalhei na montagem dessa estratégia em entidades parceiras do Ministério da Saúde antes de ser chamada em concurso público de Jundiaí, no ano passado. O convite veio da organização do evento”, explica Jeanine.
O trabalho da nutricionista tem tudo a ver com o tema da mostra. O foco está nas crianças de 0 a 2 anos de idade com destaque para a importância da amamentação materna e da introdução gradativa de alimentos complementares saudáveis, na contramão de salgadinhos e refrigerantes. “A atuação ocorre na formação de tutores na rede de saúde que vão multiplicar esses conhecimentos, que podem ser médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e outros técnicos”, diz.
Em Jundiaí, esse trabalho já vem sendo feito e coordenado na Secretaria de Saúde pela médica Maria Aparecida Ribeiro e pela nutricionista Rita Stringari de Francesco, integrado ao comitê local do Primeiríssima Infância, que envolve ainda as pastas de Educação e de Assistência Social. No aspecto da amamentação, o Banco de Leite Humano e o Hospital Universitário também reforçam essa linha de frente com ações e campanhas.
Uma das referências recomendadas pela nutricionista para as informações sobre o assunto é a publicação do Ministério da Saúde que aponta dez passos nesse tema.
Outros trabalhos
O setor de atenção básica da Secretaria de Saúde também está presente no evento em Brasília com a cirurgiã-dentista Ana Cláudia Sanchez, que apresentará o trabalho “Construindo Processos Coletivos”, sobre a experiência de atuação de unidades de saúde em redes sociais na Vila Ana. Participa ainda o educador físico Marlon Roberto Beisiegel com os trabalhos “Perceber, Penar e Praticar” e “Hatha Yoga”, sobre práticas corporais preventivas que hoje são aplicadas em metade da rede de 37 unidades descentralizadas nos bairros.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Divulgação
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original