Mutirão de ortopedia inicia atividades

Publicada em 17/05/2014 às 15:08

A Secretaria de Saúde iniciou neste sábado (17), as atividades do mutirão de ortopedia, que tem como objetivo zerar neste ano a fila de espera por consultas nessa especialidade. A abertura do trabalho, realizada nos ambulatórios do pronto socorro do setor no Hospital São Vicente de Paulo, contou com a presença do secretário de Saúde, Gerson Vilhena Pereira Filho; da gerente do Núcleo Integrado de Saúde (NIS), Célia Regina Pelliciari Gallioti; e do diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), Itibagi Rocha Machado.

MAIS
Jundiaí prorroga vacinação contra a gripe

Mutirão tem como objetivo zerar a fila da especialidade no município

Mutirão tem como objetivo zerar a fila da especialidade no município

“Esse é um sistema que já adotamos no ano passado para resolver a espera de alguns tipos de cirurgias eletivas. Nossa meta é dar agilidade ao serviço e atender bem a população”, explicou Gerson Vilhena. As consultas são agendadas previamente pelo NIS, por telefone, a partir da fila registrada para consultas com especialistas pelas Unidades Básicas de Saúde nos bairros.

Entre os pacientes atendidos neste sábado, estava a dona de casa Vandete Soares Poduschco. “Aguardei por cinco meses e me ligaram nesta semana para avisar do mutirão. Tenho dores no joelho e, felizmente após a consulta, sei que não vou precisar de cirurgia, mas apenas de tratamento”, comentou.

Nos ambulatórios do São Vicente, uma equipe de cinco médicos coordenados por Itibagi vai atuar aos sábados, aproveitando a infraestrutura de equipamentos do local. E o NIS também ampliou sua capacidade de consultas especializadas para receber a demanda do mutirão, assim como de exames complementares que são necessários. “Serão 340 exames adicionais por mês de radiografia, ressonância e tomografia que formam o tripé do suporte desse setor e estão sendo contratados junto aos atuais prestadores de serviços”, explicou a gerente do NIS, Célia Regina.

Abertura do mutirão foi realizada no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo

Abertura do mutirão foi realizada no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo

A base inicial é de 1.928 consultas previstas neste ano, mas os ajustes de procedimentos podem até mesmo adiantar essa meta. O trabalho repete intervenções bem sucedidas iniciadas em 2013 para áreas como as cirurgias eletivas, as consultas de saúde mental, diversas áreas de consultas especializadas, diversos tipos de ressonância, endoscopias e os exames laboratoriais (como urina ou sangue), onde foi suspenso um sistema de cotas por unidade que criava filas a cada ano.

“Temos tido um trabalho intenso na diretoria de cuida de contratos e convênios para melhorar os serviços prestados. E ao mesmo tempo simplificamos alguns procedimentos como a colonoscopia, que antes era pedida pelo especialista e agora é receitada pelo próprio clínico. Em países como o Japão isso é rotina”, comentou Gerson Vilhena.

O mutirão de ortopedia funciona com consultas agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde e prioriza os pacientes que estão há mais tempo na espera. O prazo, que chegou a atingir dois anos, passa a ser agora de dois a quatro meses.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/17/mutirao-de-ortopedia-inicia-atividades/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original