Plano de Desenvolvimento Econômico do Município
2023

O que é o PDEII?

"PDEII" significa

"Plano de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização"

O PDEII é um instrumento construído pela Prefeitura de Jundiaí para potencializar o desenvolvimento econômico e social do município. Ele foi concebido após nove meses de trabalho, iniciado em janeiro de 2023.

Nesse período, foram feitas 14 oficinas e mais de 1,6 mil entrevistas com instituições, empreendedores, estudantes, profissionais de diversas áreas, servidores públicos e entidades ligadas ao setor econômico da cidade.

A elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização tem a finalidade de propiciar o desenvolvimento econômico, a inovação e a projeção nacional e internacional do município por meio da definição de potencialidades e investimentos em eixos estratégicos.

Entre os pontos de maior destaque constam eixos estratégicos como a internacionalização de Jundiaí, para atrair novas empresas, mais empregos e investidores, além da valorização do comércio local – principalmente no que diz respeito aos pequenos e microempreendedores.

O estudo apontou também os desafios que o município terá pela frente para manter a qualidade de vida e as oportunidades.

Entre as vantagens de empreender na cidade, são citadas no PDEII a desburocratização dos serviços para abertura de MEIs, a FENS (Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços) e o Espaço Jundiaí Empreendedora.

Quem é a FESPSP?

A coleta das informações teve a parceria da Fundação Escola de Sociologia e Política do Estado de São Paulo (FESP). Com um time formado por especialistas, a FESP realizou em parceria com a UGDECT as entrevistas com diferentes instituições e entidades ligadas ao setor econômico, empreendedores, industriários, jovens universitários, servidores públicos e vereadores.

A instituição tem 90 anos de existência, sempre comprometida com o futuro do Brasil. Importante ressaltar ainda que todo o trabalho realizado em Jundiaí teve acompanhamento integral de um grupo gestor, formado por profissionais de diferentes áreas da Prefeitura.

Como foi feito o PDEII?

Para sua elaboração, o PDEII contou com um amplo processo participativo para a realização do diagnóstico inicial, a partir do qual se estruturou sua construção.

meses de trabalho, entre janeiro e setembro de 2023

munícipes, dentre eles, pequenos e médios empreendedores

oficinas com atores sociais relevantes e integrantes do poder público

entrevistas em profundidade com representantes dos principais setores econômicos do município

pessoas envolvidas nestes encontros

pessoas, além de técnicos e especialistas, envolvidas

Resultados

Notícias

  • 23/11/23
    Após apresentação, Plano de Desenvolvimento Econômico está disponível pela internet

    A Prefeitura de Jundiaí realizou na noite de quarta-feira (22), no auditório da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), a apresentação do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização (PDEII). O trabalho, realizado pela Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), durou nove meses e reuniu opiniões e apontamentos feitos por meio de […]

  • 15/11/23
    Plano de Desenvolvimento Econômico aponta como estratégico o incentivo aos pequenos negócios

    Com políticas de apoio e valorização ao empreendedorismo local, Jundiaí é considerada a “cidade das oportunidades” por microempreendedores individuais (MEI), microempreendedores (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). É o que aponta o Plano Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização (PDEII), que será apresentado no próximo dia 22 (quarta-feira), às 18h, no auditório […]

  • 12/10/23
    Plano de Desenvolvimento Econômico será apresentado no próximo dia 26

    A Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT) da Prefeitura de Jundiaí apresenta no próximo dia 26 (quinta-feira), às 18h, no auditório do Ciesp Jundiaí (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização (PDEII). O evento é aberto à toda população e o […]

  • 18/08/23
    Debate do Plano de Desenvolvimento Econômico resulta em criação de Câmara Técnica na RMJ

    Jundiaí e os municípios vizinhos decidiram, nesta quinta-feira (17), constituir a Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ). A medida foi tomada durante reunião sobre o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização (PDEII), realizada nesta quinta-feira (17), no Paço Municipal, entre os gestores de Desenvolvimento Econômico e de Governo […]

mais notícias