São Camilo recebe comitiva do Primeiríssima Infância
Publicada em 13/08/2014 às 18:42A unidade de saúde UBS São Camilo foi a primeira parada em Jundiaí da comitiva estadual do Programa “São Paulo pela Primeiríssima Infância”, desenvolvido a partir da experiência premiada do colegiado regional CGR Jundiaí. Depois de conhecer a cooperação de setores de saúde, educação e assistência social no bairro, o grupo teve um encontro com o prefeito Pedro Bigardi.
“Estou levantando dados sobre esse trabalho entre setores”, explicou a estudante norteamericana Carolina Rivera, aluna da pós-graduação em história da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, que acompanhou o grupo recebido pelo comitê local e regional.
MAIS PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA
Cooperação segue além de foco na infância
A experiência, depois que o projeto do CGR Jundiaí recebeu o prêmio Alas/BID do Banco Interamericano, foi alvo de um seminário do governo paulista entre as universidades Yale e USP. O programa estadual está sendo implantado agora nas regiões de Votuporanga, Apiaí e São Carlos, de acordo com Roberta Ricardes, da Secretaria Estadual de Saúde.
O comitê local do Primeiríssima Infância, articulado por Maria Eugênia Orlato, levou o grupo também para uma escola municipal, a Emeb Reynaldo Basile, e para o centro de assistência social (Cras) São Camilo antes da visita do grupo ao Paço Municipal. “É uma pena que a visita não coincidiu com a Semana Regional do Bebê, com mais de 70 eventos”, comentou Maria Eugênia sobre as iniciativas das secretarias de Saúde, de Educação e de Assistência Social, realizado entre 2 e 8 de agosto.
“Nossa região conseguiu implantar essa proposta de cooperação de setores, com características próprias em cada lugar mas nessa linha”, reforçou a articuladora regional do projeto do CGR Jundiaí (que envolve nove cidades), Teresa Píccolo.
Para o prefeito Pedro Bigardi, a visita reforçou a importância que o programa Primeiríssima Infância (implantado em parceria com a Fundação Maria Cecília Vidigal) ganhou na prioridade a crianças de zero a 3 anos de idade.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original