Projeto de combate à dengue tem nova capacitação

Publicada em 05/08/2014 às 18:32

O Projeto PET (Programa de Educação para o Trabalho em Saúde), desenvolvido em Jundiaí para o combate à dengue e que foi premiado neste ano no 9º Congresso Paulista de Educação Médica, realiza nos dias 18 e 25 de agosto uma nova rodada de palestras para agentes comunitários de saúde. Desta vez, o tema será o papel da vigilância epidemiológica no combate à doença.

A capacitação permanente é um dos objetivos do projeto, iniciado em maio de 2013 em uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).

Estudantes e técnicos em ação conjunta no Ivoturucaia, em março

Estudantes e técnicos em ação conjunta no Ivoturucaia, em março

“O fato de ter conquistado uma premiação como primeiro colocado na categoria estimulou ainda mais os participantes. Os projetos de extensão universitária aproximam estudantes da realidade social e desenvolve habilidades para atuar na área de saúde coletiva”, destaca a professora Maria Cristina Traldi, coordenadora do chamado PET Dengue.

Em agosto, as enfermeiras Cinara Freddo e Fernanda Carril Arnal de Oliveira (da Vigilância Epidemiológica) fazem a atualização com 80 agentes comunitários de saúde das unidades da cidade. Mas o projeto, apoiado em programa do Ministério da Saúde, envolve muitas ações, inclusive na presença direta de estudantes de medicina e enfermagem nas unidades ou nas ações preventivas realizadas pelo Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses.

No mês de maio, em São José do Rio Preto, o relato parcial dos primeiros seis meses de atuação do projeto conquistou o primeiro lugar na categoria de experiências. A representação de Jundiaí contou com os estudantes Thiago Luís Barbosa (do 3º ano) e Juliana Querino Teixeira (do 1º ano). Eles integram a equipe de 32 participantes entre alunos de medicina e enfermagem.

Estudantes e agentes em outra ação conjunta no Santa Gertrudes, no mês de maio

Estudantes e agentes em outra ação conjunta no Santa Gertrudes, no mês de maio

Com foco no fortalecimento da atenção primária, o projeto de cooperação entre a Secretaria de Saúde e a FMJ aborda a vigilância, a prevenção e o controle da dengue dentro da “importância da interação” entre academia, serviço e comunidade.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/08/05/projeto-de-combate-a-dengue-tem-nova-capacitacao/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original