Com o propósito de ser uma nova forma de cuidar da cidade, integrando a comunidade, a iniciativa privada, o poder público e as organizações, em ações e projetos relevantes para o Município, foi instituída, por meio do Decreto Municipal nº 27.146/2017, a Rede Jundiaí de Cooperação, sob a responsabilidade e coordenação da Unidade de Gestão de Governo e Finanças, a partir da Unidade Central de Parcerias Estratégicas.
Oferecer um espaço humanizado para os pacientes é o propósito do projeto de revitalização de todos os quartos com banheiros do Hospital São Vicente de Paulo (HSV).
Por meio de doações da iniciativa privada e de pessoas físicas, a ação contempla cerca de 70 quartos, somando o montante de R$ 8 milhões. Já temos 62 quartos concluídos e até o final de dezembro de 2024, serão 66 quartos reformados.
Jundiaí ingressou em 2022 na rede Mercocidades e, por unanimidade, no ano seguinte, conseguiu criar e se tornar coordenadora da Unidade Temática (UT) das Infâncias, da qual atualmente fazem parte 28 cidades de 7 países da região. Além disso, com somente outras sete cidades brasileiras, também integra o Conselho da Mercocidades, principal órgão administrativo da rede e responsável por tomar decisões relevantes como a priorização dos projetos futuros.
Em conjunto com as cidades de Ceres e Niterói, Jundiaí articulou parceria com o UNICEF LACRO para apoiar os trabalhos da UT, em motes como ambientes urbanos saudáveis e segurança alimentar nas infâncias. Participou do 2º Congresso de Discapacidad, realizado em Mendoza (Argentina) para apresentar políticas conduzidas por Jundiaí no assunto. Em conjunto com a organização Restless Development, o Município ajudou a coordenar o encontro sobre prevenção da violência contra crianças – evento preparatório da Conferência Ministerial Global pelo Fim da Violência contra Crianças, e teve participação de cidades da América Latina, América do Norte, Europa e África.
No início de dezembro de 2024, Jundiaí marcou presença na XXIX Cúpula de Mercocidades, na cidade argentina Esteban Echeverría, conduzindo pessoalmente a reunião da UT das Infâncias, acompanhado de vários participantes do Brasil, Argentina e Peru. Na ocasião, Jundiaí também participou de reunião do Congresso Mundial do Fórum de Autoridades Locais da Periferia (FALP), juntamente com cidades da América Latina, Europa e África, cujo objetivo é angariar maiores investimentos e apoio técnico às cidades de periferia, além de ampliar sua influência associada a agendas internacionais. Por fim, ainda no encontro internacional, o Município teve o projeto da Casa Sol – com enfoque em mulheres vítimas de violência – selecionado como política de referência regional no quesito gênero.
Saiba mais
O Projeto é fruto de uma parceria entre a Coca-Cola FEMSA Brasil e a Prefeitura de Jundiaí, com execução técnica do GAIA Social. A ação está inserida no Programa Escola Inovadora, da Unidade de Gestão de Educação (UGE), e foi implantada em 2019 com o objetivo de promover ações de educação ambiental em escolas municipais.
Em 2024, seis novas escolas foram inseridas à ação, contemplando ao todo 16 EMEBs do município. Além da formação de novos multiplicadores, o projeto trabalhou com alunos e equipe escolar conceitos como reciclagem de resíduos sólidos, uso correto de recursos hídricos e a implementação de seis jardins de chuva nas unidades escolares. Ao todo, mais de 9,5 mil pessoas já foram impactadas pelo projeto ao longo desses seis anos.
Graças a diversas parcerias entre a Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FUNSS) e da Rede Jundiaí de Cooperação, com empresas da cidade, mais de 500 toneladas de itens diversos chegaram às vítimas da tragédia ambiental do Rio Grande do Sul.
Entre os donativos, foram enviados alimentos não perecíveis, água mineral, colchões, rações para cães e gatos, vestuário, produtos de higiene pessoal e de limpeza, entre outros itens. Mas o olhar também foi direcionado para as crianças.
O brincar é um direito fundamental da infância e faz parte dos pilares da Rede Cidade das Crianças, assim como o direito à Educação e à Cultura. Visando atender as cidades de Canoas e Colinas, Jundiaí – sede brasileira da Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças, movimentou os munícipes para realizarem doações de itens específicos para o público infantil entre 0 a 12 anos, buscando devolver esses direitos às crianças.
O Projeto Mobizika nasceu de uma iniciativa, criada pela Universidade de Delaware nos EUA, na qual carros elétricos de brinquedo são adaptados para que crianças com idade de 1 a 6 anos, com restrição de mobilidade, tenham um auxílio no seu desenvolvimento.
No município, o projeto está sendo desenvolvido de maneira intersetorial e multidisciplinar, com a coordenação do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Jundiaí em parceria com o Hospital Universitário, o Centro Universitário Anchieta, com apoio da prefeitura por meio da Rede Jundiaí de Cooperação e Unidade de Gestão de Promoção à Saúde.
Com foco na educação municipal jundiaiense, o Fundo AWS (Amazon Web Services) disponibilizou, por meio de articulação da Rede Jundiaí de Cooperação, R$ 950 mil contemplando 15 projetos com foco na atuação em unidades escolares da rede escolar nas categorias STEAM – sigla, em inglês, para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática -, além de segmentos como habilidades digitais, inclusão, sustentabilidade e saúde mental.
As ações vão impactar os mais de 32 mil alunos das 104 unidades escolares da rede, e mais de 76 mil pessoas da comunidade local e familiares.
Uma parceria firmada com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias possibilitará a entrega de até 500 cadeiras de rodas aos pacientes do Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência (NAPD).
Além da doação dos equipamentos, a ação – articulada pela Rede Cooperação – conta com a formação para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais ligados ao serviço de saúde da cidade para a correta prescrição do equipamento.
Na primeira etapa do projeto foram doadas 300 cadeiras de modelo básico, zerando naquele momento a fila de espera de pacientes por este tipo de equipamento, e a segunda fase vai beneficiar 200 usuários que, por não terem controle de tronco, dependem de cadeiras de nível intermediário.
O Fab Lab de Jundiaí é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e o SESI de São Paulo. A unidade de Jundiaí – a primeira no País vinculada a uma Prefeitura – já realizou o atendimento de aproximadamente dez mil alunos do ensino fundamental do município em projetos mediados e vivência guiadas.
Mais de 3.200 professores de toda a rede municipal participaram de formações e oficinas em cultura maker, pensamento computacional e metodologias ativas. O espaço também é aberto para a população de Jundiaí e região para a elaboração de projetos particulares.
O Programa Jundiaí Cidade das Crianças é um dos focos da Rede de Cooperação em 2023. Iniciamos fazendo um chamado aos supermercados e atacadistas para apoiar as ações do programa e abrir as portas de outros comércios para a causa.
Uma atividade muito importante é o trabalho de ampliação das áreas da infância no Município, que está sendo pensado em conjunto com a iniciativa privada, possibilitando que os bairros mais distantes do centro tenham espaços de brincar livre.
Organizações da Sociedade Civil de Jundiaí e Região passaram por capacitação sobre projetos e captação de recursos, visando a profissionalização e a alta demanda por esse tipo de conhecimento.
O curso “Planejamento e Gestão de Projetos Sociais” fez parte do Programa Mesa Brasil e das ações de valorização social desenvolvidas pelo Sesc São Paulo, e contou com a parceria da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Rede Jundiaí de Cooperação e da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social.
Portfólio de Projetos Mesa Brasil 2022
Unidade Central de Parcerias Estratégicas
Daniele Ruiz
Roseane Cruz
Ana Paula M. M. Bortolossi
E-mail: redecooperacao@jundiai.sp.gov.br
Telefone: (11) 4589-8602