Serviços da Prefeitura garantem o atendimento à população idosa

publicada em 02/01/2020

Jundiaí recebeu no último dia 8 de dezembro do ano passado o Selo Pleno do programa SP Amigo do Idoso, concedido pelo governo estadual aos Municípios pela implantação de políticas públicas voltadas à defesa dos idoso. Dessa forma, Jundiaí integra o seleto grupo – junto apenas com Rio Claro e Pedreira – a ser contemplado no patamar máximo do programa entre os 645 municípios paulistas. Além de cumprir as exigências obrigatórias e eletivas para a premiação, somente para os idosos do público da assistência social, são mais de 1500 vagas disponíveis para atendimento.

A gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Nádia Taffarello Soares, reforça a importância do trabalho intersetorial. “O atendimento à população idosa, assim como outras ações do governo do prefeito Luiz Fernando Machado, é trabalhado de forma intersetorial, com outras Unidades de Gestão e com Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi). Não é à toa que, em menos de três anos, Jundiaí conquistou as três etapas do Selo do programa SP Amigo do Idoso e se destacou, em 2018, como a 7ª melhor cidade em qualidade de vida para idosos, dentre 150 municípios com mais de 150 mil habitantes, conforme pesquisa do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Jundiaí é a Cidade das Crianças, mas é também a Cidade dos Idosos”, brinca a gestora.

A diretora de Proteção Social Básica da UGADS, Cássia Carpi do Prado, explica os andamentos para a obtenção dos Selos. “Em 2017 demos andamentos às exigências do programa. Quando apresentamos as propostas para o Selo Inicial, que acabou chegando em outubro daquele ano, notamos que já havíamos cumprido a maioria das exigências para a obtenção das fases seguintes. Até que em 01 de outubro do ano passado o governador João Dória entregou ao prefeito, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o Selo Intermediário, e pouco depois, em dezembro, na abertura da etapa final dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), no Bolão, a secretária estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, fez a entrega do Selo Pleno. Chegar a essa etapa final traz consigo o repasse de verbas estaduais, que possam financiar projetos ou equipamentos voltados aos idosos”, comemora.

Jundiaí recebeu o Selo Pleno do programa em dezembro, na abertura do JORI

Serviços
Mensalmente, cerca de 800 idosos participam de atividades e oficinas diversas realizadas no Centro de Referência do Idoso (Criju), além dos 300 idosos que participam das atividades do Criju Itinerante, no Eloy Chaves, Fazenda Grande, Jardim Esplanada, Jardim Santa Gertrudes, Vila Ana, Vila Esperança e Vila Rami. E inaugurado em dezembro, há também o Centro de Convivência do Idoso (CCI), que possui capacidade para 300 vagas de atividades e oficinas.

CONFIRA AS FOTOS DA INAUGURAÇÃO DO CCI

Pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a Prefeitura custeia 40 vagas para atividades diversas desenvolvidas por Organizações da Sociedade Civil (OSC) nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Novo Horizonte e Santa Gertrudes.

Já pela modalidade Centro Dia, em que o idoso permanece somente das 8h às 17h durante os dias da semana no serviço, a Prefeitura mantém 30 vagas na Cidade Vicentina.

As amigas Paula Tadei Costa e Laurita Resende, ambas de 85 anos, são usuárias do serviço. “Aqui é melhor do que ficar em casa. O atendimento é maravilhoso e os funcionários são muito atenciosos, sem falar nas amizades”, explica Paula, que é moradora do Retiro. Já para Laurita, que reside no Jardim Cica, “o ambiente é tão acolhedor que chega a se comparar com o carinho de mãe”.

As amigas Paula e Laurita: ambiente acolhedor, que favorece as amizades e companhias

Pela modalidade Instituição de Longa Permanência para idoso (ILPI), a Prefeitura custeia ainda 32 vagas também na Cidade Vicentina e outras 43 no Lar Nossa Senhora das Graças, todas voltadas a idosos em situação de vulnerabilidade.

Pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), são também feitos o atendimento com assistentes e psicólogos sociais e o encaminhamento para benefícios federais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Atualmente há cerca de dois mil idosos em Jundiaí que recebem esse benefício.

Há ainda mais de 20 idosos que residem na Vila do Idoso no Fazenda Grande e outros 20 na Vila Dignidade no Jardim Tamoio.

Nádia relembra ainda a viagem à praia das Astúrias, no Guarujá, realizada em outubro, de que participaram cerca de 40 idosos atendidos pelos serviços de SCFV e ILPI da UGADS. “Aquele dia ficou marcado na memória de muitos deles ou como o dia em que conheceram o mar ou o dia em que puderam revê-lo depois de longos anos. Foi uma experiência muito prazerosa e emocionante, por possibilitar a socialização e integração de idosos que utilizam os diferentes serviços disponíveis”.

De acordo com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), Jundiaí tem atualmente mais de 67 mil habitantes com idade superior a 60 anos.

CCI, inaugurado em dezembro, tem capacidade para 300 idosos, em atividades e oficinas

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ

Prefeito discute ‘primeira infância’ com técnicos e moradores do São Camilo

publicada em 07/01/2020

Avanços nas políticas públicas ligadas à primeira infância no Jardim São Camilo, foram discutidos na segunda-feira (6) entre o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, o gestor da Unidade de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, servidores da saúde, educação e assistência social do Município e moradores do bairro. A importância da pauta se confirma em razão do fato de ser na primeira infância, quando a criança tem entre zero e seis anos, que o cérebro humano desenvolve a maioria das ligações entre os neurônios.

O objetivo do encontro, realizado no Paço Municipal, foi dialogar sobre a efetivação de medidas estratégicas intersetoriais na busca por um melhor atendimento das gestantes e dos bebês, como forma de fortalecer os projetos que levaram Jundiaí a ser integrada  ao programa Urban 95, na Holanda, em dezembro do ano passado . “Precisamos saber como as futuras mães e seus filhos estão sendo assistidos no São Camilo. Temos que pensar que o bairro, e Jundiaí como um todo, precisam cuidar de suas crianças da forma mais ampla e acolhedora possível”, disse Luiz Fernando.

Experiências e ideias foram trocadas nesta segunda entre o prefeito Luiz Fernando, moradores do São Camilo e especialistas de diversas áreas

Experiências e ideias foram trocadas nesta segunda entre o prefeito Luiz Fernando, moradores do São Camilo e especialistas de diversas áreas

“É excelente discutir, apontar e resolver problemas. Quanto mais gente participar, melhor para encontrarmos as soluções”, destacou Regina Betoni Trinca, pediatra e gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS) do São Camilo. “Devemos pensar na primeira infância com a atenção devida, sempre ouvindo a mãe do bebê, sem deixar de lado os adolescentes, os adultos e os idosos. Integrando a gestante neste processo, ofereceremos a ela algo que esteja precisando naquele momento para a solução de seu problema”, emendou Regina.

Uma próxima reunião do prefeito Luiz Fernando Machado com os servidores da saúde e a população do São Camilo foi marcada para o final deste mês. Até lá propostas concretas serão desenvolvidas e apresentadas com o envolvimento de todos os setores. Entre as indicações previamente discutidas, estão a necessidade de espaços específicos para crianças de todas as idades brincarem no bairro, além do incentivo para as gestantes, principalmente as de grande vulnerabilidade social, comparecerem às sete consultas mínimas do exame pré-natal.

“Há a necessidade de criarmos um vínculo para as mães participarem mais de todas as etapas de sua gestação e do desenvolvimento do bebê. Algumas acabam não assistidas por completo porque, entre outros motivos, são usuárias de drogas ou vítimas de violência doméstica”, disse Patrícia Malite, da Associação Almater. “A má nutrição e a saúde ruim dos bebês geram dificuldades no aprendizado das crianças. No futuro, isso significará um cidadão pior e uma cidade pior”, completou o prefeito Luiz Fernando.

Parimoschi sugeriu que a Prefeitura de Jundiaí possa aproveitar os dados das unidades de gestão de Educação (UGE), Promoção da Saúde (UGPS) e Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) relacionados às mães e bebês do São Camilo assistidos pelo Poder Público para a criação de um grande banco de dados atualizado semestralmente, visando melhorar o atendimento de ambos. “Podemos ter informações de todas as fases da gestação e da infância dos meninos e meninas para sabermos o que está sendo feito e o que precisamos melhorar”, ressaltou o gestor.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ

Novos Conselheiros tomam posse em evento no Paço Municipal

publicada em 10/01/2020

Os conselheiros tutelares eleitos para o quadriênio 2020/2023 foram diplomados em solenidade realizada no auditório do Paço Municipal, na manhã de sexta-feira (10). O trabalho, desenvolvido em três núcleos, tem como norteador o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) objetivando a preservação dos direitos e o pleno desenvolvimento das futuras gerações. Jundiaí faz parte da Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças e desenvolve várias ações e políticas específicas, entre elas, o ‘Mundo das Crianças’, que será um parque moderno, interativo e conectado à natureza.

Ao todo foram empossados e diplomados 15 conselheiros tutelares e 8 suplentes que atuarão nas unidades: Centro, Vianelo e Eloy Chaves. “Os conselheiros possuem papel de relevância para a sociedade, sendo a ligação entre o poder público e a sociedade de forma temática, paritária e autônoma. O Conselho Tutelar de Jundiaí foi reformulado e inovado para atuar com foco nos desafios do trabalho. Jundiaí já implementou um espaço específico para o atendimento de escuta qualificada, no Núcleo Integrado de Saúde (NIS), investe em Educação, com a Escola Inovadora além de, em breve, entregar a primeira fase do Mundo das Crianças”, explicou o gestor da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), Gustavo Leopoldo Caserta Maryssael de Campos, que representou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Posse de conselheiros tutelares foi realizada no Paço Municipal, na manhã de sexta-feira (10)

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Alda Maria Carrara, destaca a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos. “Aos conselheiros que deixaram, as vagas, agradecemos o empenho com que defenderam nossas crianças, que precisaram de atendimento, acolhimento e atenção. Os que chegaram já se inteiraram ao longo dos meses após a eleição, realizada em outubro, e terão como meta manter a excelência do trabalho”, detalhou.

Para a gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Nádia Taffarello Soares, a atuação dos três conselhos fortalecem o atendimento de Jundiaí. A gestora ainda lembrou que a unidade apoio técnico, com o fornecimento de materiais e confecção de crachás.

O presidente da Câmara, vereador Faouaz Taha, e o vice-prefeito Antonio de Pádua Pacheco, compareceram ao evento juntamente com representantes de entidades assistenciais e população em geral.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Criju passa por reformas para melhorar o atendimento ao idoso

publicada em 24/01/2020

O Centro de Referência do Idoso (Criju) passa por reformas para melhorar o atendimento voltado aos idosos do Município. O espaço, que oferece atividades de lazer e bem-estar à população com mais de 60 anos, passa por obras, como reforma completa do telhado, com troca de telhas, calhas e condutores de água pluvial; reforma parcial de parede danificada com queda de árvore por conta das chuvas; além das pinturas interna e externa e de pequenos reparos, com investimento na ordem de mais de R$ 90 mil pelo programa Avança Jundiaí.

A gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Nádia Taffarello Soares, ressalta o olhar e cuidado da Prefeitura aos idosos. Segundo ela, esta é mais uma obra que beneficia a população idosa do Município, calculada em quase 70 mil pessoas, e que foi possível graças ao Avança Jundiaí.

Com tais iniciativas, foi possível desenvolver atividades como as oficinas do Criju Itinerante, que levaram até os bairros diversas atividades voltadas para esse público.  “Já em dezembro, Jundiaí recebeu do governo do Estado o Selo Pleno do programa SP Amigo do Idoso, o que nos coloca num seleto grupo de três Municípios paulistas com o grau máximo do programa. Podemos citar ainda, também em dezembro, a entrega da reforma do Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Cidade Administrativa, com capacidade para atender até 300 pessoas.”

Montagem com duas fotos, comparando antes e depois de pintura em parede

Antes e depois: entre as obras, fachada ganhou nova pintura

Durante as obras, os cerca de 700 idosos que frequentam o Criju não tiveram suas atividades interrompidas, tendo tido algumas delas apenas alterações por conta de recesso, férias ou renovação de contrato com os oficineiros. Também o tradicional baile, realizado semanalmente aos sábados, prosseguiu com realização normal ora na garagem da TVTEC, ora na Associação dos Aposentados”.

Também o Ambulatório de Saúde do Idoso, que funciona no local, teve seus atendimentos transferidos para o Núcleo Integrado de Saúde (NIS), que fica na rua Carlos Salles Block, 74 Anhangabaú.

Atividades para os idosos
Os interessados em participar das atividades no Criju, que fica no Complexo Argos (avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens), e do Centro de Convivência do Idoso (CCI), que fica na avenida Alexandre Ludke, 780, Cidade Administrativa, devem ter mais de 60 anos, residir em Jundiaí e, para a inscrição, devem ir pessoalmente ao equipamento munidos de CPF, RG, duas fotos 3×4 recentes, comprovante de residência, carteirinha da Unidade Básica de Saúde (UBS) e, se tiver, também o número do NIS (emitido pelo Cadastro Único).

Entre as atividades oferecidas encontram-se oficinas de Kendô, Maracatu, Meditação, Bordado, Massagem, Yoga, Dança Cigana, Ginástica Corporal, Oficina da Memória, Violão e outros. Mais informações e horários de realizações das oficinas podem ser obtidos pelos telefones (11) 4587-4664 e 4521-6984.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Conselho da Criança e do Adolescente elege novos membros

publicada em 24/01/2020

Foram realizadas na manhã desta sexta-feira (24) as eleições para membros representantes da sociedade civil no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Os 11 novos integrantes, eleitos no auditório da Biblioteca Municipal, compõem o biênio 2020 – 2022, nos segmentos de movimentos, organizações e entidades, assessores técnicos, defesa e garantia de direitos, além de representantes dos profissionais da área e dos usuários dos serviços.

Como havia 20 vagas para composição (dez para titulares e outras dez para suplentes), todos os candidatos foram eleitos e optou-se para que os mais votados fossem escolhidos como titulares e o último colocado suplente. As deliberações para a votação levaram em conta o regimento do Conselho e a concordância dos conselheiros presentes que integram o biênio atual.

O conselheiro Rodrigo Pierobon, que conduziu a comissão eleitoral, reforçou a importância do contato entre os conselheiros e a atenção e cuidado com as propostas. “O CMDCA é um conselho importante e estratégico, pois trabalha com as crianças e adolescentes e dispõe de um Fundo, o que representa a possibilidade de investir em iniciativas importantes para esses públicos. Esperamos que os novos conselheiros estejam atentos à participação das reuniões, já que a ausência deles pode ser um entrave ao andamento dos trabalhos”.

O CMDCA é ligado administrativamente à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS). Segundo a gestora, Nádia Taffarello Soares, a atuação do Conselho complementa e contribui com o trabalho do Poder Público. “A Prefeitura tem realizado, por meio das iniciativas do programa Cidade das Crianças, inúmeras ações que levam em conta a importância delas na forma como se pensa a cidade e nas políticas públicas a elas voltadas. Faço meus cumprimentos aos novos conselheiros e desejo poder, junto com eles, prosseguir no próximo biênio o trabalho que tem sido realizado para as crianças e adolescentes de Jundiaí”.

Auditórioc om pessoas sentadas, de costas, com palestrante falando à frente

Plenária foi realizada no auditório da Biblioteca. posse dos eleitos está marcada para 10 de fevereiro

Confira a lista dos conselheiros eleitos nesta sexta-feira (24):

Titulares
1. Adriana Lourenço de Almeida Azevedo (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE Jundiaí);
2. Alda Maria Carrara (Associação Interação para Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social);
3. Bruna Cruz Eloi dos Reis (Associação Acolhimento Bom Pastor);
4. Janete Leonardo de Jesus (Ordem dos Advogados do Brasil – OAB);
5. Leir Batista Santos Peres (Rede Social do Jardim Novo Horizonte);
6. Livia Rebeca Gobi Bonadia (Fundação Antonio Antonieta Cintra-Gordinho – FAACG);
7. Maria Aparecida da Silva (Associação e Comunidade Casa de Nazaré);
8. Narrinam Camargo Lima (Associação Almater);
9. Talita Mônica de Farias Marchi (Centro de Integração Empresa Escola – CIEE)
10. Wilson Henrique Silva Conceição (conselho gestor da EMEB Profª Ruth Carturan Wiemann).

Suplente
1. Andrea Furlan – Suplente (Lar Anália Franco).

A cerimônia de posse dos novos conselheiros está marcada para o dia 10 de fevereiro, às 18h, no auditório do 8º andar do Paço Municipal, que fica na avenida da Liberdade, s/n, Jardim Botânico. Na mesma data tomarão posse também os novos conselheiros, que ainda serão indicados pelo Poder Público.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ

Prefeitura assina convênio para trabalho com autores de violência doméstica

publicada em 28/01/2020

O prefeito Luiz Fernando Machado e o secretário de Administração Penitenciária (SAP) do Estado de São Paulo, Coronel Nivaldo Cesar Restivo, assinaram, na manhã desta terça-feira (28), o convênio que formaliza o “Voz da Consciência”. A assinatura, realizada no Paço Municipal, oficializa um trabalho que a Prefeitura vem realizado desde novembro de 2017 com o Centro de Detenção Provisória (CDP) “Marcos Antônio Alves Bezerra” com os detentos que cumprem pena por violência doméstica.

Nesse período, o projeto já realizou atendimentos a 255 detentos na instituição, em 822 encontros, com nenhum caso de reincidência entre os atendidos, conforme identificado pelo CDP. Ainda segundo o CDP, antes do projeto, a reincidência pelo mesmo crime beirava os 40%.

O prefeito avalia que o convênio vem somar a outras medidas desenvolvidas pela administração municipal para o enfrentamento da violência contra a mulher na cidade. “Em Jundiaí, tratamos com muita seriedade a questão de proteção à vítima. Podemos dizer com veemência que o governo municipal é um aliado na luta contra esse tipo de violência”, disse Luiz Fernando.

Ele também lembrou da criação, no ano passado, da Patrulha Maria da Penha. “Temos uma rede de proteção voltada às mulheres, que envolve setores da saúde e da assistência social. O convênio fortalece as condições de enfrentamento a esse tipo de crime, de fortalecimento das mulheres e de promover a autonomia das mesmas, de forma que este ciclo se rompa e as agressões não voltem a ocorrer”, avaliou.

Homem de camisa branca assinando documento sobre mesa espelhada, com autoridades ao fundo

Convênio oficializa trabalho que a Prefeitura vem realizado com o CDP de Jundiaí desde novembro de 2017

Para o Coronel Restivo, todos ganham com o trabalho realizado. “Esta é mais uma demonstração inequívoca do alinhamento entre os Poderes Públicos Estadual e Municipal pela ressocialização, um dos aspectos da detenção. Esta assinatura vai ao encontro da necessidade pela cultura da paz e do convívio saudável. Como gestor público, agradeço e parabenizo a iniciativa e espero que outros gestores se inspirem no trabalho desenvolvido por Jundiaí.”

Já a gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Nádia Taffarello Soares, agradece a parceria do CDP por possibilitar um trabalho com foco diferenciado. “Diferente do foco na vítima, que é, obviamente, muito importante, o que torna distinto o ‘Voz da Consciência’ é o trabalho com o autor da violência. A proposta é que, conversando com os detentos, seja possível a desconstrução de algumas estruturas e tradições que induzem à violência, com impactos positivos não somente para as mulheres mas para o ambiente em que as crianças crescem”.

O diretor técnico do CDP de Jundiaí, Alexandre Apolinário de Oliveira, ressalta o ineditismo e os resultados do projeto. “Por meio do ‘Voz da Consciência’ não apenas zerou-se a reincidência desses presos como também interrompeu um ciclo crescente de violência. Pois anteriormente, o indivíduo que cometia uma pequena agressão, posteriormente cometia uma agressão mais grave ou, até mesmo, feminicídio. Por isso o seu sucesso e pioneirismo da iniciativa, que já começa a inspirar o trabalho de outras unidades prisionais”.

Sala de aula, com pessoas uniformizadas sentadas em círculo, sobre cadeiras escolares

Com reincidência zero, encontros já atenderam mais de 250 detentos nesse período

Histórico
O ‘Voz da Consciência’ surgiu, ainda sem esse nome, em novembro de 2017, quando a Prefeitura aderiu pela primeira vez aos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” e realizou uma espécie de piloto com 26 detentos, conduzido por Psicólogo e Assistente Social da UGADS. Devido à adesão dos detentos, em janeiro do ano seguinte, o projeto tornou-se efetivo, com encontros semanais sobre temas como machismo, violência e afetividade. O nome do projeto e sua identidade visual foram indicados pelos próprios detentos, em concurso interno.

Também participaram da assinatura outras autoridades envolvidas na realização do projeto, como o gestor da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), Gustavo Maryssael de Campos e a assessora de Políticas para as Mulheres da UGCC, Penha Maria Camunhas Martins; a diretora do Departamento de Proteção Social Especial da UGADS, Ariane Goim Rios; dos psicólogos e assistentes sociais da UGADS envolvidos na iniciativa; do assessor do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Aloysio Queiroz; do diretor executivo da Fundação de Amparo ao Preso (FUNAP), Henrique Pereira Neto; além de defensores públicos, juízes, representantes da SAP e do vereador Antonio Albino representou a Câmara Municipal.

Assessoria de Imprensa
Fotos; Fotógrafos PMJ

COMDIPI elege representação da sociedade civil

publicada em 06/02/2020

Em sessão plenária do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI), realizada no Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos “Professor. Dr. André Franco Montoro” (CMEJA), foi eleita a composição da sociedade civil dos membros do conselho para o próximo biênio 2020/2022. A posse será no dia 20 de fevereiro, no auditório do Paço Municipal, às 16h.

Foram eleitos:

REPRESENTANTES DE INSTITUIÇÕES DE DEFESA DE DIREITOS DA PESSOA IDOSA (segmento composto por 02 titulares e dois suplentes)

Teresa Nering Borçari ( Instituto Envelhecer) – Titular

REPRESENTANTES DAS INSTITUIÇÕES NÃO GOVERNAMENTAL SEM FINS LUCRATIVOS ( segmento composto por 01 titular e um suplente)

1º) Solange Aparecida Mineto Cangiani – Titular

1º) Sabrina Rafaela Silva Campos – Suplente

REPRESENTANTES DE INSTITUIÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS COM FINS LUCRATIVOS DE ASSISTÊNCIA E PROTEÇÃO DA PESSOA IDOSA ( segmento composto por um titular e um suplente)

1º) Claudia Simone Pereira – Titular

1º) Michele Borges Rodrigues do Nascimento – Suplente

 REPRESENTANTES DE PESSOAS DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA ATRAVÉS DE MOVIMENTOS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS (segmento composto por 03 titulares e 03 suplentes)

1º) Eurico Gonçalves de Lima –  Titular

2º) Vera Lucia Zichel Nascimento – Titular

3º) Alda Vergilio – Titular

1º) Valter Monteiro Santos – Suplente

2º) Milton Calzavara – Suplente

As vagas não preenchida serão objeto de nova eleição a ser realizada após o início da nova gestão.

Eleição foi realizada no CMEJA, na tarde de quinta-feira (6); vagas não preenchidas serão objeto de nova eleição após o início da gestão

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ

Conselheiros da Criança e do Adolescente tomam posse para novo biênio

publicada em 11/02/2020

Os integrantes que irão compor o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) durante o biênio 2020-2022 tomaram posse em cerimônia no auditório do Paço Municipal na noite dessa segunda-feira (10). Foram empossados os representantes das Unidades de Gestão da Prefeitura indicados pelo Poder Público e os eleitos pela sociedade civil em diversos segmentos de atuação.

Representando o prefeito Luiz Fernando Machado, a gestora adjunta da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Maria Brant, fez um apelo à adesão e participação dos novos membros. “Depende dessa adesão o traçado de novas políticas públicas para a infância e adolescência no Município. Por meio do programa Cidade das Crianças e da ação intersetorial no Grupo de Trabalhos da Criança pela Prefeitura, avançamos em diversos planos, metas, prazos e discussões orçamentárias. Precisamos, daqui para a frente, nos debruçar sobre isso tudo e dar andamento às discussões e práticas”.

A atual presidente do CMDCA, Alda Maria Carrara, agradeceu o engajamento de todos e elencou desafios superados pela antiga composição. “Nosso lema maior sempre foi que crianças e adolescentes fossem prioridade absoluta. E pudemos levar isso até os territórios, por meio das reuniões descentralizadas, e até o corpo docente da Prefeitura, por meio de uma fala que tivemos nesta edição da Semana de Atualização Pedagógica (SAP). Era muito importante que tivéssemos isso ao longo da história”, compartilhou Alda, agradecendo o apoio das Unidades de Gestão da Prefeitura.

Novos conselheiros foram empossados na noite dessa segunda-feira (10)

O jovem Adams Iluobe, de dez anos, veio à cerimônia para acompanhar a mãe, Ieda de Jesus, que representou a subseção de Jundiaí da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Acho muito importante que os adultos conversem sobre as crianças e os adolescentes. Assim eles discutem e defendem o que a Constituição diz sobre esse assunto”, compartilhou o estudante do 5º ano da Emeb Geralda Berthola Facca, no Jardim do Lago.

O vereador Paulo Sérgio Martins representou o presidente da Câmara Municipal, Faouaz Taha, e augurou vontade e força para os novos membros. “O CMDCA merece muita atenção por sua causa e por ser um conselho deliberativo. Contem sempre com o apoio do Legislativo”.

A primeira reunião do Conselho está marcada para esta sexta-feira (14), às 8h15, na Biblioteca Municipal, para composição da mesa diretora e das comissões.

Adams participou da cerimônia acompanhado da mãe e gostou de ver os adultos conversar sobre a defesa das crianças e dos adolescentes

Confira os integrantes do Conselho, conforme Portaria nº 31, publicada nas páginas 116 e 117 da edição 4679 da Imprensa Oficial, de 07 de fevereiro de 2020.

I – Representantes do Poder Público:

a) Unidade de Gestão de Educação:
Titular: MAURO VAZ DE LIMA
Suplente: THAÍS SILVA NONÔ

b) Unidade de Gestão de Promoção da Saúde:
Titular: JANAÍNA DE CARVALHO SANT’ANNA ERMANI
Suplente: LUCIANA JANUÁRIA BARBOSA

c) Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social:
Titular: CASSIA REGINA CARPI RODRIGUES DO PRADO
Suplente: MARIA BRANT DE CARVALHO FALCÃO

d) Unidade de Gestão de Cultura:
Titular: ANA PAULA MARIN
Suplente: REGIANE RODRIGUES ROSSINI

e) Unidade de Gestão de Esporte e Lazer:
Titular: WALTER MENDES DE OLIVEIRA FILHO
Suplente: RACHEL CIACO NUNES

f) Unidade de Gestão da Casa Civil:
Titular: TALES VICTOR CALEGARI DA SILVA
Suplente: MÔNICA FAVERO GRASSI

g) Núcleo de Articulação das Políticas de Direitos Humanos da Unidade de Gestão da Casa Civil:
Titular: DIEGO EDUARDO DA SILVA – Assessor de Políticas para a Juventude
Suplente: ISABELLY CRISTINA SANTOS MAIA

Titular: KELLY CRISTINA GALBIERI – Assessora de Políticas para a Diversidade Sexual
Suplente: LETÍCIA ATIQUE BRANCO

Titular: MARCO ANTONIO DOS SANTOS – Assessor de Políticas para a Pessoa com Deficiência
Suplente: GILZANEIDE FERNANDES DA SILVA CASATTI

Titular: PAULO FERNANDO DE ALMEIDA – Assessor de Políticas de Direitos Humanos
Suplente: DANIELE MAYARA SATO

II – Representantes da Sociedade Civil:

a) Atendimento às crianças e aos adolescentes:
Titular: ALDA MARIA CARRARA
Suplente: ANDREA FURLAN
Titular: BRUNA CRUZ ELOI DOS REIS

b) Assessoramento ou assessoria técnica:
Titular: LÍVIA REBECA GOBI BONADIA
Titular: TALITA MÔNICA SILVA DE FARIAS MARCHI

c) Defesa e garantia de direitos:
Titular: ADRIANA LOURENÇO DE ALMEIDA AZEVEDO
Titular: MARIA APARECIDA DA SILVA

d) Representação de trabalhadores e profissionais de áreas e afins:
Titular: JANETE LEONARDO DE JESUS
Titular: NARRINAM CAMARGO LIMA

e) Representação de usuários dos serviços:
Titular: LEIR BATISTA SANTOS PERES
Titular: WILSON HENRIQUE SILVA CONCEIÇÃO

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafos PMJ

Durante obras de reforma e ampliação, Cras Tamoio muda local de atendimento

publicada em 18/02/2020

Durante a realização de obras para reforma, melhorias e ampliação do prédio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Tamoio, o atendimento à população passa a ser realizado na Igreja Batista do bairro, que fica na rua Lamartine Babo, 95. Para a prestação dos serviços, a instituição cedeu gratuitamente sete salas de atendimento.

As obras, que devem ser iniciadas nos próximos dias, terão investimento pelo programa Avança Jundiaí e trarão para o espaço melhorias como troca de pisos, reforma do telhado, adequação do estacionamento, troca de encanamento e ampliação de salas.

Durante o período, os atendimentos com assistentes e psicólogos sociais, o serviço descentralizado do Cadastro Único no bairro e o fornecimento de informações para beneficiários dos programas Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) seguem com normalidade.

Mais informações podem ser obtidas, por telefone ou via WhatsApp, pelo número (11) 94088-7395 ou pelo e-mail crastamoio@jundiai.sp.gov.br.

Durante o período, os atendimentos com assistentes e psicólogos sociais e outros serviços seguem com normalidade na Igreja Batista do bairro

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ

Novos integrantes do Conselho da Pessoa Idosa são apresentados no Paço

publicada em 20/02/2020

Foram apresentados na tarde desta quinta-feira (20) os novos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI), para a gestão 2020-2022. A cerimônia, realizada no auditório do Paço Municipal, antecede a posse efetiva dos novos conselheiros, eleitos representantes da sociedade civil e indicados como representantes do Poder Público, que acontece na próxima quarta-feira (26), quando termina o mandato da atual composição.

Fundado em 1996, o COMDIPI é ligado administrativamente à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e regula a política para a pessoa idosa no município.

Representando o prefeito Luiz Fernando Machado, o gestor da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), Gustavo Maryssael de Campos, ressaltou o papel do COMDIPI. “Os Conselhos têm um papel fundamental, pois são o ambiente em que temas específicos podem ser debatidos, com contribuições tanto do Poder Público quanto da sociedade. E em Jundiaí, ‘Cidade das Crianças’, o cuidado com a infância demonstra também o cuidado com os cidadãos de todas as idades. Afinal, o tema do envelhecimento é, cada vez mais, digno de mais atenção e cautela, pois todos desejamos uma velhice digna”, elaborou o gestor, desejando um bom trabalho aos novos conselheiros.

O gestor da UGCC, Gustavo Maryssael, reiterou a importância dos Conselhos

Para Teresa Borçari, presidente da última gestão, o COMDIPI tem razões para comemorar muitas lutas e conquistas. “Esta é uma oportunidade para reforçarmos ainda mais nossos esforços. Muitas foram as conquistas na oferta de lazer, atividades e cursos para os idosos. Este é um trabalho árduo e, por isso, agradeço a dedicação de todos”.

Os presentes foram também convidados para o lançamento do “Estágio Sênior”, iniciativa da Prefeitura voltada à contratação para estágio de idosos que estiverem estudando. O programa será lançado no dia 3 de março, às 14h, também no auditório do Paço, e as inscrições já podem ser feitas pelo CIEE.

Também participaram da cerimônia os gestores das Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Nádia Taffarello Soares; e de Administração e de Gestão de Pessoas (UGAGP), Simone Zanotello de Oliveira; do assessor de Políticas para o Idoso da UGCC, Vitório Ângelo Durigati; e do promotor de Justiça do idoso no Município, Flamínio Silveira Amaral Júnior, que renovou os votos de parceria do Ministério Público com a Prefeitura e o Conselho.

Conselheiros apresentados integram a gestão que segue até 2022

Confira os nomes dos conselheiros na gestão 2020-2022.

Representantes da Sociedade Civil

Titular: João Carlos José Martinelli

Suplente: João Paulo Iotti Cruz

Titular: Teresa Nering Borçari

Titular: Solange Aparecida Mineto Cangiani

Suplente: Sabrina Rafaela Silva Campos

Titular: Claudia Simone Pereira

Suplente: Michele Borges Rodrigues Do Nascimento

Titular: Eurico Gonçalves De Lima

Suplente: Valter Monteiro Santos

Titular: Vera Lucia Zichel Nascimento

Suplente: Milton Calzavara

Titular: Alda Vergilio

Em data futura será aberta nova eleição complementar para as vagas não preenchidas para os representantes da sociedade civil.

Representantes do Poder Público

Titular: Renata Mangieri

Suplente: Cassia Regina Carpi Rodrigues do Prado

Titular: Sergio Soares Batista

Suplente: Francinalda Tenorio Da Silva Da Fonseca

Titular: Jeter Eugênio

Suplente: Maria Natalina Paganotti Picchi

Titular: Cintia Offa De Barros Basile Medina

Suplente: Neusa Aparecida Pacheco Collodo

Titular: Vitório Angelo Durigati

Suplente: Paulo Fernando de Almeida

Titular: Diego Henrique Jardim Gomes

Suplente: Solange Aparecida Pires

Titular: José Eduardo Martinelli

Suplente: Marcos De Oliveira Martinelli

Titular: Rita De Cássia Bertolino

Suplente: Eliana De Souza

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Atendimento por celular otimiza serviços ofertados pela Assistência Social

publicada em 27/02/2020

A fim de otimizar o atendimento à população e ampliar a oferta de serviços, os equipamentos ligados à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) contam agora com aparelhos celulares. Além do atendimento via ligação, que se soma ao que já era realizado pelo número fixo, os usuários dos serviços têm à disposição o atendimento gratuito via mensagem por WhatsApp.

A novidade chegou às seis unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas). A decisão pela oferta de mais esse canal de comunicação com os usuários foi motivada pelos problemas que muitos enfrentam com as instabilidades de linhas telefônicas e pela facilidade que o aplicativo de serviços gratuitos oferece a quem o tiver instalado no aparelho celular.

A diretora do Departamento de Proteção Social da UGADS, Cássia Carpi do Prado, dá exemplos de ocorrências. “Muitos usuários, quando não conseguiam atender a ligação do Cras, não retornavam por conta de falta de crédito. Em outras regiões, os cortes do cabeamento nas ruas também dificultavam o contato. Outro exemplo ainda é o do Cras Tamoio, que mudou de local de atendimento desde a semana passada, já que o seu prédio passará por reforma completa. Enquanto aguardamos que a empresa de telefonia transfira a linha para a Igreja Batista do bairro, local onde está sendo feito o atendimento, o serviço pelo celular prosseguiu com normalidade”.

Entre os serviços que o atendimento por celular tem otimizado encontram-se o envio de arquivos com documentos, reagendamentos de horários, fornecimento de informações sobre o Bolsa Família e dados, além de agendamentos para os atendimentos descentralizados do Cadastro Único nos bairros.

Os números para atendimento são os seguintes:

Foto de costas de mulher sentada, segurando celular, com mesa e computador de trabalho ao fundo

A novidade dos celulares chegou às seis unidades dos Cras e ao Creas

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ

Palestra sobre trabalho com famílias na assistência social fortalece a formação da rede

publicada em 28/02/2020

Cerca de 80 profissionais, entre servidores da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e representantes de Organizações da Sociedade Civil e de Conselhos do Município, participaram, na manhã desta sexta-feira (28), da palestra sobre o Trabalho com Famílias e Grupos na Assistência Social, com o professor Dr. Jorge Broide. O evento foi realizado no auditório do Paço Municipal e faz parte das iniciativas do Núcleo de Educação Permanente (NEP) pela formação continuada da rede socioassistencial no Município.

A gestora-adjunta da UGADS, Maria Brant, ressalta o encontro como oportunidade para a rede de dialogar com um renomado profissional, com experiência de mais de quatro décadas na produção de conhecimento e supervisão técnica para equipes que atendem a população em situação de vulnerabilidade social. “Esta é mais uma iniciativa do NEP, recentemente retomado pela UGADS, pensando como momento de diálogo, compartilhamento de experiências e reflexões na formação da rede e nos resultados que isso traz para os usuários dos serviços”.

Doutor em Psicologia social pela PUC-SP, onde é coordenador do curso de extensão “Psicanálise nas situações sociais críticas”, e também professor convidado da USP no Programa de Pós-Graduação, Broide compartilhou ao longo da manhã experiências e metodologias de trabalho com os presentes.

Foto de costas de homem sentado em frente a uma mesa, com auditório com muitas pessoas ao fundo

Participaram da palestra cerca de 80 profissionais, entre servidores da UGADS e representantes de OSCs e conselhos

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ

Família Acolhedora: Prefeitura convida interessados para roda de conversa sobre o serviço

publicada em 03/03/2020

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) convida as pessoas interessadas em participar de uma roda de conversa sobre o serviço de acolhimento de crianças e adolescentes em “Família Acolhedora”. O encontro está marcado para 21 de março, sábado, a partir das 9h, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado na rua Alexandre Ludke, 780, Cidade Administrativa, próximo ao terminal Hortolândia. Os interessados devem se inscrever gratuitamente pela internet.

O casal Nairton e Ana Paula Cardoso, moradores do Fazenda Grande, está no segundo acolhimento, com um bebezinho de dois meses. Por conta dos horários no trabalho, à tarde, os cuidados da casa ficam sob a responsabilidade do pai, que cuida também do filho Vinnycius, de sete anos. “O bebê quase não dá trabalho. Pouco chora. Só exige os cuidados que toda criança exige. E eu ainda conto com a ajuda do meu filho”, comenta, no retorno da UBS, onde o bebê acabara de tomar vacinas. “Tantos lares por aí sem amor e carinho ou passando por alguma dificuldade, precisando de uma ajuda, e aqui em casa estamos com amor de sobra. Por que não fazer o bem para o outro dessa forma?”, pergunta o encarregado de produção, como modo de incentivar outras pessoas interessadas.

Os interessados não podem estar na fila de adoção, devendo passar por entrevistas, visitas domiciliares e encontros de capacitação, marcados após este encontro inicial para tirar dúvidas. Podem se inscrever pessoas que residam em Jundiaí, tenham mais de 21 anos, não possuam antecedentes criminais e não apresentem problemas psiquiátricos e/ou dependência de substâncias psicoativas.

Homem em pé segurando bebê, com criança em pé, brincando com o bebê, e paredes ao fundo com janela e cortina e televisão em que se vê desenho animado

No período da tarde, enquanto a esposa trabalha, Nairton conta com a ajuda do pequeno Vinnycius para cuidar do bebê que estão acolhendo em casa

O serviço

O serviço, que no Município é batizado de “Travessia”, é a política pública responsável pelo encaminhamento sigiloso para acolhimento provisório de crianças afastadas do seio familiar por determinação judicial. Podem ser acolhidas desde crianças recém-nascidas até adolescentes de até 17 anos. As causas dos afastamentos podem ser das mais diversas, como negligência, maus tratos, uso de substâncias psicoativas, violência e abandono.

O serviço em Jundiaí fica na avenida Dr. Pedro Soares de Camargo, 587, Anhangabaú, e o telefone para contato é o (11) 4521-5550, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ

Programa da Prefeitura foca na conscientização de homens autores de violência

publicada em 04/03/2020

Como mais uma iniciativa da Prefeitura de Jundiaí na prevenção da violência contra a mulher, os homens interessados em discutir o assunto podem participar do programa “Por Onde Andei”. A iniciativa, sob a tutela da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), é realizada semanalmente, às terças-feiras, das 18h às 19h30, no Criju, e foca na conscientização de agressores e autores de violência doméstica, discutindo questões como machismo, violência e a construção de novos pensamentos. O programa se soma às atividades desenvolvidas pelo Município no Mês da Mulher.

No sentido de trabalhar a prevenção junto com os autores da violência, a Prefeitura já desenvolve, desde novembro de 2017, o programa “Voz da Consciência”, numa parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado e com o Centro de Detenção Provisória (CDP) “Marcos Antônio Alves Bezerra”, onde o programa é desenvolvido com detentos que cumprem pena por violência doméstica.

A diretora do Departamento de Proteção Social Especial da UGADS, Ariane Goim Rios, explica que o “Por Onde Andei” atende tanto homens que buscam o serviço de forma espontânea quanto através de encaminhamentos do Poder Judiciário ou da rede socioassistencial. “O nome do programa, inspirado na canção eternizada pela voz de Nando Reis, é um convite à reflexão, ao reconhecimento dos caminhos já percorridos, bem como de suas faltas e falhas”.

A participação de homens é aberta e não é necessária inscrição prévia. Os interessados devem apenas comparecer ao Criju, que fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396, no Complexo Argos, às terças-feiras, a partir das 18h. Mais informações podem ser obtidas no telefone da UGADS (11) 4522-0333.

Grupo de pessoas conversando, sentadas em círculo

Encontros são realizados às terças-feiras no Criju e são abertos ao público

Outras iniciativas da Prefeitura dão suporte à mulher vítima de violência, como a criação da Patrulha Maria da Penha e uma rede de proteção, envolvendo representantes das Unidades de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), de Segurança Municipal (UGSM) e da UGADS. Outra iniciativa é a Casa Sol, serviço de abrigamento, em endereço sigiloso e com suporte psicossocial de profissionais, para mulheres sob ameaças ou risco de morte.

Voz da Consciência
Pelo programa, psicólogos e assistentes sociais da Prefeitura conduzem encontros quinzenais para discussão com detentos que respondem por violência doméstica. De acordo com o CDP, até janeiro deste ano, 255 detentos participaram do programa e, entre os atendidos, não houve casos de reincidência. A taxa de reincidência antes do início do programa chegava próximo dos 40%. Para a realização do programa, a Prefeitura e a SAP assinaram convênio no último mês de janeiro.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ

Durante reformas no Criju, Baile do Idoso é realizado no CCI na vila Hortolândia

publicada em 06/03/2020

Por conta da reforma no Centro de Referência do Idoso (Criju), no Complexo Argos, o tradicional Baile do Idoso, realizado no local nas tardes de sábado, está sendo realizado no Centro de Convivência do Idoso (CCI), que fica na avenida Alexandre Ludke, 780, Cidade Administrativa, próximo ao terminal Hortolândia.

Sem prejuízo ao lazer e bem-estar aos usuários do espaço, durante a reforma no Criju, algumas atividades têm sido realizadas em outras salas do próprio prédio ou outros locais. Como o baile tem sempre grande adesão, a fim de garantir o conforto dos idosos, decidiu-se pela transferência provisória, com a comunicação aos participantes da atividade.

Segundo a diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Cássia Carpi do Prado, ressalta a atenção a Prefeitura com os idosos no Município. Segundo ela, Jundiaí tem avançado muito no cuidado com o idoso, como por exemplo, revitalizando espaços de convívio para esse público e propondo atividades descentralizadas, como é o caso do Criju Itinerante, que ainda esta semana levou o baile ao CRAS Santa Gertrudes.

Este mesmo projeto será levado, na próxima sexta-feira (13), a partir das 14h, ao CRAS São Camilo. “Isso traz como resultado a satisfação dos usuários do serviço e o fato de Jundiaí fazer parte do seleto grupo de três Municípios paulistas com o Selo Pleno do programa SP Amigo do Idoso”, destaca Cássia Carpi.

Para a reforma do espaço, estão sendo destinados mais de R$ 90 mil pela Prefeitura, por meio do Avança Jundiaí. As obras contemplam reforma completa do telhado, com troca de telhas, calhas e condutores de água pluvial; reforma parcial de parede danificada com queda de árvore por conta das chuvas; além das pinturas interna e externa e de pequenos reparos.

Casais de idosos em salão de baile enquanto dançam

Uma vez feita a inscrição, participação no baile é aberta ao público com mais de 60 anos

Atividades para os idosos
Os interessados em participar das atividades no Criju e do CCI devem ter mais de 60 anos, residir em Jundiaí e, para a inscrição, devem ir pessoalmente ao equipamento munidos de CPF, RG, duas fotos 3×4 recentes, comprovante de residência, carteirinha da Unidade Básica de Saúde (UBS) e, se tiver, também o número do NIS (emitido pelo Cadastro Único). Mais informações e horários de realizações das atividades podem ser obtidos pelos telefones (11) 4587-4664 e 4521-6984.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ

Atendidas pela rede socioassistencial participam de programa de Moda e Economia Criativa

publicada em 10/03/2020

Três mulheres atendidas pela rede socioassistencial do Município participaram, ao longo desse sábado (07) e domingo (08), do programa de Imersão Criativa do projeto Musas, iniciativa de incentivo à Moda, Desenvolvimento Comunitário e Economia Circular Criativa. A participação de Priscila Fernandes, Nayara Nascimento e Damen Favier no curso intensivo, realizado em Araçoiaba da Serra, no interior do Estado, contou com parceria com a Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), e realização do Instituto Empodera.

Ao longo do fim de semana, quando se comemorou o Dia Internacional da Mulher, as participantes acompanharam dinâmicas; workshops de crochê, tricô, costura overloque, bordado, peças e moldes; além de oficinas sobre bonecas abayomi, desenvolvimento de coleções, desfile de protótipos e criação de ficha técnica.

A diretora do Departamento de Proteção Social Especial da UGADS, Ariane Goim Rios, explica que o objetivo da parceria é permitir a autonomia dos usuários do serviço. “As quatro indicadas para participar são mulheres com vivência de rua, que já acessaram o serviço socioassistencial por meio do abrigamento em uma das Organizações da Sociedade Civil, em vagas financiadas pela Prefeitura. Tomamos conhecimento do projeto, que vai ao encontro do nosso trabalho de busca pela autonomia financeira no processo de saída das ruas, e decidimos aderir à causa, que trabalha com metodologias atuais, como design social e tratamento comunitário”.

Ao longo da capacitação, os grupos de cada Município tiveram de se inspirar para fazer uma coleção, composta de um modelo de quimono, camiseta e bolsa. Os itens criados foram usados em desfile e terão suas fichas técnicas e modelos para protótipo montados pelos estilistas do projeto. A próxima etapa do projeto é, com a ficha e o protótipo prontos, os grupos terão direito de produzir as peças da coleção em parcerias a serem estabelecidas com empresas e ateliês de costura.

Mulher faz penteado em outra mulher, com armário com tecidos ao fundo

Além das peças de roupas da coleção, participantes tiveram de pensar no conceito do desfile e penteado das modelos

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Prefeitura promove atividades de reflexão sobre o Dia da Mulher

publicada em 12/03/2020

Como proposta de reflexão sobre a importância do Dia da Mulher, comemorado nesse domingo (08), a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) tem realizado atividades com as usuárias do serviço da rede nos equipamentos ligados à Unidade, como nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e no Centro Pop.

A gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares, reforça a importância da inciativa. “O vínculo é sempre algo muito importante no trabalho da rede socioassistencial. É graças a ele que temas como combate à violência, empoderamento feminino e autonomia financeira possam ser discutidos entre os técnicos da rede e as usuárias dos serviços”.

O Cras São Camilo realizou nessa quarta-feira (11) um “Café com Prosa”, com a participação de cerca de 20 usuárias dos serviços, moradoras do São Camilo, Tarumã, Jundiaí-Mirim e Jardim da Fonte. Na atividade, as participantes compartilharam histórias de vida e conversaram sobre as dificuldades e conquistas das mulheres, relacionamentos, a garantia de direitos, empoderamento feminino, autonomia financeira, os tipos de violência (física, emocional, psicológica, financeira e moral), além da importância da data.

Mulheres sentadas em círculo, conversando, com uma mulher posando sorridente

Maria da Silva Cruz foi uma das mulheres que participaram do encontro no Cras São Camilo

Maria da Silva Cruz, de 68 anos, é moradora do Tarumã e compartilhou suas histórias. “Ser mulher é algo maravilhoso, pois temos o privilégio de dar a vida a alguém. Isso é um dom. Apesar das dificuldades, trago na memória recordações felizes da infância no Ceará e comemoro mais de quatro décadas de casada. Tenho três filhos e quatro netos. Para as mulheres, ensinei que são as escolhas que constroem o nosso futuro. Para os homens, ensinei o respeito e a responsabilidade em relação às mulheres”, comentou a aposentada, que ficou sabendo da atividade graças à participação nas aulas de ginástica e dança no Cras.

Já nesta quinta-feira (12), foi a vez do Cras Novo Horizonte, onde foi realizada uma palestra sobre a Lei Maria da Penha para cerca de 30 pessoas, com a assessora de Políticas para as Mulheres da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), Penha Maria Camunhas. “Este é um trabalho articulado entre diversas Unidades de Gestão, a fim de orientar as munícipes onde buscar ajuda na rede de acolhimento. As participantes de hoje são multiplicadores de informação, podendo auxiliar uma vizinha ou uma conhecida em caso de enfrentamento da violência”.

Já o Creas tem trabalhado o tema ao longo do mês com as famílias de adolescentes em medida socioeducativa e, também em parceria com a Assessoria de Políticas para as Mulheres, realiza oficinas sobre empreendedorismo com as mulheres vítimas de violência atendidas pelo serviço.

Sala de aula, com pessoas sentadas, e palestrante em pé à frente, com projeção feita sobre a parede

Palestra no Cras Novo Horizonte tratou da Lei Maria da Penha

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Capacitação de jovens tem como foco o mercado de trabalho

publicada em 12/03/2020

Uma nova turma com cerca de trinta jovens e adultos deu início às Oficinas de criatividade para o mundo de trabalho, promovidas por parceria da Prefeitura com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Os oito encontros semanais, realizados às quintas-feiras na Escola de Gestão Pública (EGP), são voltados para jovens de 14 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade, com registro no Cadastro Único, cursando ou tendo concluído o Ensino Médio. O tema do encontro dessa quinta-feira (12) foram os tipos de trabalho.

Os integrantes deste módulo são foram indicados pelos equipamentos ligados à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), como os seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas). Nos encontros, são tratados temas como identidade, trabalho, elaboração de currículo, processo seletivo, imagem pessoal, liderança e trabalho em equipe, ética e planejamento pessoal. Ao final do curso, os participantes recebem certificado do CIEE e ficam com cadastro no banco de talentos do CIEE (onde passam a ter prioridade) e no banco “Jovens do Futuro” da Prefeitura para contratação.

A gestora-adjunta da UGADS, Maria Brant, comemora a parceria. “Esta é uma colaboração muito positiva da Prefeitura com o CIEE, cuja proposta é dar aos jovens uma bagagem mínima para acessar o mundo do trabalho. Além da formação, o grande diferencial dado a seu formato permite que os jovens capacitados acessem as vagas de emprego, por meio da indicação para banco de talentos”.

Os colegas Kevin Daniel (20 anos), da vila Marlene, Emily Teles (17) do Jardim Santa Gertrudes e Janine Barreto (17) do Jardim São Camilo acompanham juntos o curso. “Já concluí o Ensino Médio e estou desempregado. Quis participar do curso para agregar conhecimento. Tem sido muito interessante”, comentou o rapaz.

Sala de aula com pessoas sentadas e três jovens em pé falando à frente

Kevin, Emily e Janine são três dos jovens que participam deste módulo do curso

Os interessados em participar das oficinas devem se inscrever nos Cras ou no Creas. O próximo módulo será realizado no Cras Vista Alegre, voltado a jovens da região do Rio Acima. Na EGP, estão previstas as realizações de dois novos módulos no segundo semestre, um com início em agosto e outro em outubro.

Mais capacitações

Além da parceria com o CIEE, a UGADS viabiliza também o Acessuas Trabalho e o Programa Especialista em Capacitação (PEC), iniciativas de preparação e orientação de jovens e adultos para acesso ao mundo do trabalho. O Acessuas é um programa ligado ao Ministério da Cidadania, com ações no Município desde 2017. Já pelo PEC os encontros são realizados aos sábados durante três meses e são voltados a jovens com 15 e 16 anos, numa parceria com as Faculdades Anhanguera.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ

Equipe de atendimento à população em situação de rua recebe orientações preventivas

publicada em 18/03/2020

Cerca de 20 profissionais da rede socioassistencial que atuam no atendimento à população em situação de rua passaram, na manhã desta quarta-feira (18), por capacitação para enfrentamento e prevenção ao coronavírus (covid19). A reunião, realizada no Centro Pop, tratou-se de um primeiro encontro de orientações preventivas para a rede, a fim de alinhar os procedimentos e adaptações necessárias para os cuidados com a saúde dos servidores, técnicos e usuários dos serviços.

Os procedimentos indicados estão alinhados com as orientações do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) criado recentemente pela Prefeitura de Jundiaí para lidar com o tema e de acordo com recomendações da Vigilância Epidemiológica da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

Participaram do encontro representantes da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) que atuam no Centro Pop, além de representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSC) contratadas pela Prefeitura para abrigamento: Serviço de Obras Sociais (SOS), Comunidade Terapêutica Educacional Cristã (CTEC) e Casa Santa Marta, e equipe de Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS). As orientações foram conduzidas pela equipe do Consultório na Rua, em alinhamento com os técnicos da UGPS.

A diretora do Departamento de Proteção Especial da UGADS, Ariane Goim Rios, explicou os procedimentos. “Esta é uma doença nova e este encontro tem como objetivo amadurecer a reorganização dos serviços e dos ambientes de trabalho. Pactuamos com o serviço a ampliação da oferta de banhos e reforçamos as orientações de higiene de todos e a necessidade de enfatizar com os usuários a importância das cautelas, já que muitos ainda menosprezam as dimensões da doença. Recomendamos ainda que os indivíduos que já estiverem abrigados permaneçam nos abrigos, a fim de evitar circulação.”

Ariane também destaca que a UGADS está providenciando as compras dos insumos necessários, como álcool gel e máscara, e que a Unidade já estabeleceu diálogo com as redes de outros serviços. “Ainda nessa terça-feira (17) já iniciamos a articulação também com os demais serviços de abrigamentos, sejam eles institucionais ou em Família Acolhedora de crianças e adolescentes, sejam de idosos em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI)”.

Sala de reunião, com diversas pessoas conversando sentadas, dispostas em círculo, com meso no centro

Encontro com a rede que atua com a população em situação de rua faz parte do enfrentamento e prevenção ao Coronovírus no Município

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafos PMJ

Destinação do I.R. pode contribuir para projetos sociais

publicada em 20/03/2020

O prazo para a declaração do Imposto de Renda 2020 vai até o dia 30 de abril e com ele a oportunidade de auxiliar projetos socioassistenciais voltados a crianças, adolescentes e idosos de Jundiaí, por meio da destinação aos Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e dos Direitos da Pessoa Idosa (FUMDIPI).

Pessoas físicas e jurídicas com impostos devidos podem destinar parte deles às contas dos fundos, ligados, respectivamente, ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI). Os recursos destinados ficam em cofres públicos, mas sua destinação é deliberada pelo Conselho em plenária. As principais destinações são projetos sociais de Organizações da Sociedade Civil (OSC) registradas, para abrigamentos e acolhimentos, atividades da UGADS, como as oficinas do CRIJU Itinerante, além de recursos para eventos e campanhas dos conselhos.

Os Fundos estão ligados administrativamente via seus respectivos Conselhos à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS). A gestora da Unidade, Nádia Taffarello Soares, reforça a importância da iniciativa. “Quem faz esse tipo de destinação, além de contribuir com ações sociais, tem a certeza de que parte de seus impostos ficam investidos no Município e podem, ainda, acompanhar o seu andamento, execução e resultados”.

Crianças brincando em gira-gira em meio a um parque com gramado e árvores

Destinação pode auxiliar projetos voltados a crianças, adolescentes e idosos do Município

Para realizar a contribuição, os interessados devem informar ao contador dados como o banco, agência e CNPJ dos Fundos. Feito o depósito, é necessário o envio do comprovante para a secretaria executiva dos Conselhos, que irá emitir um recibo a ser apresentado ao contador no período de declarações do ano que vem. Os dados bancários dos Fundos são:

FMDCA: Caixa Econômica Federal; CNPJ: 17.498.120/0001-63; agência: 0316; conta corrente: 52 – 0;
FUMDIPI: Caixa Econômica Federal; CNPJ: 17.498.053/0001-87; agência: 0316; conta corrente: 50 – 4;

Pessoas jurídicas podem destinar até 1% do imposto devido, com base nas estimativas de lucros e de impostos. Feito o depósito nas contas dos Fundos, o empresário pode enviar o comprovante da transação para a secretaria executiva dos Conselhos, que emitirá o recibo. Já pessoas físicas podem destinar até 3% para os Fundos, solicitando que seja gerada a guia de destinação aos fundos, na proporção que o doador quiser, sempre de até 3%.

A secretaria executiva dos Conselhos fica na UGADS, na rua Senador Fonseca, 605, Centro. Mais informações podem ser obtidas nos sites do CMDCA e do COMDIPI, pelos e-mails cmdca@jundiai.sp.gov.br e comdipi@jundiai.sp.gov.br ou pelo telefone 4522-0333 (ramal 422).

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ

Vila dos Idosos e Vila Dignidade receberão kits do Banco de Alimentos

publicada em 23/03/2020

A excepcionalidade do momento – em que o isolamento é indicado, principalmente, para todas as pessoas com idade acima de 60 anos consideradas mais vulneráveis ao coronavírus – fez com que os moradores da Vila dos Idosos e Vila Dignidade fossem incluídos temporariamente na lista de beneficiários do Banco de Alimentos.

A definição tem o intuito de colaborar com os moradores dos espaços, para que se mantenham confinados em suas residências. Responsável pela operacionalização do Banco de Alimentos – serviço este sob responsabilidade da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) – a FUMAS montará os kits para os idosos, que receberão exclusivamente durante o período de isolamento social.

“São 22 casas na Vila dos Idosos, com um ou dois moradores cada, e 17 moradores na Vila Dignidade. Como todos têm recomendação para permanecer em isolamento, serão incluídos no programa enquanto a quarentena durar”, avisa a superintendente da FUMAS, Solange Marques, lembrando que as famílias beneficiárias do Banco de Alimentos já cadastradas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) também seguirão recebendo as cestas. “Os critérios para receber os kits continuam os mesmos, só estamos incluindo os idosos porque estão com dificuldades para comprar os alimentos”, complementou Solange, lembrando que a entrega aos dois espaços começa na próxima distribuição do Banco de Alimentos, na próxima quinta-feira (26).

Durante o período, as distribuições do Banco de Alimentos seguem com normalidade nos CRAS, de acordo com cronograma semanal para cada uma das seis unidades no Município. Só ficam suspensos os grupos de Educação Alimentar, que precediam as distribuições, a fim de evitar aglomerações. Cada CRAS estabeleceu os horários de distribuições individuais das cestas, para que os usuários acessem os equipamentos em horários espaçados.

MAIS INFORMAÇÕES: jundiai.sp.gov.br/coronavirus

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ

CRAS Tamoio passa por obras de reforma e ampliação

publicada em 23/03/2020

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Tamoio, equipamento ligado à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), recebe obras de ampliação. Os serviços executados incluem reforma do telhado, troca de pisos e de encanamentos, ampliação de salas e adequação da área de estacionamento.

Segundo a gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares, as melhorias trarão inúmeros benefícios à prestação dos serviços. “A reforma e ampliação do Cras Tamoio eram uma demanda antiga da comunidade. As intervenções, já estão em andamento, permitirão a ampliação dos serviços, que atingem mensalmente, entre atendimentos e visitas domiciliares, cerca de 125 famílias, das regiões do Ivoturucaia, Nambi, Roseira, Cidade Nova e Tamoio”.

Durante o período, os serviços são realizados na rua Lamartine Babo, 95, onde sete salas foram cedidas gratuitamente pela Igreja Batista do bairro.

Por conta das medidas para a prevenção e enfrentamento da pandemia decorrente da infecção humana pelo coronavírus (COVID-19), apesar de o equipamento continuar em funcionamento, a orientação é que os usuários façam contato prévio por telefone para orientações. Além do telefone (11) 4527-3900, estão também disponíveis o celular (11) 94088-7395, que aceita ligações e mensagens por WhatsApp, e o e-mail crastamoio@jundiai.sp.gov.br.

Perfuratriz de solo em operação, com operários em canteiro de obras e sobre telhado

Prédio do Cras terá reforma do telhado, troca de pisos e de encanamentos, ampliação de salas e adequação da área de estacionamento

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ

Prevenção ao coronavírus: área social reforça serviços para atendimento à população vulnerável

publicada em 24/03/2020

A Assistência Social está entre os serviços essenciais definidos pelo decreto municipal que estabelece medidas de enfrentamento ao coronavírus na cidade de Jundiaí. Frente a isso, a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) intensificou ações de atendimento à população mais vulnerável.

De acordo com a gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares, como parte das providências está a possibilidade de contato remoto com os serviços da assistência, bem como a ampliação da oferta de banhos no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). “Considerando as limitações de circulação e aglomeração, e evitando o perecimento de direitos, pensamos numa atuação que aliasse a garantia de direitos da população em situação de vulnerabilidade, o uso de tecnologias e a preservação da saúde dos servidores da Assistência. Os serviços continuam com as portas abertas, sem agendamentos. Mas a fim de evitar aglomerações e deslocamentos à toa, disponibilizamos ainda o atendimento telefônico, para que o usuário do serviço se informe previamente.”

Cras e Creas
Os seis Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) permanecem com atendimento. É sugerido ao usuário que, antes de comparecer ao local, faça contato telefônico a fim tentar solucionar suas demandas remotamente. Além dos telefones, a UGADS disponibiliza celulares, que também atendem via WhatsApp:

Uma mulher atende a outra, sentadas defronte a uma mesa, manuseando docmentos

Antes de comparecer aos Cras e Creas, é sugerido que usuários liguem ou enviem mensagem, na tentativa de solucionar suas demandas remotamente

Atendimento a idosos
O Centro de Referência do Idoso (Criju) (Complexo Argos) e o Centro de Convivência do Idoso (CCI) (Cidade Administrativa) permanecem fechados e seus serviços suspensos, assim como as atividades do Criju Itinerante. Já os serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que tiverem participação de idosos passam por reformulação, a fim de minimizar os efeitos do isolamento social e quadros de depressão, comuns nesse público.

Atendimento à população em situação de rua
Seguem com funcionamento normal os equipamentos voltados ao atendimento da população em situação de rua, como o Centro Pop, abrigos, equipes de abordagem e representantes dos Cras e Creas. Na última quarta-feira (18), as equipes envolvidas nesse serviço passaram por capacitação de saúde sobre adequação dos serviços, como a ampliação da oferta de banhos e de orientações de higiene, como aplicação de álcool gel às mãos de todos os usuários que acessam o serviço.

Os recâmbios, que são as destinações dos indivíduos para os Municípios de origem, seguem com procedimento normal, desde que estabelecido o contato com o familiar ou responsável pelo acolhimento no destino.

Criança Feliz
Conforme determinado pelo governo estadual, estão suspensas as visitas do programa às residências. No Município, a equipe responsável trabalha na elaboração de kits com atividades, que darão cobertura temporária ao cronograma do programa.

Cartão SIM
O atendimento para orientações sobre o procedimento de solicitação do cartão SIM (transporte público) segue com realização na sede da UGADS, que fica na rua Senador Fonseca, 605, Centro. Também é sugerido o contato prévio por telefone, no número (11) 4497-0008, para obtenção de orientações quanto aos procedimentos.

Banco de Alimentos
A entrega das cestas verdes nos Cras segue o cronograma já existente, mas de modo individual, visando à garantia de segurança alimentar das famílias beneficiários. Ficam suspensos, no entanto, por tempo indeterminado, os grupos de Educação Alimentar, a fim de eliminar aglomerações. A distribuição da semana passada, realizada nessa quinta-feira (19) no Cras São Camilo já seguiu essa determinação.

Visitas domiciliares
Estão suspensas as visitações de familiares para crianças e idosos acolhidos em Organizações da Sociedade Civil (OSC), em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI), acolhimento institucional de crianças e adolescentes ou em “Família Acolhedora”. A decisão, tomada em acordo com o Ministério Público, Poder Judiciário e familiares dos assistidos, prevê ainda, para que haja menos prejuízo à manutenção de vínculos, contato por videoconferências, telefonemas e mensagens de áudio.

Mulher manuseia caixa de plástico com sacolas dentro

A distribuição no Cras São Camilo já seguiu a nova determinação para o Banco de Alimentos

Medidas socioeducativas
Conforme provimento do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, estão suspensos por 30 dias, prorrogáveis, os cumprimentos de medidas socioeducativas, voltadas para adolescentes que cometeram atos infracionais. O acompanhamento técnico, ainda definido pelo TJ, deverá ser feito à distância, evitando a quebra de vínculo.

Conselhos Tutelares
Os três Conselhos Tutelares (CT) do Município, que são órgãos independentes e autônomos, informam que será mantido um servidor administrativo em cada unidade, para atendimento em horário comercial. Fora desse horário, casos emergenciais serão atendidos pelos conselheiros em regime de sobreaviso, por meio de celular de plantão, realizando intervenções presenciais, se necessárias, após rápida validação por colegiado usando meios telefônicos e eletrônicos.

Mais informações podem ser obtidas no site jundiai.sp.gov.br/coronavirus.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ

COVID-19: Prefeitura cria estrutura de atendimento à população de rua

publicada em 28/03/2020

A Prefeitura estruturou no Complexo Esportivo Jardim Ângela, localizado na vila Aparecida, uma estrutura emergencial para abrigamento da população em situação de rua do Município. O espaço passa por montagem de estrutura por parte da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e pela inspeção da Vigilância em Saúde da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) para cumprimento das normativas da prevenção e enfrentamento do Coronavírus estabelecidas no Município pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC).

Segundo a diretora da Proteção Social Especial da UGADS, Ariane Goim Rios, a estrutura leva em conta a demanda identificada pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) nas últimas semanas. “Trata-se de um abrigo emergencial para adultos, com estrutura com capacidade de atendimento limitada, mas que atende à demanda identificada. A orientação é para que as pessoas estejam em suas casas durante este período. Mas essas pessoas não dispõem de moradia. Nesse sentido será a nossa atuação, com aprovação do CEC, para que essas pessoas estejam abrigadas e evitem circulação.

O encaminhamento para o abrigo será feito por meio do Centro Pop (rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro) e pelo SEAS, contratado pela Prefeitura e operado pelo Serviço de Obras Sociais (SOS). O local irá funcionar 24 horas e nele serão oferecidos pernoite (em leitos que respeitem o distanciamento necessário) e atendimento técnico, além de banhos, alimentação e roupas, tudo sob a supervisão das equipes da Prefeitura e da Guarda Municipal. Também será organizado cronograma de atividades, a fim de buscar a permanência dos usuários, evitando assim a sua circulação.

Ginásio esportivo coberto, com colchões sobre o chão e sobre eles cobertores, toalhas e outros artigos, como chinelos, cuecas, sabonetes, escova e pasta de dente

Medida emergencial cumpre as normativas de prevenção e enfrentamento do Coronavírus estabelecidas pelo CEC

A previsão para início das atividades é já para a próxima semana. Todo munícipe que visualizar alguém em situação de rua deve acionar o telefone da abordagem social pelo número (11) 98531-0146, para que seja realizada a busca ativa e direcionamento.

Doações
Os interessados em contribuir com o trabalho da Prefeitura devem concentrar suas doações no Fundo Social de Solidariedade. Podem ser doados itens de higiene pessoal (sabonetes, xampus, escova e pasta de dente), limpeza em geral, vestuário, roupa de banho, água mineral e sacos de lixo. Em parceria com o Departamento do Bem-Estar Animal (Debea), a UGADS também promove campanha de doação de ração para os cães de estimação das pessoas abrigadas. O Fundo Social fica na avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, anexo ao Parque da Uva, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ

Prefeitura inicia atendimento emergencial para pessoas em situação de rua

publicada em 31/03/2020

A Prefeitura deu início, na noite dessa segunda-feira (30), ao abrigamento de pessoas em situação de rua na estrutura emergencial montada para o cumprimento das normativas da prevenção e enfrentamento do Coronavírus. No espaço, estruturado no Complexo Esportivo Jardim Ângela, na vila Aparecida, foram abrigados neste primeiro dia de atividades 18 pessoas, dentre os quais nenhum idoso.

O espaço, cedido pela Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), é conduzido pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), com apoio da Guarda Municipal e inspeção da Vigilância em Saúde da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC).

O local irá funcionar com capacidade limitada, respeitando as orientações sanitárias e os levantamentos de demandas do Município realizados pelo Departamento de Proteção Social Especial da UGADS. Na estrutura, que funciona 24 horas sob supervisão da Prefeitura e da Guarda Municipal, serão oferecidos pernoite (em leitos que respeitem o distanciamento necessário) e atendimento técnico, além de banhos, alimentação e roupas.

Também será organizado cronograma de atividades, a fim de buscar a permanência dos usuários, evitando assim a sua circulação. “As vagas disponíveis neste complexo esportivo somam-se às mais de cem compradas pela Prefeitura em Organizações da Sociedade Civil. A ideia é não abrigar num mesmo espaço os usuários que já estão em acompanhamento nos abrigos e esses novos casos que a Abordagem Social identifica nas ruas. Por isso retomamos as atividades neste espaço, onde, no ano passado, já tivemos a iniciativa pioneira de montar um abrigo emergencial, mas na ocasião, por conta das baixas temperaturas durante a operação Noites Frias”, destaca Nádia Taffarello, gestora da UGADS.

Mulher sentada, usando luvas e máscaras, tomando anotações em prancheta, enquanto conversa com pessoas para serem atendidas

Assim que chegam ao local do abrigo, os usuários do serviço são atendidos para orientação sobre banho, alimentação e abrigamento

Pernambucano da cidade de Solidão, Jurandir da Silva tem 44 anos e há 30 mora em Jundiaí. Na rua há seis anos, Jurandir é acompanhado pelo Centro Pop, que o direcionou ao abrigo. “O que sei do vírus é que não se pode ficar exposto na rua, nem em meio a muita gente. Por isso tenho intenção de permanecer neste abrigo enquanto durarem as recomendações”, comentou.

Outro entre os primeiros a chegarem ao abrigo no fim da tarde dessa segunda (30) foi Emerson Costa, de 46 anos. Paulistano, mas há quatro anos em Jundiaí, também é atendido pelo Centro Pop, onde recebeu as orientações para cuidados com a higiene. “Eu sei que esse vírus pode levar à morte. Por isso aproveitava para usar banheiros públicos para lavar as mãos e usar álcool gel. Que bom que chegando aqui a primeira coisa que nos ofereceram foi um banho”.

Durante o período, a Prefeitura também recebe doações itens de higiene pessoal (sabonetes, xampus, escova e pasta de dente), limpeza em geral, vestuário, roupa de banho, água mineral, sacos de lixo, além de ração para os cães de estimação das pessoas abrigadas (parceria com o Departamento do Bem-Estar Animal – Debea). As doações devem ser enviadas para o Fundo Social de Solidariedade, que fica anexo ao Parque da Uva, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para os atendimentos no abrigo, o encaminhamento é feito por meio do Centro Pop (rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro) e do Serviço Especial de Abordagem Social (SEAS), serviço contratado pela Prefeitura e operado pelo Serviço de Obras Sociais (SOS). Todo munícipe que visualizar alguém em situação de rua deve acionar o telefone da abordagem social pelo número (11) 98531-0146, para que seja realizada a busca ativa e direcionamento.

Homem sentado sobnre colchão, com diversos outros colchões ao fundo, sobre chão de ginásio coberto

Jurandir pretende permanecer no abrigo, evitando a circulação pelas ruas

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

DEBEA recebe doação de alimento para cães de pessoas em vulnerabilidade social

publicada em 15/04/2020
DEBEA recebeu doação de 150 kg de ração para cães de pessoas em vulnerabilidade social

DEBEA recebeu doação de 150 kg de ração para cães de pessoas em vulnerabilidade social

O Departamento do Bem-Estar Animal (DEBEA) de Jundiaí recebeu nesta terça-feira (14) a doação de 150 quilos de ração para cachorro, feita pela empresa Special Dog. A entrega foi feita na sede do Fundo Social de Solidariedade (FUNSS), dentro do Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), no Anhangabaú.

O alimento será destinado a cães de pessoas em vulnerabilidade social, incluindo as que estavam nas ruas de Jundiaí e são acolhidas pelo Centro POP, ligado à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).

“A alimentação dos cães é de responsabilidade dos próprios tutores, mas com o isolamento social e o risco de contaminação pelo Novo Coronavírus a dificuldade em conseguir ração aumentou. Por isso, estamos fazendo uma campanha junto à população para que ela contribua. Aceitamos também ração para gatos”, disse Daniela Araújo Passos, diretora do DEBEA.

Os munícipes interessados em doar ração animal, além de alimentos, roupas e produtos de limpeza, podem entregar o donativo na sede do Fundo Social de Solidariedade – Av. Manoela Lacerda de Vergueiro, s/no (Portão 3, anexo ao Parque da Uva) – Anhangabaú.

Idosos e pessoas com comorbidades (que pertencem ao grupo de risco da COVID-19) interessados em colaborar com ração para cães e gatos de indivíduos em vulnerabilidade social devem pedir para que parentes e amigos façam a entrega dos donativos no Fundo Social. Alguns estabelecimentos comerciais que vendem ração também realizam entregas no destino indicado pelo cliente.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ

Assistência orienta sobre os procedimentos para o Auxílio Emergencial federal

publicada em 15/04/2020

Devido à procura de munícipes que buscam informações acerca do Auxílio Emergencial de R$ 600 no Cadastro Único e nas seis unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) traz orientações para a população, já que esses equipamentos não fazem a operacionalização nem tem ligação direta com o pagamento desse benefício.

O Auxílio Emergencial é um benefício ligado ao Ministério da Cidadania, cujo pagamento é operacionalizado pela Caixa Econômica Federal e que toma como base de referência o dia 20 de março deste ano. Têm direito a ele todas as pessoas que já possuem Cadastro Único ou que tenham rendas mensais per capita (por pessoa) de até R$ 522,50 ou familiar de até R$ 3135.

Para os casos de pessoas que possuem Cadastro Único e recebem Bolsa Família (BF), o Governo Federal irá depositar o Auxílio Emergencial diretamente na conta bancária indicada, na mesma data em que o BF já era depositado. O governo federal selecionará o auxílio mais vantajoso para a família.

Já para pessoas que possuem o Cadastro Único ativo, ainda que com pendência de atualizações, mas que não recebiam o BF e estão nos critérios do Auxílio Emergencial (por exemplo: corte de renda, não ter trabalho formal, não receber benefício do INSS, BPC/LOAS, entre outros) o Auxílio será depositado em conta Caixa ou Banco do Brasil identificadas pelo Caixa, ou será criada uma poupança digital pela Caixa, que irá definir também para os beneficiários o calendário de depósitos.

Já para os cidadãos que se enquadram nos critérios, mas não possuem Cadastro Único, a indicação é para que façam sua inscrição na plataforma do Auxílio no site da Caixa e aguardem as orientações do Ministério da Cidadania. O resultado da solicitação pode ser acompanhado pelo próprio aplicativo/site Auxílio Emergencial.

O diretor de Vigilância Social da UGADS, Marcelo Canale, informa que muita gente após ter feito as solicitações do Auxílio tem ido até os CRAS e Cadastro Único para pedir informações. “No entanto, também para evitar a circulação das pessoas e aglomerações, orientamos que as pessoas aguardem para que dê o tempo de dias úteis necessários para que o Ministério da Cidadania possa processar os dados e os envie para a Caixa. Isso pode levar até dez dias corridos”.

Marcelo explica também que muitos munícipes não têm conseguido fazer a inscrição no site da Caixa, mas por problemas com o CPF. “Para os cidadãos que não estão quites com a Justiça Eleitoral, por não terem votado nas últimas eleições, a Receita tem regularizado automaticamente as pendências e sugerimos que tentem novamente. Já para os cidadãos que tenham problemas no registro, como erro nas grafias de nomes ou datas de nascimento, a Receita também disponibilizou a regularização cadastral online. Já também para os casos de munícipes que tenham filhos sem CPF, também está disponível sistema online para inscrição de 1ª via do documento”.

A Caixa Econômica disponibiliza ainda em seu site um ambiente com as principais perguntas sobre o Auxílio.

UGADS faz as orientações, já que nem os CRAS nem o Cadastro Único operacionalizam ou têm ligação direta com o pagamento do benefício

Cadastro Único
Devem procurar o serviço somente as pessoas que tiveram suspensão de seus benefícios anterior ao dia 20 de março. A partir desta data, pelo período de 120 dias o Ministério da Cidadania não irá suspender os pagamentos de benefícios para quem não estiver com o Cadastro atualizado, ficando, portanto, a critério do munícipe realiza-lo neste período ou não.

CRAS
Seguem com atendimento, como avaliação socioassistencial, encaminhamentos, auxílio para pessoas em situação de vulnerabilidade, além do agendamento para atendimento sobre Cadastro Único, podendo o munícipe privilegiar o contato por telefone antes de se deslocar ao equipamento de referência. Seguem os telefones:

Cras Central – telefone: 4522-1033/ celular: 94088-7365;
Cras Novo Horizonte – telefone: 4817-3998/ celular: 94088-7399;
Cras Santa Gertrudes – telefone: 4537-2981/ celular: 94087-4528;
Cras São Camilo – telefone: 4526-8609/ celular: 94087-4526;
Cras Tamoio – telefone: 4527-3900/ celular: 94088-7395;
Cras Vista Alegre – telefone: 4815-3662/ celular: 94087-4564.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ

Plano de Segurança Alimentar vai atender a mais de 6 mil famílias vulneráveis

publicada em 23/04/2020

Além dos impactos na Saúde e no setor econômico causados pela pandemia do Novo Coronavírus, Jundiaí se mobiliza para enfrentar os desafios sociais acarretados pela doença. Com a articulação da Rede Jundiaí de Cooperação (órgão da Unidade de Gestão de Governo e Finanças – UGGF) da Prefeitura de Jundiaí, doações de alimentos poderão ser distribuídas para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Lançado nesta quinta-feira (23), o Plano de Segurança Alimentar para Famílias Vulneráveis inicia com a recepção de mais de 17 mil cestas básicas para a distribuição.

“O objetivo do plano é minimizar os impactos sociais da pandemia, que serão sentidos fortemente na mesa das famílias em situação de vulnerabilidade. Com o plano, garantimos a segurança alimentar e a dignidade das famílias, por meio da articulação e parceria com a iniciativa privada e a sociedade, na medida em que realizam as doações e os serviços públicos fazem a recepção e a distribuição. Juntos conseguiremos enfrentar a COVID-19 e superar os desafios impostos”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

Segundo levantamento da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Jundiaí conta com 5.213 famílias que terão as condições de vida agravadas pela pandemia. A este número, devem ser acrescidas mais 1 mil famílias entre desempregados, trabalhadores informais e outros grupos também afetados pela doença. O plano prevê a oferta de 54 mil cestas básicas a este público até o final do ano.

Prefeito Luiz Fernando Machado anuncia plano para o enfrentamento aos impactos sociais da pandemia

“Contamos com a doação de 39% desse quantitativo. Para alcançar a totalidade, a Rede Jundiaí de Cooperação atua na captação das doações dos grandes players e o Fundo Social de Solidariedade (Funss) recebe as doações da sociedade. A UGADS é a responsável pela distribuição, seja pelos equipamentos próprios ou pela rede capilarizada formada com parcerias com entidades com inserção nos núcleos de vulnerabilidade”, explica o gestor adjunto da UGGF, Roberto Araújo.

O fortalecimento das ações, segundo a gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares, é primordial para a superação dos desafios. “A prioridade, neste momento, são as famílias cadastradas no Cadastro Único e que recebem o Bolsa Família, ou seja, com renda inferior a R$ 178 per capita. Na sequência teremos os atendimentos a outros grupos, como idosos e famílias em serviços de fortalecimento de vínculos”, adianta.

Doações
O diretor de Ação Social do Tauste Supermercados, Guilherme Rodrigues da Cunha, ressalta a importância da parceria entre o público e o privado para oferecer atendimento à população. O grupo direcionou 10 mil cestas para cada cidade onde há unidade da rede. “O Tauste, desde o início da pandemia, tem auxiliado as cidades que têm precisado com doações de equipamentos de proteção individual (EPIs), aparelhos e, além da Saúde, também demos atenção às necessidades das famílias, que, de uma hora para outra, perderam a renda e não possuem condições de colocar a comida na mesa em meio à pandemia. A parceria com a Prefeitura de Jundiaí, que conta com o mapeamento das famílias necessitadas e tem os meios para a distribuição para quem precisa, é o canal para distribuir a doação que fizemos”, detalha o diretor.

O grupo Supermercados Boa, que já é parceiro da Prefeitura pelo Banco de Alimentos municipal, também encaminhará alimentos não perecíveis equivalentes a 7 mil cestas básicas para a distribuição. “Este momento é de grande preocupação, principalmente para com os mais necessitados, as pessoas que ficaram desempregadas, as famílias desamparadas. Sentimos a necessidade de ajudar e com a parceria com a Prefeitura será possível concretizar a ação”, argumenta o presidente, Luciano Boa.

Os alimentos serão embalados em uma parceria com o 12º Grupo de Artilharia e Campanha Barão de Jundiahy (12º GAC), no Departamento de Logística de Suprimentos. A sociedade em geral também pode colaborar. Os alimentos serão embalados em uma parceria com o 12º Grupo de Artilharia e Campanha Barão de Jundiahy (12º GAC), no Departamento de Logística de Suprimentos, da Prefeitura de Jundiaí. Ainda colaboram com a iniciativa o Grupo Tombini, Bradesco, Jogador Nenê, Esplanada Móveis, Monte Castelo-Espaço de Eventos, Conselho de Pastores de Jundiaí (Conpas Jundiaí), Diocese de Jundiaí, Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), Organização Homens de Honra, Associação Almater, Associação Acolhimento Bom Pastor, Cáritas Diocesana de Jundiaí, Entreposto Central de Abastecimento de Jundiaí (ECAJ) e Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), além das Unidades de Gestão de Governo e Finanças, Educação, Promoção da Saúde, Administração e Gestão de Pessoas, Fundação Municipal de Ação social de Jundiaí (Fumas), Banco de Alimentos de Jundiaí e Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA).

As cestas de alimentos são armazenadas no Departamento de Logística da Prefeitura de Jundiaí

“As doações que chegam ao Fundo Social serão destinadas à UGADS para o atendimento dos diferentes públicos em vulnerabilidade identificados pela pasta. Os interessados em colaborar podem doar alimentos não perecíveis, produtos de higiene, limpeza, ração animal e embalagem para lixo. Para aqueles que desejam doar e integram o grupo de risco a recomendação é não sair de casa e pedir a um familiar mais novo, um vizinho ou uma pessoa que esteja ajudando com estas tarefas externas”, ressalta a presidente do Funss, Vanessa Machado, reforçando o trabalho da Campanha Permanente de Solidariedade, que já era realizada para ajudar quem enfrenta dificuldades e se tornou fundamental diante das medidas de combate ao Novo Coronavírus, estabelecidas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), da Prefeitura de Jundiaí.

O Fundo Social de Solidariedade está localizado dentro do Parque da Uva, com acesso pela avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, bairro Anhangabaú. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações: (11) 4521-2929.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Cestas básicas chegam às famílias vulneráveis pelo plano emergencial

publicada em 24/04/2020

Após o anúncio nesta quinta-feira (23) do Plano de Segurança Alimentar para Famílias Vulneráveis pelo prefeito Luiz Fernando Machado, os equipamentos ligados à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) deram início, já nesta sexta-feira (24), às entregas de cestas básicas em seus territórios de atuação. Inicialmente, o Plano já conta com 17 mil cestas básicas para distribuição, com capacidade de projeção de até cerca de 54 mil até o final deste ano.

Articulado pela UGADS, o Plano conta ainda com a atuação da Rede Jundiaí de Cooperação (da Unidade de Gestão de Governo e Finanças – UGGF) nas captações e realizações de parcerias, do Fundo Social de Solidariedade (FUNSS) na recepção das doações, da Unidade de Gestão de Administração e Gestão de Pessoas (UGAGP) no armazenamento e distribuição, e da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) para a destinação aos mais vulneráveis. Outros parceiros da iniciativa privada e outras instituições também estão envolvidos na iniciativa, como o 12º Grupo de Artilharia de Campanha (12º GAC), por exemplo, que disponibilizou mão de obra para a montagem das cestas.

Durante o lançamento do programa, na quinta-feira (23), o prefeito Luiz Fernando comentou que o Plano de Segurança Alimentar soma-se a outras iniciativas da Prefeitura no enfrentamento às consequências da pandemia. “É uma crise de saúde que traz consequências econômicas e outros impactos. Por isso, os setores sociais da Prefeitura também estão na linha de frente para trabalhar de forma coordenada com as demais áreas envolvidas”.

Foto posada de mulher com três meninos, segurando cestas básicas, em frente a uma casa

Cestas básicas irão ajudar na alimentação da família de Tatiane de Almeida

A gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares, explica o planejamento das entregas. “O Plano foi articulado com base nas mais de cinco mil famílias beneficiárias dos serviços socioassistenciais, além de outras mil famílias que poderão ser afetas pelas consequências econômicas da pandemia. Cada equipamento está definindo a logística das entregas, com base nas demandas de solicitações. Nesta sexta (24), por exemplo, o CRAS Novo Horizonte deu início à entrega em domicílio, como forma de evitar a circulação e aglomeração das pessoas”.

Tatiane Almeida era beneficiária do Bolsa Família e agora passou a receber o Auxílio Emergencial do Governo Federal. Junto com o marido e sete filhos, a dona de casa mora no Novo Horizonte e passou a receber também a cesta básica destinada pela Prefeitura. “Sem estes alimentos, eu teria de cortar as despesas com itens de higiene e limpeza, e não conseguiria pagar as outras contas”.

Outra beneficiária que recebeu cesta básica nesta sexta-feira (24) foi Amábile Desidera, que também mora no Novo Horizonte, com o marido e dois filhos. Atualmente, Amábile está sem emprego, pois é faxineira e trabalhava em casas de idosos, que preferiram interromper as contratações como prevenção. “Eu nunca tinha acessado o CRAS, mas com o desemprego, uma amiga minha sugeriu que eu procurasse os seus serviços. Os preços dos alimentos nos supermercados estão muito altos e, com esta cesta, vai dar para comprar frutas, verduras e legumes. É uma ajuda que vem em boa hora”.

Foto posada de mulher segurando cesta básica em frente à fachada de uma casa, com blocos e telhas

Amábile foi uma das beneficiárias que receberam as cestas entregues pelo CRAS Novo Horizonte nesta sexta-feira (24)

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Prefeitura garante benefícios sociais à população atingida pela pandemia

publicada em 28/04/2020

Conforme previsto pela lei nº 8.265/14, que regula a Política Municipal de Assistência Social, a Prefeitura de Jundiaí tem garantido a destinação de auxílio à população em situação de vulnerabilidade social durante o período de calamidade pública, declarado pelo decreto nº 28.926/20. Com prioridade voltada para a garantia da Segurança Alimentar, como parte do Plano Emergencial lançado pelo prefeito Luiz Fernando Machado na última quinta-feira (23), as iniciativas da Prefeitura visam à garantia de sobrevivência dessa faixa da população e à reconstrução de sua autonomia, como estabelecido pela legislação.

O prefeito explica que as medidas da Prefeitura estão previstas em regulamento do órgão municipal de assistência social, para que não tenha conotação de distribuição de bens prevista na lei eleitoral, e têm como objetivo atender as pessoas atingidas pela situação de calamidade. “Estamos seguindo a hierarquia da lei municipal da assistência, que prevê a concessão de auxílio levando-se em consideração a situação de cada família ou indivíduo. E estamos acompanhando as medidas implementadas pelo Governo Federal, que já liberou recursos para pagamento do Auxílio Emergencial no valor de R$ 600 reais (até R$ 1.200, em alguns casos), para o público que estamos garantindo a entrega da cesta básica. A Prefeitura está atuando para garantir a segurança alimentar e o Governo Federal assegura a renda mínima para sobrevivência dessas famílias. Dessa forma, priorizamos os parcos recursos do orçamento do município e evitamos a sobreposição de benefícios.”

Homem com máscara empurrando carrinho com cestas básicas embaladas, com montes de cestas básicas e prateleiras ao fundo

Estimativa da Prefeitura é por capacidade de destinar até cerca de 54 mil cestas básicas até o final deste ano

De acordo com o Plano de Segurança Alimentar para Famílias Vulneráveis, elaborado pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), está em harmonia com o Plano Emergencial de Concessão de Benefícios Eventuais. O planejamento inicial prevê a destinação de cerca de 54 mil cestas básicas até o final deste ano. Segundo a gestora Nádia Taffarello, as medidas tomadas pela Prefeitura levam em conta os levantamentos realizados pela equipe técnica da Unidade. “Estimamos que os reflexos negativos da pandemia tenham um impacto imediato em cerca de seis mil famílias do Município: cinco mil que já estão no cadastro do Bolsa Família e outras mil novas que serão impactadas pelo desemprego e/ou por interrupção de atividades informais ou da única fonte de sustento dessas pessoas. Esses números serão monitorados mensalmente, para que possamos ajustar os benefícios ao longo do tempo. Ainda temos o auxílio calamidade de R$ 150, pago em parcela única, conforme está previsto no artigo 30 do Decreto municipal nº 25.713/15, que regulamenta a lei da Política Municipal de Assistência (8.265/14). Mas a proposta não é pagar para os mesmos beneficiários”.

Além do auxílio calamidade, são benefícios eventuais que o Município pode pagar em dinheiro os auxílios natalidade, por morte e vulnerabilidade temporária, com transferência na conta do beneficiário em valores de R$ 350, R$ 500 ou R$ 850, conforme avaliação técnica. Desde 2017, a Prefeitura já desembolsou a quantia de R$ 765 mil com pagamentos desses auxílios.

Somados a esses recursos, a UGADS forneceu também outros benefícios, como cestas básicas, kits emergenciais (como colchões, roupas de cama e banho e itens de higiene e limpeza), recâmbios de pessoas para outros municípios (fora os realizados no Centro Pop) e vale-fotos para documentos, totalizando mais R$ 432 mil de investimentos sociais. Segundo Nádia, “os recursos empregados na assistência social são objeto de prestação de contas trimestral ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), que avalia e aprova os números em plenária”.

Homem retirar cestas básicas de porta-malas de carro para entregar a uma mulher e três crianças em frente auma casa de tijolos com carro na garagem

Algumas unidades dos CRAS, como o Novo Horizonte, já fazem entrega em domicílio, a fim de evitar circulação e aglomeração de pessoas

Execução dos programas sociais
Até o momento, a Prefeitura já conta com cerca de 22 mil cestas básicas para distribuição, em pontos como os seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), CRIJU, Centro Pop, locais de parceiros e também, através de buscas ativas em comunidades carentes. Além do plano emergencial de segurança alimentar, estão previstos também o aumento em até 8 vezes das doações para até 61 toneladas de alimentos no Fundo Social de Solidariedade; em dobrar o fornecimento do Programa de Suplementação Alimentar da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS); e em quase triplicar as doações de cestas verdes do Banco de Alimentos Municipal, visando a ampliar o alcance do público alvo desses programas.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ

Cultura disponibiliza em seu site escolas e grupos com atividades durante o isolamento social

publicada em 30/04/2020

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) disponibiliza em seu site a divulgação de escolas e grupos do Município interessados em divulgar suas atividades durante o período de isolamento social no enfrentamento ao Coronavírus. O ambiente com os dados e links para as atividades online disponibilizadas pelas escolas pode ser acessado em cultura.jundiai.sp.gov.br/escolas-e-grupos-culturais/

Segundo o gestor, Marcelo Peroni, a UGC vem mantendo diálogo com a classe artística para entender suas demandas durante o período. “Esta iniciativa é mais uma que surgiu do nosso diálogo por videoconferência com representantes dos segmentos artísticos. Assim, enviamos um comunicado aos nossos contatos do Cadastro de Artistas e, com as respostas, estamos montando este ambiente.”

Os interessados na divulgação devem enviar um e-mail para cultura@jundiai.sp.gov.br com os seguintes dados: nome da escola, endereço, telefone, além de links para seus sites, redes sociais e ambiente onde disponibilizem as atividades online.

Peroni ressalta ainda que neste momento serão divulgados somente os dados de grupos e escolas. “Para a divulgação de iniciativas individuais, já contamos com o Cadastro de Artistas do site, em que qualquer pessoa pode realizar uma busca do tipo de artista e de que linguagem precisa.”

Assistência Social
Peroni compartilha também as orientações para os artistas que estiverem passando por dificuldades financeiras. “Dos nossos diálogos com os integrantes do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), surgiu a informação de que haveria artistas passando por sérias dificuldades financeiras e isso nos preocupou bastante. Por isso, buscamos orientação com a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), para direcionar os artistas ao Plano de Segurança Alimentar lançado pela Prefeitura”.

Quem estiver passando por problemas desse tipo deve procurar um dos seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), onde, após análise técnica, poderão ser fornecidas cestas básicas. A lista dos telefones para atendimentos dos CRAS pode ser consultada no site da Prefeitura.

Grupo de jovens em pé, em formato de círculo, em sala de piso de madeira e com janelas ao fundo

Ambiente foi criado para que escolas e grupos possam divulgar suas iniciativas online

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ

Novas máscaras garantem a segurança dos servidores da Assistência Social

publicada em 05/05/2020

Com serviços considerados essenciais à população pelo Decreto nº 28.926/2020, a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) adquiriu e distribuiu para os seus servidores máscaras de pano para reforçar as medidas de prevenção ao Coronavírus. No total, mil máscaras foram distribuídas para todos os servidores da Unidade, além das três unidades dos Conselhos Tutelares municipais, em kit composto por quatro itens e instruções para uso adequado e higienização.

Segundo a gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares, as máscaras deverão auxiliar a prevenção dos servidores. “Trata-se de uma preocupação nossa com a saúde de nossos colaboradores e de suas famílias. Por isso, realizamos a compra dessas máscaras antes mesmo das recomendações e da obrigatoriedade pelo uso delas”.

A UGADS recebeu também doação da empresa Suntech Supplies de 150 óculos, modelo equipamento de proteção individual (EPI), que foi também compartilhada com servidores da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

Atendimento a homem, de costa, realizado por mulheres, todos usando máscaras

Servidores dos CRAS, CREAS, Centro Pop, Conselhos Tutelaes e outros equipamentos ligados à UGADS receberam as máscaras

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ

Jardim Fepasa recebe doação de 2000 máscaras de tecido

publicada em 07/05/2020

Cerca de 2000 máscaras de tecido para proteção foram distribuídas na manhã desta quinta (07) aos moradores do Jardim Fepasa, primeiro dia de vigência do Decreto Estadual Nº 64.959/2020, que torna obrigatório o uso da máscara de proteção facial em todos os ambientes fora do domicílio. As máscaras distribuídas faziam parte do lote de doações feitos pelas empresas Companhia Saneamento Jundiaí (CSJ), Benassi São Paulo e JJR Empreendimentos ao Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), a partir da Rede de Cooperação.

A partir desta quinta (07), o uso de máscaras é obrigatório em todo o estado

A distribuição no bairro envolveu as Unidades de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Casa Civil (UGCC) e Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS).

“Neste primeiro dia de vigência da obrigatoriedade do decreto estadual para uso das máscaras, estamos começando a doação pelo Jardim Fepasa, mas também estenderemos as doações para os demais núcleos carentes da cidade”, explicou o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, mencionando que a ação também foi acompanhada pela equipe da Unidade Básica de Saúde da Vila Rio Branco, que assiste a população do Jardim Fepasa. “E também estamos fazendo algumas parcerias, como a do Jardim Novo Horizonte com a Casa da Fonte, que já desenvolve um trabalho assistencial naquele bairro e está produzindo máscaras para doação”.

Equipe de servidores que realizou a distribuição das máscaras de tecido

Para Shirley Aparecida Valentim Moraes, moradora e agente de desenvolvimento local do Jardim Fepasa, o decreto estadual é uma ferramenta importante para que as pessoas se protejam. “Fico muito feliz com essa doação porque, apesar de a gente saber que muita gente não usa porque não quer, tem muitas outras pessoas que não usam a máscara porque não têm”, comentou. “Precisamos que todos tenham consciência de que usar a máscara vai proteger sua própria vida, a de sua família e a do próximo”.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Com queda da temperatura, Prefeitura dá início à Operação Noites Frias 2020

publicada em 08/05/2020

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) deu início nessa quinta-feira (07) à Operação Noites Frias 2020. Com previsão de queda abrupta da temperatura, tendo chegado aos 11°C durante a madrugada, o serviço voltado à intensificação da busca ativa e acolhimento de pessoas em situação de rua realizou 46 abordagens e, dessas, 14 pessoas aceitaram abrigamento.

A todos os abordados foi aplicado formulário para mapeamento, para que, por meio de novas tentativas, seja reforçada a construção de vinculo. Para os acolhidos foram ainda ofertados no abrigo kit de higiene e de roupas e alimentação. Já para os que recusaram abrigo, foram entregues cobertores, meias e máscaras.

Três pessoas com máscaras e óculos oferecem recipiente com sopa para rapaz de lado com máscara e boné

Para os acolhidos são ofertados kit de higiene, roupas e alimentação, como o Programa de Suplementação Alimentar da FUMAS

Com novo formato desde 2018, a Operação é realizada nas noites com previsão de temperatura inferior a 13°C, independente do mês. Este ano, a Operação leva em conta ainda os levantamentos de distanciamento seguro, a fim de evitar aglomerações e combater a propagação do Coronavírus. Para tanto, os abrigamentos serão destinados ao abrigo emergencial montado no Complexo Esportivo Jardim Ângela, localizado na vila Aparecida, e ao SOS, Organizações da Sociedade Civil (OSC) da qual a Prefeitura compra vagas regulares de pernoite na modalidade casa de passagem.

A diretora do Departamento de Proteção Social Especial da UGADS, Ariane Rios, explica que os dois locais serão referência para a Operação. “Vínhamos promovendo a redução de acolhidos no abrigo emergencial e no SOS, destinando-os às outras OSC das quais a Prefeitura compra vagas, nas modalidades abrigo e república. Isso fez diminuir propositalmente os números de acolhidos nesses dois locais, a fim de que pudessem atender como referência a ‘Noites Frias’ e permitir que nos demais abrigos ficassem os acolhidos há mais tempo, evitando circulação e aglomeração de pessoas.”

No total, a Prefeitura compra, mensalmente, 102 vagas regulares de pernoites nas modalidades casa de passagem, abrigo e república em OSC do Município.

Mulher com avental e máscara abaixada, conversando com dois homens deitados sobre cobertores e caixas sobre uma calçada, apoiados em parede de azulejos

Para as pessoas que recusaram a ida ao abrigo, foram entregues cobertores, meias e máscaras.

A gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares, ressalta a importância dos parceiros. “Fizemos diversos levantamentos e análises antes de formatar o programa deste ano, a fim de resguardar a saúde dos nossos servidores e dos acolhidos. E contribuindo para isso, além das mil máscaras de pano que a UGADS comprou para os servidores, tivemos a contribuição de inúmeros parceiros, como diversas pessoas da sociedade civil, que doaram carne e kits lanches; a empresa Suntech Supplies, que doou 150 óculos, modelo equipamento de proteção individual (EPI); e a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), que entregou duas mil máscaras de pano para destinarmos aos usuários dos serviços da UGADS; entre outros parceiros”.

A porta de entrada para o atendimento à população em situação de rua e encaminhamento para os outros serviços da rede socioassistencial é o Centro Pop, que fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro. Sempre que alguém identificar uma pessoa pode orientá-la a buscar esse atendimento ou acionar ainda o serviço especializado de abordagem social pelo telefone (11) 98531-0146. Já em casos de identificada intoxicação ou ocorrências mais graves, o SAMU poderá ser acionado pelo telefone 192.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Primeiro fim de semana de Operação Noites Frias realiza cerca de 100 abordagens

publicada em 11/05/2020

Nos primeiros dias da Operação Noites Frias deste ano no Município, as taxas de aceite para abrigamento entre as pessoas abordadas pelas equipes da Prefeitura ficou na casa de pouco menos de 30%. Com atuação nas noites dessa quinta (07), sexta (08) e sábado (09), quando os termômetros marcaram números inferiores aos 13°C estabelecidos para que a Operação seja realizada, 95 pessoas em situação de rua foram abordadas e somente 26 aceitaram abrigamento.

Para a diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Ariane Goim Rios, números são bons. “Se considerarmos a complexidade para o estabelecimento de vínculo com esse público, os números são bons, mas trabalhamos para ampliá-lo, considerando também a oferta do auxílio emergencial pelo Governo Federal, que é um outro indicador neste período”.

As abordagens são realizadas pelas equipes do Centro Pop e do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), serviço contratado pela Prefeitura e prestado pelo SOS. Já as pessoas abrigadas são encaminhadas para o abrigo emergencial montado no Complexo Esportivo Jardim Ângela (vila Aparecida) ou para o SOS, onde a Prefeitura também compra vagas de abrigamento na modalidade casa de passagem. Este ano, a Operação leva em conta ainda os levantamentos de distanciamento seguro, a fim de evitar aglomerações e combater a propagação do Coronavírus.

Duas pessoas com aventais e máscaras entregam pacotes a pessoas enroladas em cobertores, em uma praça, à noite

Equipes da abordagem social monitoram os locais de maior concentração de pessoas em situação de rua para formatar o serviço

Para os acolhidos, além de pernoite, são ofertados kit de higiene e de roupas e alimentação. Já para os que recusaram abrigo, são entregues cobertores, meias e máscaras. A equipe técnica compila, ainda, um formulário com todas as abordagens, a fim de mapear as concentrações de pessoas e orientar os trabalhos das noites futuras.

“De acordo com a previsão do tempo, a Operação estará de volta esta noite e possivelmente no final da semana, quando as temperaturas devem tornar a cair. Realizamos a organização de acolhidos entre as mais de cem vagas que a Prefeitura compra em Organizações da Sociedade Civil (OSC) para abrigamento, de modo a agrupar acolhidos a mais tempo num local e novos abrigados no complexo esportivo e casa de passagem, evitando o contato entre aqueles com mais tempo acolhidos e aqueles com perfil maior de circulação”, explica Ariane.

Até esta segunda-feira (11), 30 pessoas encontravam-se abrigadas no complexo esportivo, mas três deles pediram desligamento do serviço.

A porta de entrada para o atendimento à população em situação de rua e encaminhamento para os outros serviços da rede socioassistencial é o Centro Pop, que fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro. Sempre que alguém identificar uma pessoa pode orientá-la a buscar esse atendimento ou acionar ainda o serviço especializado de abordagem social pelo telefone (11) 98531-0146. Já em casos de identificada intoxicação ou ocorrências mais graves, o SAMU poderá ser acionado pelo telefone 192.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ

Plano de Segurança Alimentar: Prefeitura fortalece buscas e doações nos bairros

publicada em 16/05/2020

Lançado pela Prefeitura em 23 de abril, o Plano de Segurança Alimentar para Famílias em Vulnerabilidade já realizou, em menos de um mês, a entrega de, aproximadamente, sete mil cestas básicas. As entregas, realizadas pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) com base nos levantamentos realizados no início da pandemia, têm sido fortalecidas por meio das parcerias com outros agentes nos bairros.

A gestora-adjunta da UGADS, Maria Brant, explica que o objetivo é fazer com que o benefício chegue a cada vez mais pessoas. “As ações de distribuição se concentram nos bairros com maior número de famílias em vulnerabilidade social, a partir dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Mas a fim de ampliar a alcance, temos contado cada vez mais com o importante apoio de outros agentes nos bairros, como paróquias, congregações religiosas, coletivos jovens e lideranças locais. Assim atingimos cada vez mais famílias e evitamos o risco de ofertar o benefício para as mesmas famílias já atendidas pelos parceiros”.

Nesta semana, por exemplo, o CRAS Tamoio promoveu na última quinta-feira (14) a entrega de 85 cestas para moradores da vila Nambi com o apoio da Associação Vicentinos do bairro. Na ocasião, foram também entregues 350 máscaras de pano aos beneficiários, fornecidas pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

Mulher entrega pequeno para mulher de costas, separadas por uma mesa com pacotes com alimentos

Junto com as cestas básicas, entregas na vila Nambi esta semana contaram com a distribuição de máscaras de pano pela UGPS

Além das cestas, a UGADS e a Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) ampliaram a capacidade de arrecadação de frutas, verduras e legumes e disponibilizam, semanalmente, 60 cestas verdes pelo Banco de Alimentos municipal e sacolas verdes para os idosos da Vila Dignidade e Condomínio do Idosos.

Em outra frente, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) já realizou também a distribuição de cerca de 800 kits de alimentação suplementar às famílias identificadas em vulnerabilidade pelas unidades escolares. As entregas, realizadas nos meses de março e abril, eram compostas de itens da merenda escolar, como arroz, feijão, açúcar, leite em pó, óleo e molho. Uma nova entrega, de outros nove mil kits, está prevista para até o final de maio.

Mulher com criança no colo coloca maço de verdura em sacola que outra mulher segura. Ao lado, sobre uma mesa, há uma caixa de plástico com alimentos ensacados dentro

Banco de Alimentos também aumentou a capacidade de arrecadação. entregas desta semana forma no CRAS Santa Gertrudes

Doações
Como parte do Plano, a Prefeitura já recebeu 18 mil cestas básicas (dez mil dos supermercados Tauste, sete mil dos supermercados Boa e outros mil da Coopercica), além de mais de 36 toneladas de alimentos não perecíveis, doados diretamente no Fundo Social de Solidariedade.

A meta do Plano é a distribuição de 54 mil cestas básicas para o atendimento da população vulnerável durante o período de pandemia. Os interessados em colaborar com a doações podem destiná-las ao Fundo Social (de segunda a sexta, das 8h às 17h, na avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, Portão 3, Parque da Uva, Anhangabaú) ou à Rede Jundiaí de Cooperação.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Famílias do São Camilo recebem 6 mil máscaras de tecido

publicada em 28/05/2020

As cerca de 75 famílias acompanhadas pelas visitadoras do programa Criança Feliz no território de atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Camilo foram as primeiras a receberem as máscaras de tecido doadas pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), na tarde desta quinta-feira (28). Ao todo o bairro São Camilo receberá 6 mil máscaras, que serão distribuídas para as pessoas em situação de vulnerabilidade.

Outros equipamentos ligados à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) também receberam máscaras da UGPS para entregas às famílias, como duas mil para os moradores do Jardim Fepasa e outras 300 do Jardim Sorocabana, por meio do Cras Central; e outras 350 para usuários do Cras Tamoio.

“O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) tem, a partir do monitoramento inteligente dos casos, com o Mapa de Calor, identificado os bairros com a necessidade de intervenções adicionais pela circulação do vírus. Nesse sentindo, Jundiaí garante a orientação à população, com a circulação de carro de som com mensagem sobre a importância da higienização adequada das mãos e a distribuição de máscaras de tecido, bem como o isolamento e distanciamento social”, detalha o gestor da UGPS, Tiago Texera.

Moça agachada, com máscara e protetor acrílico no rosto, entrega pacotes para casal sentado em sofás, com três meninos de colo

A família dos pequenos Benjamin, Isaac e João Miguel foi uma das que receberam as máscaras pelos visitadores do programa Criança Feliz

A diretora do Departamento de Proteção Social Básica da UGADS, Cássia Carpi do Prado, explica como as distribuições têm sido realizadas. “A entrega das máscaras pelas equipes dos Cras tem sido feita de modo integrada às outras entregas que já são realizadas às famílias em situação de vulnerabilidades social, como as cestas básicas do Plano de Segurança Alimentar para Famílias Vulneráveis e as cestas verdes do Banco de Alimentos municipal. Dessa forma, conhecendo os usuários dos serviços, conseguimos garantir que mais pessoas tenham acesso às máscaras e possam zelar pela saúde de suas famílias”.

Os pequenos Benjamin Sousa, de dois anos e meio, e Isaac, de um e meio, ganharam um novo irmãozinho, o João Miguel, há dois meses. Na tarde desta quinta-feira (28), junto com a mãe Talita, eles receberam da visitadora Amanda Correia as atividades do Criança Feliz para este mês e os kits com as máscaras. Para Simão Sousa, o pai deles, a entrega foi bem-vinda. “As atividades auxiliam muito no desenvolvimento deles e são uma oportunidade para brincar. Também iremos aproveitar as máscaras, que só não usamos quando estamos dentro de casa, como agora”, explica. Os artigos são indicados apenas para uso acima dos 2 anos de idade.

Outra família que recebeu a visita nesta tarde foi a da Lúcia Carvalho, que reside com seu marido e seis filhos. “Já temos algumas máscaras distribuídas pela Prefeitura por meio da entidade que meus filhos frequentam. Mas estas irão ajudar ainda mais”, explica a dona de casa que é também beneficiária do Banco de Alimentos municipal e está grávida, à espera do Gabriel, previsto para chegar em agosto.

Mulher sentada à beira da calçada, com crianças em torno, com mulher agachada, usando máscara e proteção de acrílico no rosto, entregando pequenos pacotes

Além das visitas pelo Criança Feliz, a família de Lúcia Carvalho participa também do Banco de Alimentos Municipal

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ

Plano de Segurança Alimentar atende a mais de 6 mil famílias

publicada em 29/05/2020

Dona Vera Lúcia Benedito de Oliveira, 67 anos, é aposentada. Com a pandemia do Novo Coroanvírus perdeu o complemento da renda que tinha com as faxinas que realizava. A situação, além de tirar a renda da família, ainda deixou todos tensos com medo de contrair a doença, que pode ser fatal para quem tem comorbidades, como é o caso da matriarca da família, que tem bronquite. No entanto, o acalento para a família do Almerinda Chaves e de outras 6 mil espalhadas pela cidade é a cesta básica recebida a partir do Plano de Segurança Alimentar para Famílias em Vulnerabilidade, implementado pela Prefeitura de Jundiaí, como mais uma ação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) na cidade.

A caixa com cerca de 15 quilos produtos entre arroz, feijão, macarrão, açúcar, café, sal, óleo, bolacha, molho de tomate, sardinha entre outros artigos é entregue para a família de Vera – que conta com sete integrantes, sendo quatro crianças – pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Novo Horizonte, a partir do cadastro realizado na Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), e viabilizado pelo Fundo Social de Solidariedade (Funss), com as doações recebidas pela sociedade civil e iniciativa privada.

“Se não fosse a cesta básica e o kit de alimentação que as crianças recebem por conta da escola, teríamos passado grandes dificuldades. Os alimentos chegam em boa hora. Esperamos que essa situação difícil passe logo. Essa doença pegou todos de surpresa. Ainda bem que temos essas ações da prefeitura para poder aliviar os problemas”, comenta a mulher, que deixou se preocupar com o ‘grosso’ das compras do mercado, podendo priorizar outras contas.

Dona Vera, após a pandemia do Novo Coronavírus, passou a receber a cesta básica pelo CRAS Novo Horizonte

Doações
A Campanha Permanente de Solidariedade do Fundo Social, que já era realizada no município ao longo do ano, hoje se tornou essencial para ajudar as famílias em vulnerabilidade e que foram afetadas pela pandemia.

Presidido pela primeira-dama, Vanessa Machado, a unidade tem como uma das metas, a viabilização de doações para as entidades com cadastro atualizado. São instituições, associações de moradores de bairro e igrejas que assistem crianças, jovens, adultos e idosos, bem como pessoas em situação de rua. “Com a pandemia, tivemos um aumento da demanda, causado pela perda do emprego, renda e crise gerada pela doença. Mas, Jundiaí é uma cidade muito solidária e preocupada com o bem-estar do outro. Mesmo neste período tão difícil para todos, o Fundo Social não deixou de receber doações da população. A partir do Plano de Segurança Alimentar e com o apoio da sociedade, não mediremos esforços para viabilizar o abastecimento dos lares das famílias em necessidade”, explica a presidente.

Primeira-dama Vanessa Machado recebe doações de alimentos para distribuição de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade

Desde março, quando houve a publicação do Decreto de Estado de Emergência, até o mês de maio, o Fundo Social recebeu, diretamente, em sua unidade, 50.524 quilos de alimentos não perecíveis. O Funss também arrecada outros itens, como água mineral; fraldas, roupas e toalhas de banho; produtos de limpeza e de higiene pessoal ração para animais; e saco de lixo.

Depois de triadas, parte das doações entregues no Fundo Social também é repassada para a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), responsável pela distribuição para as famílias em vulnerabilidade por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e pelo abrigo emergencial montado para a população em situação de rua no Complexo Esportivo Jardim Ângela.

A gestora-adjunta da pasta, Maria Brant, enfatiza os esforços conjuntos de diversas instituições e pessoas neste período. “Seguimos com nossos esforços em buscar atores locais que nos auxiliem na identificação das famílias mais necessitadas. Para citar um exemplo, as conferências de Vicentinos nos diversos bairros têm nos auxiliado e muito nesta tarefa. Essa identificação permite não somente que o benefício chegue a um número maior de pessoas e evitemos a duplicidade de cestas para as mesmas famílias. Isso sem contar como importante indicador a solidariedade e altruísmo de diversos beneficiários, que, quando ainda possuem alimentos em casa, dispensam as doações para que elas cheguem até outras famílias”.

Pelo Plano de Segurança Alimentar já foram recebidas 19,4 mil cestas básicas. Com a perspectiva de prolongamento da pandemia até o final do ano, a meta da administração é conseguir arrecadar 54 mil cestas para o atendimento da população.

Os interessados em realizar doações podem buscar pelo Fundo Social, localizado dentro do Parque da Uva, com acesso pela avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, bairro Anhangabaú. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Informações pelos telefones: (11) 4521-2762, 4521-2929 e 4521-6833.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Noites Frias: doação de carne reforça alimentação fornecida pela Prefeitura à população de rua

publicada em 02/06/2020

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) recebeu da empresa Aleris Nutrition uma doação de 284 quilos de carnes de origem bovina, suína, aviária e de peixe, em cortes diversos. Os itens irão complementar a alimentação fornecida à população em situação de rua durante a execução da Operação Noites Frias no Município. As doações foram armazenadas na cozinha da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) e estão sendo retiradas pelas Organizações da Sociedade Civil (OSC) contratadas pela Prefeitura para a oferta de vagas de abrigos para essa população.

Para a diretora do Departamento de Proteção Social Especial da UGADS, Ariane Rios, as doações e colaborações externas reforçam o trabalho da Prefeitura. “Estas doações foram destinadas ao Centro Terapêutico Educacional Cristão (CTEC) e Casa Santa Marta, OSC das quais a Prefeitura compra vagas de pernoite. Para a Operação, sem acréscimo nos repasses, sempre aumentamos o número de vagas e, por isso, a oferta de alimentação. Este ano, no entanto, tivemos de repensar os fluxos de acordo com a necessidade de distanciamento social. Assim, concentramos os pernoites de indivíduos recém-chegados no abrigo emergencial no complexo esportivo Jardim Ângela e no SOS (casa de passagem), e enviamos para o Santa Marta e CTEC aqueles que estão abrigados há mais tempo e para onde também destinamos estas doações, que em muito contribuem para a Prefeitura neste momento”.

Homem com roupa de proteção contra o frio manuseia caixas dente de câmara frigorífica

As doações foram armazenadas na cozinha da FUMAS e estão sendo retiradas pelas OSC contratadas pela Prefeitura para a oferta de vagas de abrigo

Com novo formato desde 2018, a Operação Noites Frias é realizada nas noites com previsão de temperatura inferior a 13°C, independente do mês. Este ano, a Operação leva em conta ainda os levantamentos de distanciamento seguro, a fim de evitar aglomerações e combater a propagação do Coronavírus.

As doações, sejam para a Operação Noites Frias, sejam para o Plano de Segurança Alimentar para Famílias em Vulnerabilidade (iniciativa da Prefeitura para auxílio às famílias impactadas pela pandemia), devem ser destinadas ao Fundo Social de Solidariedade do Município, que fica na avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, Anhangabaú (portão lateral do Parque da Uva). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados, e mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (11) 4521-2762, 4521-2929 e 4521-6833.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ

Doações de refrigerados reforçam cestas básicas fornecidas pela Prefeitura

publicada em 15/06/2020

A Prefeitura recebeu do Centro de Integração da Cidadania (CIC) de Jundiaí a doação de quase mil pacotes de proteína animal congelada, como salsichas e frangos. As doações reforçaram o cardápio garantido pelas cestas básicas do Plano de Segurança Alimentar para Famílias Vulneráveis, lançado em abril pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) da Prefeitura.

O CIC está ligado ao Governo do Estado de São Paulo e as doações foram destinadas via Fundo Social de Solidariedade (FUNSS) e contaram com a colaboração da empresa Perfetto Alimentos S.A para o transporte refrigerado até o Município.

Ao todo, mais de 600 famílias receberam partes dessas doações, realizadas pela Prefeitura por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) ao longo da última semana no Jardim Sorocabana, Vila Cristo, Jundiaí Mirim, Novo Horizonte, São Camilo e Tamoio.

A gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares, agradeceu a iniciativa dos parceiros pela doação. “Em nome da Prefeitura, agradeço a sensibilidade do CIC em colaborar com os nossos esforços pela garantia de segurança alimentar da população mais vulnerável do Município. Graças a essas doações, a Prefeitura consegue chegar além, não só até aqueles que já acessavam os equipamentos da rede socioassistencial, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), mas também até outros núcleos, e com uma oferta mais diversificada de alimentos”.

Duas mulheres à frente segurando cestas básicas com alimentos, com dois homens atrás usando máscaras

Doações reforçaram o cardápio garantido pelas cestas básicas do Plano de Segurança Alimentar para Famílias Vulneráveis

O plano emergencial prevê a destinação de cestas básicas para seis mil famílias previstas como as mais impactadas pelos reflexos econômicos da pandemia, como beneficiários do programa Bolsa Família, desempregados, trabalhadores informais e outros grupos afetados pela doença. Até o fim deste ano, o Plano prevê capacidade de entrega de até 54 mil cestas.

Assim como neste caso, os interessados em colaborar com a doações podem destiná-las ao Fundo Social (de segunda a sexta, das 8h às 17h, na avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, Portão 3, Parque da Uva, Anhangabaú) ou à Rede Jundiaí de Cooperação.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Atendimentos da Assistência Social aumentam por conta dos impactos da pandemia

publicada em 16/06/2020

Por conta dos impactos econômicos e sociais da pandemia do Novo Coronavírus, os equipamentos ligados à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) têm apresentado aumento nos números de atendimentos e de concessão de benefícios. Somente no mês de abril os seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) realizaram 9.552 atendimentos, número esse 250% maior do que a média mensal mantida ao longo do ano passado.

Também houve aumento considerável na distribuição de cestas básicas, pelo Plano de Segurança Alimentar para Famílias Vulneráveis, lançado pela Prefeitura, inicialmente, para seis mil famílias no Município, entre as beneficiárias do programa Bolsa Família e as mais impactadas pela pandemia. Somente pelo Plano até o momento, foram entregues à população 11.604 cestas pelos seis CRAS e pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS). Tais equipamentos entregaram juntos, ao longo do ano de 2019 inteiro, 1.387 cestas.

Para essa distribuição, os equipamentos contam com o apoio de associações que atuam nos territórios de vulnerabilidade e cada um deles estabeleceu a logística apropriada para o perfil de seus usuários, realizando a entrega em domicílio para residências em bairros mais afastados, evitando assim o deslocamento da população.

A diretora do Departamento de Proteção Social Básica da UGADS, Cássia Carpi do Prado, explica o planejamento do trabalho da Unidade no período. “Os esforços da UGADS são no sentido de minimizar os impactos causados à população vulnerável e garantir o acesso à segurança alimentar e a outros benefícios. Temos tido também a preocupação em disponibilizar máscaras e álcool gel aos usuários no acesso aos serviços, além da preocupação com a saúde dos servidores, que atuam na linha de frente no atendimento à população, e para os quais são oferecidos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários.”

Somente pelo Plano até o momento foram entregues à população 11.604 cestas pelos seis CRAS e pelo CREAS

Sobre os atendimentos, sejam eles técnicos ou para orientações em geral, os mesmos foram realizados por meio de tecnologias ou presencialmente, já que os equipamentos foram mantidos abertos por se tratarem de serviços considerados essenciais. Desde o início deste ano, os equipamentos da UGADS dispõem ainda de telefones celulares para atendimento via WhatsApp e, com a pandemia, esse serviço foi fortalecido, com a instalação do aplicativo Google Forms, o que dinamiza o atendimento com base na demanda apresentada pelo munícipe.

A coordenadora do Cras São Camilo, Patrícia Pierassi, explica as mudanças recentes naquele equipamento. “Temos voltado nosso olhar, antes concentrado no fortalecimento das famílias vulneráveis, para os atendimentos das cestas básicas pelo plano emergencial. Neste Cras, identificamos que mais de 90% dos atendidos têm acesso à internet, seja por equipamento próprio ou de amigos. Portanto, todos são atendidos, mas privilegiamos a modalidade online, pelo WhatsApp. Dessa forma, estimulamos que as pessoas fiquem em casa e evitem a circulação, salvaguardando a saúde dos usuários e dos servidores”, explica Patrícia, que, para ilustrar o aumento da demanda de trabalho, aponta o Caxambu, que faz parte do território daquele Cras, como bairro de onde antes não havia solicitações para atendimento.

Segundo Patrícia, o foco dos atendimentos tem sido o fornecimento das cestas básicas pelo plano emergencial

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

FUMAS recebe 1200 kits de escovação para as crianças do PSA

publicada em 17/06/2020

Em tempos de pandemia, muitas são as doações que contribuem para melhorar um pouco a vida de quem mais precisa. Nesta semana, a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) encaminhou uma doação feita pelo Governo Estadual através do Programa Criança Feliz, com os produtos sendo direcionados às crianças atendidas pelo Programa de Suplementação Alimentar (PSA) da FUMAS. As doações somam 1200 kits de escovação dental, compostos por uma pasta de dente, uma escova dental e um folheto ilustrativo com informações para as crianças assistidas pelo programa.

“Ficamos muito felizes com a doação encaminhada pela UGADS e tenho certeza de que as crianças também vão gostar muito”, comemorou a superintendente da FUMAS, Solange Marques. “Faremos a entrega de um kit por criança a partir desta quinta-feira e, como é uma doação grande, daqui um tempo, repetimos a entrega”.

Atualmente, o PSA oferece cerca de 1180 refeições por dia, beneficiando mais de 480 pessoas cadastradas em 8 pontos da cidades, além das parcerias com o Centro Pop e o SOS. É um programa direcionado para atender pessoas em vulnerabilidade social destinado a crianças de 6 meses a 12 anos, gestantes, mães lactantes, idosos e pessoas em estado de convalescença de alguma doença. Servida nos centros comunitários e nos pontos parceiros, excepcionalmente durante a pandemia a suplementação está sendo distribuída em embalagens descartáveis, para que sejam consumidas em casa.

Assessoria de Imprensa – FUMAS
Foto: Divulgação

Agentes Comunitários de Saúde identificam famílias vulneráveis em pandemia

publicada em 23/06/2020

As ações integradas desenvolvidas pela Prefeitura de Jundiaí e desencadeadas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) são desenvolvidas por equipes de diversas Unidades de Gestão (UGs) para o atendimento das necessidades da população em situação de vulnerabilidade. Nesta segunda-feira (22), 14 famílias da região da Vila Maringá, identificadas pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs) da Unidade Básica de Saúde do bairro, receberam cestas básicas do Plano de Segurança Alimentar para Famílias em Vulnerabilidade, organizado pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e Fundo Social de Solidariedade (Funss).

A família de Rone Vieira da Silva, 24 anos, passava por dificuldades por conta da pandemia. Desempregado há alguns meses, o ajudante de caminhão ficou sem qualquer tipo de renda nos últimos 90 dias por conta da pandemia do Novo Coronavírus. “Minha mãe é aposentada, mas somente uma renda não consegue arcar com todas as contas da casa. A cesta básica veio para aliviar as contas do mercado”, comemora o morador na área de reurbanização da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas).

A identificação da família de Rone e encaminhamento para a recepção da cesta foi feita por agentes comunitários de saúde (ACSs) da Nova UBS Maringá. Segundo a enfermeira da unidade, Jessica Cristina Ferreira da Costa a partir da ação territorial dos técnicos, a identificação de necessidades é direta. “A territorialização das agentes e o conhecimento que possuem dos cenários do bairro colaboram para o auxílio à população que está em dificuldades por conta da pandemia”, argumenta a enfermeira.

Entrega de cesta básica pelo Programa de Segurança Alimentar foi feita na Nova UBS Maringá

De acordo com a gestora-adjunta da UGADS, Maria Brant, os esforços conjuntos de diversas unidades e instituições, para a identificação e distribuição dos alimentos têm garantido o atendimento da demanda. “Temos recebido apoio de vários setores da sociedade, como os Vicentinos e lideranças locais, tanto para identificar como para entregar as cestas. Essa identificação permite não somente que o benefício chegue a um número maior de pessoas. Isso sem contar como importante indicador a solidariedade e altruísmo de diversos beneficiários, que, quando ainda possuem alimentos em casa, dispensam as doações para que elas cheguem até outras famílias”, comenta.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Assistência Social contrata realizadores de diagnóstico e Plano Municipal voltados aos idosos

publicada em 30/06/2020

A Prefeitura de Jundiaí contrata, para uso da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), empresa interessada em realizar um diagnóstico e também o Plano Municipal voltado para a pessoa idosa, durante o quadriênio 2020-2023. Diagnóstico e Plano deverão ser construídos com base na Política e Estatuto nacionais, bem como na legislação municipal.

As empresas interessadas devem se inscrever pelo site Compra Aberta da Prefeitura, entrando em Consulta de licitações e preenchendo o formulário em “Modalidade – Pregão Eletrônico, Unidade Compradora – PMJ e Nº da Compra – 70” até o dia 09 de julho, às 10h. Podem se inscrever empresas do ramo de atividades compatíveis ao objeto da contratação e devem reunir os requisitos exigidos. A contratação, feita por licitação, na modalidade pregão eletrônico, será no valor total de R$ 141 mil e terá duração de seis meses.

Para a gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares, o diagnóstico e o plano deverão orientar as decisões da Prefeitura na criação de políticas públicas. “Dessa forma, conseguimos pautar de modo ainda mais certeiro as decisões voltadas às demandas da pessoa idosa no Município. Isso vai também ao encontro da preocupação recorrente do governo com os idosos, que resultou, nos últimos anos, na obtenção do Selo Pleno pelo programa estadual SP Amigo do Idoso, a reforma do CRIJU e a reforma e reabertura do Centro de Convivência do Idoso (CCI).”

Diagnóstico e plano deverão orientar as decisões da Prefeitura na criação de políticas públicas voltadas à pessoa idosa

A contratação será por seis meses, período em que a empresa contratada deverá realizar reuniões de planejamento com o Conselho Gestor do Comdipi e outros setores, análise e sistematização de dados, realização de oficinas, apresentação dos documentos e de relatório final, além da indicação de caminhos para implementação e modelos de avaliação para aplicação durante a vigência do quadriênio do Plano.

Mais detalhes sobre a credenciamento, condições de participação, documentação necessária, classificação de propostas e outros podem ser consultados no site da Compra Aberta ou pelo Fale Conosco do site.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ

Banco Alimentos mais que dobra de capacidade de doações durante a pandemia

publicada em 10/07/2020

Como parte do Plano de Segurança Alimentar para Famílias Vulneráveis, lançado em abril deste ano, a Prefeitura mais que dobrou a captação e entrega das cestas verdes pelo Banco de Alimentos municipal. Com média mensal de 2,08 toneladas de doações líquidas no primeiro trimestre, esse número saltou para 5,2 toneladas nos meses de abril, maio e junho, portanto, uma média 2,5 vezes maior. Entre os novos beneficiários, foram incluídos os cerca de 22 moradores da Vila dos Idosos e outros 17 do Programa Vida Longa (antiga Vila Dignidade), pessoas com mais de 60 anos e consideradas mais vulneráveis ao coronavírus, com o intuito de colaborar com o seu isolamento social e salvaguarda da saúde.

Nas sacolas verdes que o casal Antônio e Sandra Jacintho recebeu nesta quinta-feira (09) havia couve, escarola, alface, tomates, cenouras e outros. “Estas sacolas auxiliam muito, pois consumimos muita verdura e legumes, para saladas e sopas. Hoje seria dia de ir à feira e temos evitado sair durante a pandemia. Além destas sacolas, que vêm quinzenalmente, recebemos também as cestas básicas da Prefeitura. Este é um lugar e o apoio da Prefeitura são bênçãos em nossas vidas”, comemora a moradora de 65 anos, uma das primeiras moradoras do local, onde vive há cinco anos.

Moradores da casa 8, Antônio e Sandra podem evitar a ida à feira para garantir as verduras e legumes de que tanto gostam

Como o número de pessoas por residência nesses casos é inferior, em vez de cesta do Banco de Alimentos, os idosos recebem “sacolas verdes”, mas com os mesmos itens, com periodicidade quinzenal. E uma vez por mês recebem ainda as cestas básicas do Plano de Segurança Alimentar.

Para a gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares, o momento exige um olhar atento aos idosos. “Uma das preocupações que tivemos ao formatar o Banco de Alimentos foi pensá-lo como política pública, que trabalhasse na garantia de segurança alimentar e que pudesse se articular com outras políticas municipais. Dessa forma, os beneficiários em Jundiaí são pessoas do público já vinculado à rede socioassistencial e, neste momento, entendemos a importância de incluir os idosos. Por razões como essas e esse olhar para esse público é que Jundiaí faz parte do seleto número de Municípios com Selo Pleno pelo Programa estadual SP Amigo do Idoso”.

O Banco de Alimentos é um programa da Prefeitura, por meio das Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e de Promoção da Saúde (UGPS), e da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS). Atualmente cerca de 316 famílias são beneficiárias do programa, com alternância de destinações, para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Novo Horizonte, São Camilo, Vista Alegre, Santa Gertrudes e Central (no Jardim Fepasa), em ambos os equipamentos voltados aos idosos, e eventuais entregas no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e Casa Sol.

As arrecadações e entregas de frutas, verduras e legumes, que antes da pandemia eram feitas semanalmente, passaram a ser feitas duas vezes por semana pela UGADS em doadores parceiros, como no Ceasa Jundiaí – ECAJ (Entreposto Central de Abastecimento Jundiaí) e supermercados da Rede Boa/Dom Olívio. Encaminhados à cozinha industrial da FUMAS, os itens são pesados, higienizados e montados em cestas ou sacolas verdes para distribuição.

Além das sacolas verdes, idosos de ambos os equipamentos recebem também as cestas do Plano de Segurança Alimentar

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Ações no Município comemoram os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

publicada em 13/07/2020

Algumas ações temáticas comemoraram nesta segunda-feira (13) os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído pela Lei 8.069, no dia 13 de julho de 1990. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) disponibilizou em seu site um e-book com o texto do Estatuto, de modo compilado, simplificado e interativo, para acesso aberto da população. Também foi produzido um vídeo, com o histórico e curiosidades sobre o ECA e está disponível no site do Conselho.

Também foi realizada pelo Conselho Tutelar de Jundiaí uma videoconferência para comemorar a data, sobre o histórico da lei, suas atribuições, a garantia de direitos e a realidade do Município. Com transmissão pelas redes sociais do CMDCA e apoio da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC) da Prefeitura, por meio do Núcleo de Articulação de Políticas Públicas, o encontro online contou com a mediação do conselheiro Bruno Barbosa e as participações da educadora social Lucinda Cantoni Lopes, da conselheira Cláudia Tofoli, da promotora da Infância e Juventude.

Para a presidente do CMDCA, Alda Maria Carrara, iniciativas demonstram o entendimento da sociedade acerca do assunto. “A comemoração desta data demonstra como Jundiaí avança em novas conquistas na garantia de direitos para as crianças e adolescentes e o comprometimento dos atores que, em diversos âmbitos da sociedade, entendem essa importância. Na live, por exemplo, contamos com a presença da Lucinda, que a história do ECA presente em nossa cidade e cuja mobilização culminou num resultado nacional. Muito já se conquistou, no sentido de políticas públicas e de reconhecimento pelo trabalho já feito, mas continuamos caminhando, alavancando outras questões que devem avançar, sempre interiorizando a importância das crianças e dos adolescentes enquanto prioridades absolutas”.

Ações temáticas comemoraram no Município os 30 anos do ECA

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ

Prefeitura realiza a entrega dos cartões do Bom Prato

publicada em 14/07/2020

A Prefeitura iniciou a entrega dos cartões que dão direito a refeições gratuitas no Bom Prato no Município. Concedidos pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS), os cartões magnéticos garantem café-da-manhã, almoço e jantar no local a pessoas em situação de rua não abrigadas do Município. As entregas ficaram sob a responsabilidade da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), por meio do Centro Pop e do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS). O custeio pela gratuidade fica todo por conta do Estado.

A diretora do Departamento de Proteção Social Especial da UGADS, Ariane Rios, explica que o benefício é concedido para distribuição das Prefeituras onde há restaurantes da rede e que sinalizaram interesse. “Entendemos a importância de garantir a segurança alimentar das pessoas em situação de rua neste momento de maior vulnerabilidade decorrente da pandemia e, por isso, sinalizamos nosso interesse à SEDS, em relação à sua resolução nº 15/2020, que era facultativa. Nossa equipe técnica passou por capacitação e, na entrega, os beneficiários são orientados quanto à importância dos cuidados com a higiene pessoal, com os espaços públicos e com a limpeza urbana”.

O benefício, válido até 30 de julho, com possibilidade de prorrogação, é voltado às pessoas em situação de rua que não estiverem em acompanhamento e abrigamento pelas vagas compradas pela Prefeitura em Organizações da Sociedade Civil (OSC), nas modalidades abrigo, casa de passagem, república. Cada cartão tem validade somente no Município onde foi entregue.

O custeio pela gratuidade das refeições fica por conta do governo estadual

O quantitativo de cartões é definido pela SEDS, com base nos números do Plano Municipal de Assistência Social (PMAS) e de censo realizado anualmente pela Prefeitura.

Limpeza urbana
Assim como em outros locais de grande circulação, o entorno do Bom Prato tem recebido da Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), ações intensificadas e frequentes de desinfecção com caminhão de hidrojateamento (aplicação de jato de água com alta pressão), além do aumento da frequência de varrições e reforço na disponibilidade de contêineres e lixeiras.

A Prefeitura também já realizou, por meio da Rede Jundiaí de Cooperação da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), a distribuição de máscaras de tecido no local. As ações fazem parte das iniciativas estabelecidas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) com o objetivo conter o avanço da pandemia.

Prefeitura já realizou entregas de máscaras de pano na entrada do local

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Jundiaí paga auxílio para famílias em vulnerabilidade social

publicada em 21/07/2020

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) iniciou o credenciamento dos beneficiários do auxílio calamidade pública, após regulamentar os critérios de pagamento através da Portaria UGADS nº 03/2020, publicada na Imprensa Oficial do dia 03 de julho de 2020 (páginas 23 a 24). O município declarou estado de calamidade pública por meio do Decreto nº 28.926, publicado na Imprensa Oficial do dia 24 de março de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus.

O auxílio calamidade foi estabelecido pela lei municipal nº 8.265/14, que regula a Política de Assistência Social em Jundiaí, porém nunca havia sido pago. O benefício no valor de R$ 150,00 é entregue através de cartão pré-pago, denominado Duo Card, com função saque, comercializado pela empresa Ticket com saldo creditado integralmente pela Prefeitura, em parcela única, conforme definido na lei e deve ser sacado em caixa eletrônico da rede Banco 24 horas, para maior segurança do usuário.

No total, a Prefeitura irá distribuir dois mil cartões até o final do ano, com investimento social de R$ 300 mil a famílias que se enquadram nos critérios de vulnerabilidade social discriminados na Portaria nº 03/2020.

A moradora do Jardim Novo Horizonte Ana Claudia Santiago Silva recebeu o cartão no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em seu bairro. A situação dela atende os critérios estabelecidos para o auxílio. “Procurei o CRAS, pois meu marido está desempregado e meus filhos Natally e Marcos já tiveram asma e bronquite ao longo da infância. Achei o método de saque muito fácil e este dinheiro irá nos ajudar a comprar frutas, que as crianças pedem bastante”.

Ana Cláudia recebeu seu cartão no CRAS Novo Horizonte e avaliou ser muito fácil o método para saque do dinheiro

A gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares, explica a escolha da modalidade de pagamento. “Escolhemos como forma de pagamento o cartão, pensando na população mais fragilizada, que tem sofrido em filas de bancos, com risco de contaminação pelo coronavírus. Isso serviu de experiência para que não repetíssemos o mesmo modelo”, destaca.

Com base na lei e na Portaria municipal, têm direito ao benefício famílias em alto risco social que: estejam em situação de pobreza (renda familiar mensal per capita de até R$ 178) ou extrema pobreza (renda familiar mensal per capita de até R$ 89), com ou sem Cadastro Único , considerando na contagem da renda o recebimento de Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o auxílio emergencial do governo federal; que residam em moradia precária, com grande concentração de pessoas, incluindo crianças, adolescentes ou indivíduos do grupo de risco (idosos ou pessoas com deficiência ou doenças crônicas); idosos que residem sozinhos; ou chefiadas por pessoas que não têm trabalho formal e se encontram impedidas de trabalhar neste período por conta da pandemia, cadastradas ou não como autônomos ou MEI, e não vinculadas ao sistema de seguridade social do INSS.

Os atendimentos e entregas de cartões são feitos nos seis CRAS, no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e no Centro Pop, espalhados pelo município. A fim de evitar deslocamentos e aglomerações, as pessoas que se enquadram nos critérios e quiserem solicitar o auxílio devem procurar esses equipamentos da assistência social, pelos telefones indicados abaixo ou pelo WhatsApp. As famílias selecionadas são contatadas pelos serviços, que orientam quanto à documentação necessária.

Outras ações
Além do auxílio calamidade, outros benefícios eventuais são pagos pelo Município para famílias em situação de vulnerabilidade temporária, conforme avaliação técnica. Desde 2017 até o primeiro trimestre deste ano, foi paga a quantia de R$ 765 mil com esses benefícios, com aprovação em plenária do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Outros R$ 432 mil foram investidos no mesmo período para as compras de cestas básicas, compras de colchões, roupas de cama e banho e itens de higiene e limpeza, e recâmbios de pessoas para outros municípios.

Também já foram entregues, pelo Plano de Segurança Alimentar para Famílias Vulneráveis, mais de 19,2 mil cestas básicas desde o mês de abril. “Com o auxílio calamidade, esperamos chegar até as famílias mais vulneráveis, prioritariamente aquelas que porventura ainda não tenham acessado nenhum dos benefícios oferecidos pela Prefeitura, nem o auxílio emergencial do governo federal, cumprindo as determinações da legislação municipal”, afirma a gestora.

Os equipamentos da UGADS podem ser acessados pelos números:

Outras ações: Prefeitura já entregou mais de 19,2 mil cestas básicas pelo Plano de Segurança Alimentar

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ

Prefeitura aumenta prazo para solicitação de auxílio natalidade por conta da pandemia

publicada em 22/07/2020

A Prefeitura aumentou de 90 para 120 dias o prazo para que famílias em situação de vulnerabilidade social requeiram o benefício eventual de auxílio natalidade. A medida visa à proteção das famílias e dos recém-nascidos durante a pandemia, conforme estabelecido pelo decreto nº 29.093/2020, publicado na página 04 da edição 4758 da Imprensa Oficial, e tem validade enquanto estiver decretado estado de calamidade pública no Município.

O benefício, no valor de R$ 350, é pago em parcela única, por meio de depósito em conta bancária (famílias sem acesso são orientadas a abrir conta social na Caixa ou outros bancos estatais). A gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Nádia Taffarello Soares, explica as medidas já tomadas durante a pandemia. “Esta novidade do Executivo se soma a outras iniciativas da UGADS para preservar a saúde dos nossos usuários e servidores. Além de estender o prazo para solicitação, pedimos que as pessoas busquem inicialmente o atendimento nos CRAS e CREAS por telefone ou WhatsApp, assim elas serão direcionadas de forma mais rápida e segura.”

Têm direito ao benefício, após análise técnica e socioeconômica dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), famílias de baixa renda – renda familiar mensal per capita de até R$ 89 (extrema pobreza) e de até R$ 178 (pobreza) – prioritariamente com inscrição no Cadastro Único.

São documentos necessários para a solicitação: certidão de nascimento e carteira de vacinação do recém-nascido e comprovantes de residência e de renda de todos os membros da família.

Para proteger os bebês e as famílias, prazo para solicitação do benefício eventual subiu de 90 para 120 dias

Benefícios Eventuais
Conforme previsto pelo decreto 25.713/2015, além do auxílio natalidade, são benefícios eventuais que o Município pode pagar em dinheiro os auxílios por morte, vulnerabilidade temporária e calamidade, conforme avaliação técnica. Desde 2017 até o primeiro trimestre deste ano, foi paga pela Prefeitura a quantia de R$ 765 mil com os três primeiros benefícios, com aprovação em plenária do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Outros R$ 432 mil foram investidos pela UGADS no mesmo período para as compras de cestas básicas, compras de colchões, roupas de cama e banho e itens de higiene e limpeza, e recâmbios de pessoas para outros municípios. Outros R$ 300 mil serão investidos pela Prefeitura até o fim do ano pelo auxílio calamidade.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ

Fundo Social está recebendo doações de ração para cães e gatos

publicada em 22/07/2020
Doação feita em abril foi destinada a animais de pessoas em vulnerabilidade social

Doação feita em abril foi destinada a animais de pessoas em vulnerabilidade social

O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) está aceitando doação de ração para cães e gatos de famílias em vulnerabilidade social. Os interessados em colaborar devem entregar seus donativos na sede da instituição – Av. Manoela Lacerda de Vergueiro, s/no, portão 3, anexo ao Parque da Uva – Anhangabaú.

São parceiros do Funss na ação o Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA) e a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).

Em meados de abril, o DEBEA de Jundiaí recebeu a doação de 150 quilos de ração para cachorro, feita pela empresa Special Dog. O alimento foi destinado a cães de pessoas em vulnerabilidade social, incluindo as que estavam nas ruas de Jundiaí e são acolhidas pelo Centro POP, ligado à UGADS.

“Com o isolamento social e o risco de contaminação pelo Novo Coronavírus, a dificuldade em conseguir ração aumentou. Por isso, estamos fazendo uma campanha junto à população para que ela contribua”, disse Daniela Araújo Passos, diretora do DEBEA.

“Muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social vivem em áreas rurais e com muitos animais de estimação. Queremos ajudar quem está sem trabalho e renda a sustentar seus cães e gatos”, completou Maria Brant, gestora-adjunta da UGADS.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação PMJ

Com investimentos de mais de R$ 90 mil, Prefeitura conclui reforma do Criju

publicada em 27/07/2020

A Prefeitura concluiu as obras de reforma do Centro de Referência do Idoso (Criju), equipamento municipal voltado ao lazer e bem-estar da população idosa do Município. Com investimento de mais de R$ 90 mil pelo programa Avança, o espaço teve o seu telhado e calhas completamente reformados, ganhou pinturas interna e externa, recebeu reparos necessários, teve um de seus muros reformados (por conta da queda de uma árvore devido à chuva), além de ganhar uma academia ao ar livre.

Jundiaí possui atualmente população idosa composta por cerca de 70 mil pessoas e, dos 645 municípios paulistas, compõe, com apenas outros três Municípios do Estado, o grupo de contemplados pelo Selo Pleno do programa estadual SP Amigo do Idoso.

Por conta da pandemia, ainda não há previsão para a retomada das atividades no local, uma vez que os idosos fazem parte de um dos grupos mais vulneráveis à pandemia. Durante as intervenções no local e até o início da pandemia, as atividades oferecidas, como oficinas, práticas esportivas, dinâmicas em grupo e o tradicional Baile dos Idosos aos sábados, não foram encerradas. Com exceção das atividades em recesso ou renovação de contrato, todas contaram com as cessões de outros espaços, como a TVTEC e a Associação dos Aposentados.

Reforma do espaço contou com R$ 90 mil em investimentos da Prefeitura pelo programa Avança Jundiaí

Para o diretor do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças da UGADS, Enrico Arkchimor Milamonti, reformas deixam o espaço da forma como os usuários merecem. “A reforma do Criju era uma demanda antiga de seus frequentadores e tornou o lugar mais agradável, bonito e ventilado, da forma como os idosos merecem. Após a instalação da academia ao ar livre, finalizamos as obras com a reforma do palco e a conclusão do paisagismo externo. O Criju agora fica pronto, à espera de seus frequentadores, para quando puderem retornar às atividades com segurança”.

Em espaço interno também reformado, voltou ao funcionamento, ainda em junho, o Ambulatório de Saúde do Idoso da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). A retomada dos atendimentos de Geriatria segue protocolo de segurança, com ampliação do espaçamento entre as consultas, a fim de evitar o contato entre os idosos atendidos.

Além do Criju, os idosos residentes no Município também dispõem do Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado na Vila Hortolândia e que, por conta da pandemia, é atualmente utilizado pela UGPS como Pronto Socorro Exclusivo Coronavírus.

Em espaço interno também reformado, voltou ao funcionamento, ainda em junho, o Ambulatório de Saúde do Idoso da UGPS

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ

Abrigo emergencial recebe doação de camas e colchões do governo do Estado

publicada em 28/07/2020

O abrigo emergencial montado pela Prefeitura no Complexo Esportivo Jardim Ângela recebeu nesta terça-feira (28) a doação de 20 camas e 20 colchões, destinados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS), além de verba de R$ 10 mil para a compra de insumos. O espaço, montado pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) na vila Aparecida iniciou seu funcionamento em março deste ano como medida para enfrentamento ao Coronavírus e para abrigamentos da Operação Noites Frias.

Para a diretora do Departamento de Proteção Social Especial da UGADS, Ariane Rios, doações qualificam o serviço que já é prestado pela Prefeitura no local. “As destinações da SEDS irão nos ajudar a aprimorar em qualidade o serviço que já é oferecido no abrigo, onde são oferecidos diversos serviços, com atenção aos cuidados sanitários e preventivos”.

As doações vieram a Jundiaí por meio da resolução SEDS nº 17/2020, através de repasse financeiro de recursos estaduais e transferência de insumos recebidos pela SEDS da iniciativa privada. O aporte e a quantidade de materiais foram definidos pela SEDS, com base nos números de pessoas em situação de rua registados nos Cadastros Únicos de cada Município.

Novas camas e colchões foram instalados, respeitando-se o distanciamento seguro para prevenção à pandemia

Abrigo emergencial
No espaço, cedido pela Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), o abrigamento respeita as orientações sanitárias e os levantamentos de demandas do Município realizados pelo Departamento de Proteção Social Especial da UGADS. Na estrutura, que funciona 24 horas sob supervisão da Prefeitura e da Guarda Municipal, são oferecidos pernoite (em leitos que respeitem o distanciamento necessário), cronograma de atividades atendimento técnico, além de banhos, alimentação, roupas e atendimento de saúde, por meio de visitas do Consultório na Rua da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

Durante o período, a Prefeitura também recebe doações de itens de higiene pessoal (sabonetes, xampus, escova e pasta de dente), limpeza em geral, vestuário, roupa de banho, água mineral, sacos de lixo, além de ração para os cães de estimação das pessoas abrigadas (parceria com o Departamento do Bem-Estar Animal – Debea). As doações devem ser enviadas para o Fundo Social de Solidariedade, que fica anexo ao Parque da Uva, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para os atendimentos no abrigo, o encaminhamento é feito por meio do Centro Pop (rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro) e do Serviço Especial de Abordagem Social (SEAS), serviço contratado pela Prefeitura e operado pelo Serviço de Obras Sociais (SOS). Todo munícipe que visualizar alguém em situação de rua deve acionar o telefone da abordagem social pelo número (11) 98531-0146, para que seja realizada a busca ativa e direcionamento.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ

Prefeitura e Conselho selecionam projetos voltados a crianças e adolescentes acolhidos

publicada em 29/07/2020

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), selecionam projetos de atividades e ações voltadas a crianças e adolescentes em acolhimento familiar ou institucional.

Serão selecionados projetos apresentados por Organizações da Sociedade Civil (OSC) para firmar parceria, com financiamento integral ou parcial com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). No total, serão investidos cerca R$ 203 mil.

As OSC interessadas devem apresentar suas propostas entre os dias 11 e 14 de agosto, das 9h às 11h e das 14h às 16h, na sede da UGADS, que fica na rua Senador Fonseca, 605, Centro. No envelope com a proposta, os interessados deverão apresentar os documentos solicitados e os formulários com descrição da proposta, termo de credenciamento, diretrizes, declarações e outros anexos preenchidos.

A abertura das propostas será feita em sessão pública, no mesmo local, no dia 18 de agosto, às 10h, quando poderá participar um representante de cada proponente. Serão aprovados até dois projetos, com vigência de doze meses a partir da assinatura do termo.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4522-0333 no espaço de Conselhos da UGADS ou no edital de chamamento UGADS nº 02/2020, publicado na edição 4764 da Imprensa Oficial, entre as páginas 49 e 62.

Solicitamos a marcação de entrevista para amanhã (30.07), às 7h15, sobre o funcionamento do abrigo emergencial no CECE Jardim Ângela e sobre a operação noites frias

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ

Família Acolhedora: Prefeitura convida novos voluntários para os acolhimentos

publicada em 29/07/2020

Foi numa busca no site da Prefeitura sobre passeios monitorados à Serra do Japi que Juceli Oliveira descobriu o “Família Acolhedora”. O programa, vinculado à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), trata do acolhimento de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar em residências de outras famílias voluntárias. Há pouco mais de um mês, Juceli e sua família dedicam seus cuidados e afetos a um bebê de cinco meses, o segundo acolhido pela família.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO GRATUITA PARA O SERVIÇO

“Nosso primeiro acolhimento durou um ano e foi uma menina, com quem ainda temos contato. Ela foi encaminhada para adoção e sua nova família nos escolheu para sermos os padrinhos. Já este segundo bebê, apesar de diagnosticado com probabilidade de problemas motores, tem se desenvolvido bastante. Acho que é graças ao carinho e os cuidados maternais que tem recebido, pois eu não conheço outra forma de se cuidar de uma criança senão como uma mãe”, comenta Juceli.

Juceli e Wilson têm uma neta e três filhos, dois deles casados e que moram fora do país. Sobre as dificuldades da despedida ao fim do acolhimento, o marido acredita na vitória do altruísmo. “Por causa do apego à criança, a despedida é sim sofrida. Mas me parece muito egoísta deixar de fazer o bem ao próximo com a desculpa de não querer sofrer. A criança se adapta muito rapidamente às suas novas realidades e vê-las bem faz a saudade passar. O sofrimento não se compara ao bem que o acolhimento em família pode fazer para a preservação e crescimento da criança”, pondera Wilson.

Juceli e Wilson descobriram o programa durante uma busca no site da Prefeitura sobre visitas monitoradas à serra

O serviço
A diretora do Departamento de Proteção Social Especial da UGADS, Ariane Rios, explica a atuação da Prefeitura por meio do serviço. “A UGADS compreende que a modalidade de acolhimento familiar é uma tendência mundial e traz inúmeros ganhos para as crianças e adolescentes, como a convivência familiar saudável, a sensação de proteção e o estabelecimento de vínculos afetivos fundamentais para o desenvolvimento emocional. Nesse sentido, temos apostado cada vez mais no fortalecimento deste serviço no Município e para isso contamos cada vez mais com a adesão de novas famílias voluntárias”.

Batizado no Município de “Travessia”, o serviço é voltado a pessoas que não estiverem na fila de adoção e estejam interessadas no acolhimento temporário, sob decisão judicial, de até dois anos. Os inscritos devem residir em Jundiaí, ter mais de 21 anos e não possuir pendências judiciais, problemas psiquiátricos e/ou dependência de substâncias psicoativas. Após a inscrição são realizadas entrevistas, visitas domiciliares e encontros de capacitação.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO GRATUITA PARA O SERVIÇO

Enquanto política pública de encaminhamento sigiloso, podem ser direcionadas para acolhimento provisório desde crianças recém-nascidas até adolescentes de até 17 anos afastados do seio familiar por determinação judicial por causas diversas, como negligência, maus tratos, uso de substâncias psicoativas, violência e abandono.
O serviço em Jundiaí fica na avenida Dr. Pedro Soares de Camargo, 587, Anhangabaú. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (11) 4521-5550.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ

Prefeitura apoia campanha nacional de combate à violência contra a mulher

publicada em 31/07/2020

A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e da Assessoria de Políticas Públicas para as Mulheres da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), apoia a campanha Sinal Vermelho para a Violência Doméstica. A iniciativa, lançada este ano pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), visa ao enfrentamento da violência contra as mulheres e à subnotificação de casos por conta do isolamento social ocasionado pela pandemia.

A campanha credenciou mais de dez mil farmácias e drogarias no País onde basta que a vítima marque um “X” com caneta ou batom vermelhos na mão se quiser sinalizar situação de violência e os funcionários entrem em contato com o 190 para reportar a situação.

Além do apoio à iniciativa, a Prefeitura dá suporte à mulher vítima de violência, como a criação da Patrulha Maria da Penha e tem fortalecido junto à rede socioassistencial as orientações para os protocolos de denúncia na identificação dos casos durante o isolamento social. Como por exemplo, a possibilidade de registro digital de boletim ocorrência para a Polícia Civil, sem a necessidade de ida até a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) ou outras delegacias.

“A Prefeitura quis dar visibilidade a esta campanha, a fim de que ela se some a outras frentes de ação no apoio à vítima. Isso deverá ser muito importante principalmente para a população mais vulnerável, que poderá encontrar nas farmácias e drogarias mais um ponto de apoio para denúncia”, explica a diretora do Departamento de Proteção Especial da UGADS, Ariane Rios.

Vítimas devem marcar um “X” com caneta ou batom vermelhos na mão se quiser sinalizar situação de violência

No Município, o atendimento à mulher vítima de violência é feito no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas). Entretanto, as vítimas podem buscar também o início do serviço em um dos seis Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que são a porta do serviço socioassistencial da rede. Há também a Casa Sol, abrigo sigiloso para mulheres sob ameaça ou risco de morte. A Prefeitura realiza ainda dois programas voltados aos autores de violência, o “Voz da Consciência” e o “Por onde andei”, que são, respectivamente, realizados com os presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Jundiaí (atualmente suspenso por conta da pandemia) e para homens que buscam o serviço de forma espontânea quanto através de encaminhamentos do Poder Judiciário ou da rede socioassistencial (realizado no período de forma online).

A farmacêutica e membro do Conselho Regional Farmácia do Estado de São Paulo, Fernanda Carvalho, agradece a adesão e divulgação da campanha pela rede socioassistencial. “Busquei o apoio da Prefeitura, enquanto um excelente canal de comunicação não só para a população quanto para a rede de farmácias e drogarias do Município. Esses estabelecimentos são muito numéricos e estão inseridos nas comunidades, sendo assim locais onde as pessoas possam se sentir acolhidas. Agradeço o engajamento de todos nesta causa, que traz em sua essência o apoio ao ser humano”.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ

Noites Frias: Operação já realizou mais de mil abordagens este ano

publicada em 01/08/2020

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) realizou na noite dessa quinta-feira (30) a trigésima noite de ação neste ano pela Operação Noites Frias. Desde 07 de maio, quando a operação foi iniciada, foram realizadas mais de mil abordagens nas ruas da cidade (número que não indica pessoas diferentes abordadas, mas atendimentos individuais) em locais onde estatisticamente há maior concentração de pessoas em situação de rua.

Neste mesmo período, foram realizados 614 acolhimentos, de 295 pessoas distintas, seja no abrigo emergencial montado no Complexo Esportivo Jardim Ângela (vila Aparecida), seja na Casa de Passagem, local sob a tutela da Organização da Sociedade Civil (OSC) SOS, custeada pela Prefeitura. No total de 295 acolhidos, 13 foram de atendimentos para vagas femininas e transexuais, destinados ao SOS.

Com novo formato desde 2018, a Operação é realizada nas noites com previsão de temperatura inferior a 13°C, independente do mês. Este ano, a Operação leva em conta ainda os levantamentos de distanciamento seguro, a fim de evitar aglomerações e combater a propagação do Coronavírus.

Para as pessoas que recusam abrigamento, as equipes entregam cobertores, meias e máscaras.

Para todos os atendimentos, as equipes do Centro Pop e do Serviço Especial de Abordagem Social (SEAS) aplicam formulário para mapeamento dos casos e entregaram, este ano, 252 máscaras de pano, 753 cobertores e 317 meias. Para os abrigados, além, do pernoite, são ofertados kit de higiene e de roupas e alimentação, além de cuidados com a Saúde, já que uma enfermeira da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) faz o acompanhamento diário dos abrigados. Já para os que recusaram abrigo, são entregues cobertores, meias e máscaras.

Para a diretora do Departamento de Proteção Social Especial da UGADS, Ariane Rios, a nova realidade exigiu a criação de estratégias cada vez mais intersetoriais dentro do serviço. “Por conta da necessidade do isolamento social, a pandemia trouxe como resultado a adesão de mais pessoas para abrigamentos mais duradouros. Isso tem sido uma oportunidade para que desenvolvamos um trabalho interessante para a construção de um plano de saída das ruas junto aos usuários do serviço, que têm também refletido mais acerca de seus projetos para protagonismo em suas próprias vidas”.

A busca ativa da população em situação de rua é realizada diariamente, mas tem seu reforço durante as noites da Operação. No total, a Prefeitura compra, mensalmente, 102 vagas regulares de pernoites nas modalidades casa de passagem, abrigo e república em OSC do Município.

A porta de entrada para o atendimento à população em situação de rua e encaminhamento para os outros serviços da rede socioassistencial é o Centro Pop, que fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro. Sempre que alguém identificar uma pessoa pode orientá-la a buscar esse atendimento ou acionar ainda o serviço especializado de abordagem social pelo telefone (11) 98531-0146. Já em casos de identificada intoxicação ou ocorrências mais graves, o SAMU poderá ser acionado pelo telefone 192.

Durante as abordagens, as equipes realizaram a aferição da temperatura e aplicaram formulário para mapeamento dos usuários

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Plano de Segurança Alimentar chega a 20 mil cestas básicas entregues pelos bairros

publicada em 02/08/2020

A Prefeitura de Jundiaí chegou nesta semana à marca de 20 mil cestas entregues pelo Plano de Segurança Alimentar para Famílias em Vulnerabilidade. A iniciativa, lançada pelo prefeito Luiz Fernando Machado em abril deste ano, é voltada para a população em situação de vulnerabilidade social e outros impactados pela pandemia. Além das entregas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), responsável pelas entregas, tem contado com os apoios de agentes e instituições parceiras nos bairros, a fim de chegar a cada vez mais beneficiários.

Lançado para atender a cerca de cinco mil famílias que já eram beneficiárias do Bolsa Família antes da pandemia e outras mil famílias impactadas negativamente pela pandemia, o Plano identificou outras mais de 900 famílias impactadas nos últimos meses, como em situação de vulnerabilidade.

Para a gestora-adjunta da UGADS, Maria Brant, trabalho da Prefeitura tem atingido a cada vez mais famílias da cidade. “Chegamos a esta marca de cestas entregues com a certeza de que, cada vez mais, temos conseguido acessar os espaços mais longínquos da cidade e levar até estas pessoas os serviços de que elas não dependiam antes da pandemia. Um grande exemplo disso foram algumas das entregas desta semana, que foram realizadas para famílias do Jardim Santa Clara e Paiol Velho, dentro da Serra do Japi. Para isso temos contado com o importante apoio das Conferências Vicentinas, em diversos bairros, o que vem otimizando o trabalho.”

Nilda da Silva mora com o marido e o filho Guilherme, de 13 anos, no jardim Santa Clara e recebeu a doação esta semana. Sem trabalho no momento, Nilda depende da renda do marido, José Apolinário, que presta serviços em geral em sítios. “Esta cesta ajuda muito. Vem de tudo nela e dá para o mês todo. Se tivesse que comprar estes alimentos, tudo ficaria mais complicado”.

No jardim Santa Clara, Nilda e o filho Guilherme receberam nova cesta esta semana

Erica Macedo também recebeu sua cesta nesta semana. Ela reside no Tijuco Preto, juntamente com marido, dois filhos (Bryan, de sete anos, e Davi, de quatro), sogros, cunhados e dois sobrinhos. “Temos contado neste momento com o apoio do Cras e dos kits de alimentação fornecidos pelas Emebs Aparecido Garcia e da Owen Zilio, onde as crianças estudam. Este auxílio tem sido fundamental para que a gente possa se alimentar”.

O Plano de Segurança Alimentar tem como meta a capacidade de distribuição de até 54 mil cestas até o fim deste ano. As pessoas, empresas e instituições interessadas podem destinar suas doações através da Rede Jundiaí de Cooperação ou diretamente ao Fundo Social de Solidariedade, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, Portão 3, Parque da Uva, Anhangabaú.

Já as pessoas que necessitarem de doações podem solicitar o benefício no Cras de referência do bairro em que mora. A fim de preservar a saúde dos munícipes, a UGADS orienta que as pessoas façam a solicitação via WhatsApp, que conta com atendimento inteligente e direcionamento para atendimento conforme a demanda.

Mais ações
Além das cestas básicas do Plano, a UGADS e a Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) ampliaram a capacidade do Banco de Alimentos municipal. Dessa forma, são fornecidas semanalmente 60 kits, entre cestas e sacolas verdes, com frutas, verduras e legumes, com rodízio entre os Cras e entre os idosos da Vila Dignidade e Condomínio do Idosos.

Érica Macedo e os sogros, moradores do Paiol Velho: “Este auxílio tem sido fundamental para que a gente possa se alimentar”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Assistência Social encaminha jovens para contratação pelo Hospital São Vicente

publicada em 23/11/2020

Por meio do programa “Jovem para o Futuro”, a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) tem como prática destinar jovens capacitados e que compõem um “banco de talentos” para a contratação em empresas interessadas. Neste mês, o Hospital São Vicente incluiu pela primeira vez em seu programa de contratação de aprendizes jovens que concluíram os cursos e que, agora contratados, passam a atuar nas áreas de atendimento e administrativo em diversas sessões do hospital.

O “Jovem para o Futuro” é conduzido pelo setor de Inclusão Produtiva da UGADS, que visa ao encaminhamento dos jovens capacitados para o mercado formal de trabalho. Entre as ofertas estão as Oficinas realizadas em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), oferecidas no Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou nos territórios; além das parcerias com a Siemens – no programa Aprendiz Formare – e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Para a gestora-adjunta da UGADS, Maria Brant, a iniciativa cumpre um dos objetivos da política socioassistencial. “A indicação dos jovens para o mercado formal de trabalho é mais um dos objetivos que a UGADS cumpre no acompanhamento das famílias já atendidas pelos Cras e pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas). Assim, atuamos na interlocução com a iniciativa privada, que pode, em muito, se beneficiar com o potencial desses jovens formados”.

Luana Balasso, de 19 anos, é moradora do Jardim Tarumã e fez o curso profissionalizante oferecido pelo Cras São Camilo em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). “Busquei esse curso do Cras porque estava procurando emprego e sabia que os alunos poderiam ser encaminhados para contratação. Tudo o que aprendi e o apoio que o Cras me deu quando soube que eu havia sido selecionada para a vaga foram o diferencial para mim”, explica a jovem, que está atuando no controle de prontuários.

Moça de cabelos castanhos e encaracolados, usando máscara e óculos, analisa pasta que segura com as mãos, em meio a corredor com prateleiras preenchidas de pastas.
Para Luana, o curso e o apoio do Cras foram os diferenciais para sua seleção para a vaga.

Já o João Eliseu Lopes, de 18, fez curso pelo Cras Novo Horizonte. “Durante os encontros aprendi como fazer currículo, como me comportar numa entrevista de emprego e muita coisa de Informática. Recomendo aos jovens que busquem este tipo de capacitação, pois ela agrega muito conhecimento. Já estou aplicando no meu trabalho aquilo que aprendi, como, por exemplo, na montagem de agenda, no atendimento ao público, protocolo de documentos e recepção e expedição de correspondência”, compartilha o jovem.

Para a analista de RH do hospital, Susan Resende, a iniciativa mostra aos jovens as opções e oportunidades do mercado de trabalho, como instrumento de transformação social. “Os Cras e o Creas nos ajudaram muito quanto a preparar esses jovens para um processo seletivo, mostrar a importância de como se portar em uma entrevista e ao iniciar suas atividades na instituição, além da profissionalização, já que possuem diversos cursos com esse intuito. Essa parceria também tem por objetivo abrir novos caminhos para que, além da oportunidade do primeiro emprego, esses jovens também se afastem de uma possível vulnerabilidade social”.

Muito do que aprendeu João já está aplicando no novo emprego no hospital.

Inclusão produtiva
Por conta da pandemia, os cursos destinados aos jovens estão temporariamente interrompidos. O setor de Inclusão Produtiva segue disponível, no entanto, para as empresas interessadas neste banco de talentos do setor para a realização de seus novos processos seletivos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4583-7317.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Unidades dos Cras de Jundiaí sobem em avaliação do Ministério da Cidadania

publicada em 26/11/2020

Os seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras) tiveram melhorias em sua avaliação pelos índices de desenvolvimento dos Cras (IDCRAS) estabelecidos pelo Ministério da Cidadania (MC). A média municipal sintética saltou de 2,33 em 2017 para 2,78 em 2018, até atingir o valor de 2,94 no ano passado, conforme divulgado pelo MC.

O IDCRAS visa demonstrar de forma aproximada e comparativa a qualidade dos Cras nos Municípios e nortear as implementações de políticas socioassistenciais pelo país. Os indicadores levam em conta três dimensões para avaliação: estrutura física, recursos humanos e os serviços e benefícios oferecidos.

Na dimensão estrutura física são avaliadas a estrutura do espaço, bem como a oferta de salas para atendimento, a acessibilidade e a disponibilidade de equipamentos e veículos. Pela dimensão recursos humanos são aferidos o quantitativo da equipe e as presenças e características de profissionais com nível Superior em determinadas áreas. E, por fim, na modalidade serviços e benefícios são levados em conta as ofertas das atividades ligadas aos serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), bem como a capacidade de articulação do Cras com outras políticas públicas, como Saúde e Educação.

Idosa usando máscara , sentada em cadeira e apoiada em andador é atendida por outra mulher usando máscara, sentada defronte a um computador com planilha na tela
Dona Vera é usuária do Cras Novo Horizonte, um dos mais bem pontuados do Município.

Para a gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Nádia Taffarello Soares, a melhora nos índices resulta dos investimentos na Proteção Social Básica pela Prefeitura. “Desde 2017 a UGADS vem trabalhando com os índices apontados por pesquisas de sondagem internas tanto das demandas dos trabalhadores da rede quanto dos usuários do serviço. Desse posicionamento resultaram diversas melhorias, como a reforma completa do Cras Tamoio, a mudança do Cras Santa Gertrudes de um imóvel alugado para um próprio, a transferência do Cras São camilo para um prédio maior e melhor, a implantação dos atendimentos descentralizados semanais do Cadastro Único e a criação do Criju Itinerante nos bairros – atualmente interrompido por conta da pandemia -, para que o serviço chegasse até a população idosa”.

Vera Lúcia Oliveira, de 67 anos, é usuária do Cras Novo Horizonte, cuja pontuação no IDCRAS do ano passado supera a média municipal, atingindo a marca dos 3,67 pontos. Pelo equipamento ela recebe as cestas verdes do Banco de Alimentos municipal e participa do SCFV, oferecido pelo Cras em parceria com uma Organização da Sociedade Civil (OSC) do bairro. “Tenho acompanhamento do Cras há mais de dez anos e posso afirmar que não acessaria uma porção de outros serviços se não fosse pela atenção e dedicação dos funcionários”, afirma Vera, ansiosa pela retomada das atividades presenciais para idosos. “Já fizemos excursão ao Parque da Cidade, ao Jardim Botânico e a uma degustação nas adegas da Rota dos Vinhos, por exemplo”.

Outra usuária dos mesmos serviços é Marina Gonçalves Neto, de passagem pelo Cras na manhã desta quarta-feira (04) para atualização de seu Cadastro Único. “Aqui eu sou muito bem assistida. Foi graças ao empenho dos funcionários daqui que consegui alguns benefícios que muito me auxiliam, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A pandemia muito isso um pouco, mas eu passava mais tempo fora de casa, participando dos grupos de crochê, bordado e pintura, do que em casa”, comenta dona Marina, saudosa da viagem que fez ao Guarujá em outubro do ano passado pela Prefeitura, dia em que viu o mar pela primeira vez na vida.

Dona Marina resgata na reportagem da TVTEC a viagem que fez ao Guarujá no ano passado.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Em ação solidária, Assistência Social recebe kits de higiene dos alunos da Esef

publicada em 27/11/2020

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) recebeu da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (Esef) a doação de 300 kits de higiene pessoal. Os conjuntos, compostos por sabonetes, pastas e escovas de dentes, foram arrecadados como ação beneficente para inscrição dos alunos no 15° Congresso promovido pelo Esef. Os itens serão destinados a iniciativas voltadas à população em situação de vulnerabilidade social da UGADS.

A gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares, agradeceu a doação e parceria da escola. “Gostaria de parabenizar a Esef e seus alunos pela iniciativa, que em muito contribuirão para as ações que fazemos com a rede socioassistencial. A pandemia lançou luz sobre uma necessidade essencial, que é o cuidado com a higiene e com a saúde, e as doações contribuem nesse sentido”.

Segundo o professor Davi Poit, diretor da Esef, o Congresso foi realizado em 12, 13 e 14 de novembro e teve mais de 500 inscritos. “ A Esef sempre se preocupou que a formação do aluno fosse humanitária, além de técnica e científica. Por isso, trabalhamos as ações sociais de forma efetiva, a fim de contribuir com a sociedade e contribuir para mitigar os problemas existentes”.

Os 300 kits de higiene pessoal são compostos por sabonetes, pastas e escovas de dentes

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ

Prefeitura inaugura Residência Inclusiva para adultos, serviço inédito no Município

publicada em 01/12/2020

Com a instalação da Residência Inclusiva pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Jundiaí passa a figurar entre os poucos Municípios do País a possuir um serviço de acolhimento institucional para adultos com deficiência.

 O serviço, de alta complexidade conforme tipificação pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas), é voltado para pessoas entre 18 e 59 anos, preferencialmente egressos do serviço de acolhimentos para crianças e adolescentes e com diagnóstico de deficiências (intelectual, física, visual ou auditiva), desde que acompanhadas da incapacidade de autossustentabilidade e retaguarda familiar (vínculos familiares e comunitários existentes são mantidos).

Os encaminhamentos podem ser feitos tanto pelo Poder Judicial quanto pela rede socioassistencial, mediante avaliação prévia dos critérios de elegibilidade para o serviço. A residência fica localizada no bairro da Bela Vista e tem capacidade inicial para até dez acolhidos, em espaço com sala, três quartos, cozinha, área externa, banheiros e sala multiuso.

O serviço é vinculado ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas). Já a gestão, feita por meio de chamamento público, está a cargo da Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Pestalozzi de Sumaré, que disponibiliza no local mais de 20 funcionários (entre cuidadores, auxiliares, cozinheiros, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional e coordenação).

Rapaz sorridente, sentado em cama arrumada, segurando violão.
Enquanto sonha com a carreira musical, Jair dos Santos, um dos primeiros acolhidos, aproveita para ensaiar com seu violão novo.

A diretora do Departamento de Proteção Social Especial da UGADS, Ariane Goim Rios, destaca o ineditismo da Residência. “O serviço era muito aguardado no Município e é uma vitória tê-lo concretizado. A proposta é da Residência Inclusiva é trabalhar as potencialidades de cada um dos abrigados, de modo a adquirirem certa autonomia. É importante ressaltar que o serviço se trata de uma casa, onde são trabalhadas as perspectivas de inclusão, acesso geral e garantia de direitos. E para o trabalho em rede, a ideia é que os abrigados possam acessar os diversos serviços, como cultura, esporte, lazer, saúde e educação, de acordo com suas necessidades. Não se trata de uma instituição total, afinal esse é um paradigma já ultrapassado. Queremos promover uma real inserção na vida comunitária.”

O jovem Jair Santos, de 18 anos, é um dos acolhidos, junto com seu irmão João, um ano mais velho e que atualmente trabalha num restaurante de fast food. “De zero a dez, a nota que dou para o serviço é cem. No momento não trabalho, então ajudo a cuidar da arrumação da casa e dos jardins”. E compartilha dois sonhos. “Gostaria de virar ou mecânico de moto ou cantor de funk romântico, por isso estou aprendendo a tocar violão”, compartilha o jovem.

Outros acolhidos pelo serviço são os irmãos Pepe: Meiriane (49 anos), Marluci (45), Maurício (42) e Milton (39). A mais comunicativa do grupo, Marluci, também compartilha o dia a dia na casa. “Nossa rotina tem, além das tarefas domésticas, como arrumar o quarto, envolve muita criatividade, como pinturas e brincadeiras com massa de modelar. Temos também nosso tempo para cantar louvores. Enquanto nossa irmã toca, nós cantamos. Pela manhã, fazemos também a nossa caminhada matinal. Não vemos a hora de o vírus passar para podermos também ir ao shopping”.

Por conta da pandemia, os abrigados pelo serviço também são acompanhados pela Vigilância da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

Mulher e homem sentado sobre sofá, com outra mulher em pé interagindo com teclado
Um dos passatempos favoritos dos irmãos Pepe é cantar louvores na sala da casa, ao som do teclado

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Parceria com empresa SKF transforma a vida de jovens em vulnerabilidade social

publicada em 06/12/2020

Está chegando ao fim o curso da linguagem de computação Python oferecido gratuitamente pela empresa de rolamentos SKF a jovens em situação de vulnerabilidade social de Jundiaí, cujas famílias são assistidas pela Prefeitura, através da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS). Nove alunos, com 15 anos ou mais, iniciaram a atividade no dia 19 de setembro e já têm a data definida de sua formatura: 19 de dezembro.

A SKF, multinacional que tem unidade em Cajamar e sede na Suécia, procurou o poder público oferecendo o curso. Os adolescentes foram escolhidos pelas equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), vindos de bairros como São Camilo, Centro, Vila Rio Branco, Jardim Tarumã, Santa Gertrudes e Vila Rami. As aulas aconteceram na Escola de Gestão Pública de Jundiaí (EGP).

Jovens em vulnerabilidade social de vários bairros de Jundiaí participaram do curso da SKF
Jovens em vulnerabilidade social de vários bairros de Jundiaí participaram do curso da SKF

Marcelo Camargo, diretor de TI da SKF, disse que a empresa sempre valorizou iniciativas de caráter social e ambiental. “Outros departamentos promovem ações como essa. Por que o TI não pode fazer igual? Resolvemos fazer”, explicou Marcelo.

“Estamos não só realizando um trabalho social como capacitando jovens com muita vontade de aprender, formando assim profissionais que, no futuro, poderão até ser contratados pela empresa”, emendou o diretor. Ele garante que a iniciativa vai ser repetida em 2021.

O programa de formação de novos programadores da SKF foi a oportunidade que faltava na vida de Bruno dos Reis Francisco, de 17 anos, morador do Tarumã. “É excelente ver uma empresa dando oportunidade para jovens que não têm dinheiro para pagar um curso como esse. Estou adorando participar da atividade. Sempre gostei de computador e estou certo que é isso que eu quero para minha vida”, ressaltou Bruno.

As aulas deste curso foram sempre aos sábados e a carga horária foi de cerca de 80 horas. Nos dias de semana, os jovens matriculados participaram de atividades complementares na Divisão de Programas Complementares/Inclusão Produtiva, sediada no Centro.

A SKF ofereceu a cada aluno um laptop e os participantes aproveitaram para desenvolver, como atividade do curso, o jogo Space Invaders, no qual a pessoa tem que combater naves alienígenas.

Marcelo Camargo: "Estamos capacitando jovens com muita vontade de aprender"
Marcelo Camargo: “Estamos capacitando jovens com muita vontade de aprender”

A gestora-adjunta da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Brant, agradeceu a SKF pela parceria. “Ficamos honrados com a proposta da empresa, que vai ao encontro das iniciativas do nosso setor de Inclusão Produtiva para a capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social. Esta é mais uma iniciativa que se soma às nossas frentes de trabalho, tanto na formação dos jovens como na inclusão deles em um banco de talentos e o encaminhamento dos formados para o mercado formal de trabalho”, destacou Maria Brant.

Outras iniciativas

Visando o encaminhamento de dos jovens para o mercado de trabalho, a UGADS desenvolve, por meio do programa “Jovem para o Futuro”, diversas oficinas de formação. Entre as ofertas estão as oficinas realizadas em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), oferecidas no Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou em outros locais. Há ainda parcerias para formação com a Siemens – no programa Aprendiz Formare – e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Cestas básicas deste mês contaram com acréscimo de uvas de produtores jundiaienses

publicada em 17/12/2020

Além dos itens básicos, as cestas do Plano de Segurança Alimentar para Famílias Vulneráveis entregues pela Prefeitura neste mês contaram com um sabor a mais. Embaladas com o carinho do produtor rural da cidade, cachos de uva Niagara Rosada complementam as entregas, como forma de comemorar o início da colheita da fruta e a chegada das festas de final de ano. No total foi adquirida 1,25 tonelada de uvas.

Mulher com máscara olha para câmera enquanto começa a carregar caixa de papelão com bandeja de uvas embalada
Cestas entregues no jardim Sorocabana nesta quarta-feira (16) contavam com as frutas

Para a gestora-adjunta da UGADS, Maria Brant, a novidade visou oportunizar a agricultura do Município e levar saúde aos beneficiários. “Esta é uma iniciativa em benefício das famílias. Esta uva representa não só a chegada de um alimento fresco e saudável nas mesas das famílias beneficiárias, como representa também os esforços das famílias do campo, a quem a Prefeitura quis dar oportunidade, por meio da compra direta da safra”.

Para ser fornecedor, o produtor rural do Champirra Jonatas Fortes de Oliveira participou de uma tomada de preços. “A Prefeitura veio ao encontro das nossas necessidades e é uma excelente parceira comercial. Além de trazer a certeza de pagamento, a Prefeitura garantiu um preço justo de venda. Sem contar que também se eliminam os intermediários entre quem produz e quem compra. É a primeira vez que vendemos para a Prefeitura e espero que esta tenha sido só a primeira de muitas vendas”, prospecta o produtor, que em dois anos comemora o centenário das atividades da família na mesma propriedade.

Quatro homens, dois de chapéu, trabalham em pé em torno de mesa, manuseando uvas, com caixas de madeira e papelão ao fundo
No Champirra, todas as gerações da família do Jonatas trabalham na propriedade

Cestas
Lançado pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) da Prefeitura em abril deste ano, o Plano já garantiu até o momento a entrega de 44 mil cestas a famílias em situação de vulnerabilidade da cidade. As entregas são feitas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e outros equipamentos da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), além de pontos de entrega com agentes e instituições parceiras nos bairros. O público-alvo são as cerca de cinco mil famílias que já eram beneficiárias do programa Bolsa Família no Município, além de outras impactadas pela pandemia.

Do total, 33 mil cestas foram doadas à Prefeitura por parceiros, viabilizadas em sua maioria através da Rede Jundiaí de Cooperação vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) e de doações realizadas diretamente no Fundo Social de Solidariedade (FUNSS).

Entre os maiores parceiros estão os Supermercados Tauste (15 mil cestas), Irmãos Boa (10,4 mil), Kalimera (1,8 mil), Carrefour (1,3 mil), Covabra (1 mil) e Coopercica (1 mil), entre outros, além de doações de itens alimentícios, provenientes da BRF (mais de 8 toneladas), GL Foods e Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho (FAACG). As listas de doações podem ser consultadas na internet.     

Já os interessados em doar podem buscar pelo Fundo Social, localizado dentro do Parque da Uva, com acesso pela avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, bairro Anhangabaú. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Informações pelos telefones: (11) 4521-2762, 4521-2929 e 4521-6833.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Formada a primeira turma de alunos de parceria da Prefeitura com a SKF

publicada em 21/12/2020

O último sábado (19) foi de alegria, emoção e sensação de dever cumprido para nove jovens que se formaram no curso da linguagem de computação Python, oferecido gratuitamente pela empresa de rolamentos SKF. Todos os participantes da atividade são adolescentes em situação de vulnerabilidade social, cujas famílias são assistidas pela Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS). Os alunos têm 15 anos ou mais e iniciaram o curso no dia 19 de setembro. As aulas aconteceram na Escola de Gestão Pública de Jundiaí (EGP).

A SKF, multinacional que tem unidade em Cajamar e sede na Suécia, procurou o poder público oferecendo o curso. Os adolescentes foram escolhidos pelas equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), vindos de bairros como São Camilo, Centro, Vila Rio Branco, Jardim Tarumã, Santa Gertrudes e Vila Rami.

Nove adolescentes de Jundiaí em vulnerabilidade social se formaram no curso da SKF neste sábado
Nove jovens de Jundiaí em vulnerabilidade social se formaram no curso da SKF neste sábado

Segundo a professora Clara Maria Souza Magalhães, diretora-presidente da EGP, este foi um projeto-piloto que tende a se consolidar na cidade a partir de janeiro de 2021. “A iniciativa tem um tripé bem definido: a população mais carente, as empresas, que precisam de mão de obra qualificada, e a Escola de Governo, com sua expertise”, definiu Clara.

A SKF ainda doou 19 computadores para que novos cursos possam ser ministrados no futuro. “A formatura foi emocionante para todos. Ouvi das mães dos adolescentes que vários deles nunca tinham sido tão bem atendidos como na convivência com os profissionais da empresa e da Escola de Gestão Pública. As pessoas precisam de humanidade e de oportunidade”, emendou a diretora.

A formatura seguiu todos os protocolos das autoridades de Saúde quanto ao distanciamento social, uso de máscaras e higiene das mãos, por conta da pandemia do Novo Coronavírus. “Temos um case de sucesso que vamos aperfeiçoar e ampliar a partir do ano que vem, dando chance a novos jovens de virarem programadores de jogos e profissionais de outras áreas”, completou Clara Maria.

Parceria da Prefeitura com a SKF foi piloto; modelo vai ser mantido em 2021
Parceria da Prefeitura com a empresa sueca foi piloto; modelo vai ser mantido em 2021

Recado corporativo
Marcelo Camargo, diretor de TI da SKF, recebeu pelas redes sociais uma mensagem do presidente da empresa na América Latina, Claudinei Marchetto, parabenizando a companhia pelo trabalho feito com os jovens carentes do município. “Obrigado por sua iniciativa de contribuir com a sociedade de Jundiaí. Isso é o que queremos com nossa tríade da Economia Sustentável… Ações sociais”, escreveu Claudinei.   

“Estamos não só realizando um trabalho social como capacitando jovens com muita vontade de aprender, formando assim profissionais que, no futuro, poderão até ser contratados pela SKF”, emendou Marcelo.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Secretária da Família cumprimenta Jundiaí por prêmio do ‘Ruas de Brincar’

publicada em 22/12/2020

Em videoconferência realizada na tarde desta terça-feira (22) com o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, e o vereador da cidade, Douglas Medeiros, a secretária nacional da Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH), Ângela Gandra Martins, elogiou o segundo lugar conquistado pelo programa municipal “Ruas de Brincar” no Prêmio Boas Práticas em Políticas Familiares Municipais, da própria pasta federal.

A iniciativa jundiaiense foi contemplada no segmento do fortalecimento de vínculos familiares intergeracionais. Os resultados foram oficializados na segunda semana de dezembro.

“Trabalhamos em Brasília para a construção de uma política sustentável ligada à família. Por isso é sempre bom trocar ideias. Fiquei feliz de conhecer as experiências de Jundiaí vinculadas ao apoio às famílias. Vocês são focados e estão de parabéns pelo prêmio”, disse Ângela, que visitou a cidade em outubro de 2019.

Ângela Gandra Martins: “Fiquei feliz de conhecer as experiências de Jundiaí de apoio às famílias”
Ângela Gandra: “Fiquei feliz de conhecer as experiências de Jundiaí de apoio às famílias”

“Políticas públicas familiares fortalecem os vínculos e temos que pensar nas próximas gerações, defendendo sempre o ser humano. Nesta área, Jundiaí tem que seguir neste caminho. Está em ‘velocidade de cruzeiro’ e já pode chegar à lua”, emendou a secretária com bom humor.

Luiz Fernando Machado lembrou que todos os trabalhos com foco na família feitos no município têm a premissa do respeito as pessoas com ações práticas sem viés ideológico. “Recentemente apresentamos o Mundo das Crianças, que a senhora, secretária, deve conhecer pessoalmente quando vier ao estado de São Paulo. Com 170 mil metros quadrados, o Mundo das Crianças segue o conceito de ocupação criativa com respeito ao Meio Ambiente. Conto com o apoio de sua Secretaria para que tenhamos cada vez mais políticas públicas voltadas à família em Jundiaí”, finalizou o prefeito.    

Visita à ministra
Em fevereiro de 2020, Luiz Fernando Machado e Douglas Medeiros participaram em Brasília de uma audiência com a secretária nacional Ângela Gandra Martins e a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

O diálogo permitiu avanços em torno dos trabalhos para adesão de Jundiaí ao Selo Município Amigo da Família, iniciativa do Governo Federal para reconhecimento das cidades que desenvolvem ações ligadas à família. “Temos o sonho de implantar em nossa cidade o Plano Municipal da Família e buscamos, cada vez mais, estreitar nossos laços com esta Secretaria. Com o Plano, Jundiaí assumiria seu protagonismo nesta área”, ressaltou o vereador.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Balanço 2020 – Parcerias marcam as ações de proteção à população vulnerável

publicada em 30/12/2020

Pelo Plano de Segurança Alimentar para Famílias Vulneráveis, foram entregues à população 45 mil cestas básicas. Além das entregas nos equipamentos da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), como as seis unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), as distribuições e identificação de atendidos contaram ainda com parceiros nos territórios, como as Conferências Vicentinas. Diversos parceiros realizaram doações, via Rede Jundiaí de Cooperação e Fundo Social de Solidariedade (Funss) e, para a montagem das cestas, contou-se ainda com o apoio do 12º GAC. Além das cestas, algumas entregas foram também acompanhadas de distribuições de máscaras de tecido e uvas de produtores locais.

“2020 nos propôs como desafio a maior crise sanitária do último século. No enfrentamento de suas consequências econômicas e sociais, concentramos todos os nossos esforços na garantia de Proteção Social à população mais impactada, e, para isso, contamos com o apoio de importantes parceiros e dos servidores municipais. Na torcida e esforços para que esta pandemia se torne logo algo do passado, fica a mensagem da importância que o Poder Público olhe sempre com mais atenção e mais recursos para a área social”, compartilha a gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares.

No total, Plano de Segurança Alimentar entregou 45 mil cestas básicas à população

A UGADS e a Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) também ampliaram o alcance das doações do Banco de Alimentos. Só neste ano foram entregues nos Cras quase 2.200 cestas, que totalizam 45,6 toneladas de alimentos, que impactaram nove mil pessoas. Já para os moradores da Vila dos Idosos e do Programa Vida Longa (antiga Vila Dignidade), foram entregues outras 750 sacolas verdes, a fim de colaborar com o isolamento social e salvaguarda da saúde dos moradores com mais de 60 anos e mais vulneráveis ao vírus.

A Operação Noites Frias levou em consideração não só a previsão de temperatura inferior a 13°C (formato estabelecido desde 2018), mas, neste ano, também o distanciamento seguro por conta da pandemia. Para isso, a Operação contou com o abrigo emergencial, montado novamente no Complexo Esportivo Jardim Ângela (vila Aparecida). Em 48 noites de Operação, foram realizadas 1500 abordagens, e dessas, 500 pernoites. Também foram distribuídos durante a Operação 1200 cobertores, 500 meias e outras 500 máscaras de tecido.

A fim de evitar deslocamentos e aglomeração entre os usuários, a UGADS aprimorou também os atendimentos via celular e WhatsApp já disponíveis nos equipamentos. Ainda assim, todos os equipamentos mantiveram atendimento no regime portas abertas. Os Cras realizaram ao longo do ano mais de 76 mil atendimentos, entre técnicos e de recepção. Já o Cadastro Único, entre atendimentos no Complexo Fepasa e descentralizados pelos Cras, realizou três mil cadastros, além de mais de 400 visitas domiciliares.

Pela Operação Noites Frias, foram realizadas 1500 abordagens pelas ruas

A UGADS inaugurou também o serviço de Residência Inclusiva, voltada para o acolhimento institucional para adultos preferencialmente egressos do serviço de acolhimentos para crianças e adolescentes e com diagnóstico de deficiências. No local os abrigados têm atendimento de psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional. Com a instalação, Jundiaí passa a figurar entre os poucos Municípios do País a possuir o serviço.

Durante o ano foi também realizada e concluída a reforma do Centro de Referência do Idoso (Criju), com mais de R$ 90 mil em investimentos. Como o público-alvo do equipamento é formado por idosos, as atividades no espaço não puderam ser retomadas. O mesmo ocorreu com o Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Cidade Administrativa, que foi transformado em Pronto Atendimento Exclusivo Covid.

Até o início da pandemia, a UGADS, por meio do setor de Inclusão Produtiva, deu andamento às capacitações de jovens para o mercado de trabalho, por meio de iniciativas como o programa “Jovem para o Futuro” e as oficinas em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), com a Siemens e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Ainda com a interrupção presencial, o “banco de talentos” formado pelos jovens seguiu para direcionamento de contratação por empresas interessadas e pelo Hospital São Vicente, por exemplo. Também foi realizado curso inédito em linguagem de computação Python, oferecido gratuitamente pela empresa de rolamentos SKF, em parceria com a Escola de Gestão Pública (EGP).

Nove mil famílias pessoas foram, impactadas pelas cestas verdes do Banco de Alimentos

Foi também realizada, em janeiro, a assinatura do convênio com a Secretaria estadual de Administração Penitenciária (SAP), formalizando o já existente programa “Voz da Consciência”. Os encontros, realizados no Centro de Detenção Provisória (CDP) “Marcos Antônio Alves Bezerra” com os detentos que cumprem pena por violência doméstica, foram interrompidos durante a pandemia.

Já o programa “Por Onde Andei”, voltado à conscientização de agressores e autores de violência doméstica, que é realizado no Criju, também foi interrompido por conta da pandemia, mas foi retomado no último bimestre, respeitando os distanciamentos e protocolos sanitários necessários.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ

Prefeito Luiz Fernando Machado completa equipe de gestores para o governo 2021 – 2024

publicada em 30/12/2020

Com reconduções e novos técnicos, o prefeito reeleito Luiz Fernando Machado concluiu a apresentação dos gestores da administração direta e das autarquias, empresas e fundações, para o novo governo da Prefeitura de Jundiaí, a partir de janeiro de 2021.  As indicações foram oficializadas em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (30), no Paço Municipal.

Outros nove nomes já haviam sido anunciados na segunda-feira (28) das 16 Unidades de Gestão, modelo de plataformas de governança implantado em 2017 com foco principal em elevar a eficiência dos serviços oferecidos à população.

 O prefeito reafirmou que a formação da equipe está respaldada no objetivo de assegurar ações e caminhos para a construção de uma cidade mais inteligente, humana e sustentável. “Nos últimos quatro anos, fizemos mudanças efetivas estrutura de gestão do município. Para arrumar a casa, cortamos 30% dos cargos em comissão, reduzimos secretarias e economizamos recursos para colocar na Saúde. O balanço é positivo”, destacou Luiz Fernando.  “A ordem é manter total austeridade no controle dos gastos públicos e prosseguir com a política de prioridades voltadas para a elevação da qualidade dos serviços prestados”.

Apresentação dos gestores foi realizada em coletiva de imprensa transmitida pela TVTEC

PLATAFORMA DE INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Gestor de Assistência e Desenvolvimento Social: Roberto Augusto Carvalho de Araújo
Atual gestor-adjunto de Governo, ele assume a condução da Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social. Trabalha como monitor educacional profissional do SENAC-SP. Foi diretor/consultor da Fertile Consultoria e Assessoria Empresarial Ltda, coordenador de projetos do Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem/GAIA, em Campinas, docente convidado de cursos da pós-graduação da Faculdade Pitágoras de Jundiaí e da Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo, além de diretor de Marketing da Prefeitura de Itatiba. É formado em Administração com ênfase em Desenvolvimento de Negócios pela Universidade São Francisco e pós-graduado em Gestão do Terceiro Setor: Organizações, Projetos e Responsabilidades Sociais pela Universidade São Judas Tadeu.

Presidente do Fundo Social de Solidariedade: Vanessa Machado
Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Padre Anchieta. Também é graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp) e pós-graduada em Dermato Funcional. À frente do Fundo Social de Solidariedade, em um trabalho totalmente voluntário, Vanessa ampliou as frentes voltadas à qualificação profissional, transformando talentos em oportunidades. Em quatro anos, o Funss ofereceu 21.254 vagas gratuitas cursos, workshops e oficinas. Destas, 4.856 foram descentralizadas, ou seja, disponibilizadas em bairros mais afastados da região central. Mesmo com o enfrentamento à pandemia, foram oferecidas 3.090 vagas gratuitas pelo Fundo Social de Solidariedade, no decorrer do ano de 2020, na modalidade presencial e cursos descentralizados, além de 594 vagas para cursos on-line.

Superintendente da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS): José Galvão Braga Campos
É o atual assessor especial para Assuntos Parlamentares da Prefeitura. Com 28 anos de experiência no setor público, também onde atuou nas Secretarias de Esportes, de Cultura, de Comunicação e Gabinete do Prefeito. Preside o diretório municipal do DEMOCRATAS.

PLATAFORMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos: Adilson Rosa
Está à frente da Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos da Prefeitura de Jundiaí. Empresário e advogado, com MBA em Gestão Empresarial Estratégica na Fundação Getúlio Vargas e extensão na Universidade de Stanford. Foi vereador na Câmara de Jundiaí por dois mandatos, assessor especial e diretor da Secretaria de Serviços Públicos.

Gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente: Sinésio Scarabello Filho
É gestor da área de Planejamento e Meio Ambiente. Atua no serviço público desde 1977, sendo secretário de Obras e secretário de Planejamento e Meio Ambiente na Prefeitura de Jundiaí. Foi, ainda, diretor de Engenharia da DAE Jundiaí e secretário de Água e Esgoto da Prefeitura de Louveira. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo, com mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas.

Gestor de Mobilidade e Transporte: Aloysio Alberto de Queiroz Junior
Atualmente é o coordenador doGabinete de Gestão Integrada Municipal da Prefeitura de Jundiaí, além de diretor de Segurança do CIESP – Jundiaí.  Foi juiz da Justiça Militar do Estado e comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar do Interior. Tem pós-graduação em Gestão de Políticas de Segurança Pública pela PUC-São Paulo e mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Estudos Superiores da Polícia Militar do Estado, além de especialização em Direito Internacional dos Direitos Humanos pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Diretor-presidente da DAE: Walter da Costa e Silva Filho
É diretor-superintendente da DAE, sendo corresponsável pelo planejamento da expansão dos serviços de saneamento da cidade e, na mesma condição, pela execução do projeto e das obras do Mundo da Criança, conceito inédito de espaço público voltado para o desenvolvimento da infância. Tem mais de 10 anos de experiência na área de saneamento, também trabalhou na construção civil tanto no setor privado quanto no setor público. Formado em Engenharia Civil pela Universidade São Francisco e técnico em Edificações pela Escola Técnica Vasco Antônio Venchiarutti.

Superintendente da Fundação Serra do Japi:  Vânia Plaza Nunes
Atualmente é responsável pela Fundação Serra do Japi. Foi diretora técnica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, diretora técnica do Grupo de Voluntários para Valorização da Vida Animal e coordenadora de medicina veterinária do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo- IMVC. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e especialização nas áreas de Vigilância Sanitária, Saúde Ambiental e Saúde Pública pela UNICAMP.

PLATAFORMA DE SEGURANÇA MUNICIPAL E PROTEÇÃO DO CIDADÃO

Gestor de Segurança Municipal: Carla Basson
Bacharel em Direito pela UniAnchieta. É doutora e mestra em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco em 1991, serviu no 4º Batalhão de Policiamento de Trânsito. Foi a primeira mulher a assumir o comando do 35º Batalhão de Polícia Militar do Interior, na região de Campinas. O ineditismo persistiu ao tornar-se a primeira comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar do Interior e do 49º Batalhão de Polícia Militar do Interior, unidades operacionais da cidade de Jundiaí.

Comandante da Guarda Municipal de Jundiaí: Benedito Marcos Moreno
São 33 anos de trabalho dedicados à Guarda Municipal de Jundiaí. É inspetor de carreira da corporação, já coordenou o Centro de Controle Operacional e supervisionou ações integradas entre a GMJ e as forças policiais da cidade. Foi responsável pelas equipes especializadas do Apoio Tático, cuja atuação é voltada para preservar e manter a ordem pública a partir do policiamento preventivo e ostensivo.

PLATAFORMA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TECNOLOGIA E EMPREGO

Gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo: Eduardo Alvarez
Graduado em Zootecnia pela Faculdade de Zootecnia de Uberaba, especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos e mestre em Aquicultura pela UNESP. Professor do Centro Paula Souza e responsável pela implantação dos laboratórios para curso Técnico em Viticultura e Enologia e para o curso de Técnico em Química na Etec Benedito Storani, onde foi diretor no período de 2008 a 2016.

Gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia: Cristiano Lopes
Formado em gestão de empresas, teve a vida dedicada ao motocross desde os 14 anos. Em 2020, completa 30 anos de carreira. É empresário, casado e pai de duas filhas. Foi gestor do Esporte em Jundiaí entre 2013 e 2016 e eleito vereador por duas vezes. Presidiu a Comissão Especial para acompanhar a situação econômica do município durante a pandemia.

PLATAFORMA DE GOVERNANÇA, FINANÇAS E TRANSPARÊNCIA

Superintendente da Fundação Televisão Educativa (FTVE): Mônica Gropelo
Jornalista formada pela PUC-Campinas, pós-graduada em Gestão e Gerenciamento de Pessoas pela Fundação Armando Alvares Penteado e especialista em Marketing Político pela Universidade de São Paulo. Foi repórter e editora do Jornal de Jundiaí e Rádio Difusora, correspondente e editora da Agência Estado e Jornal O Globo, diretora de comunicação da Prefeitura de Jundiaí, assessora de comunicação da DAE Jundiaí e superintendente da Fundação Televisão Educativa de Jundiaí.

Diretora-presidente da Escola de Gestão Pública (EGP): Clara Magalhães
É professora universitária e assessora técnica pedagógica da Fundação de Apoio à Tecnologia. Acumula 25 anos de experiência no setor público, inclusive como coordenadora técnica da Educação Profissional de Trabalhadores no Estado de São Paulo, junto ao Centro Paula Souza. É formada em Administração e Pedagogia, com pós-graduação em Gestão Estratégica da Educação

Diretor-presidente da Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN): Amauri Marquezi
Atuou como executivo em grandes empresas nacionais e multinacionais, entre as quais Serpro, Prodesp, Sabesp, Oracle. Graduado em Administração de Empresas com Especialização em Sistemas de Informação e pós-graduado em Gestão do Conhecimento pela Fundação Getúlio Vargas.

Diretor-presidente do Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (Iprejun): João Carlos Figueiredo

Advogado experiente, já presidiu o Iprejun , tendo atuado ativamente na implantação da autarquia. Ele foi também presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Jundiaí entre os anos de 1993 e 1996. O advogado trabalhou também no mercado financeiro, com foco em investimentos para regimes próprios.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ