Festa da Uva e Expo Vinhos

A 35ª Festa da Uva e VI Expo Vinhos será realizada nos dias 18, 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de Janeiro e 2, 3 e 4 de Fevereiro de 2018

A Festa da Uva e Expo Vinhos é promovida na cidade através de uma parceria entre a Prefeitura e a Associação Agrícola. Promovida pela primeira vez em 1934, nos últimos anos a festa passou também a incorporar como atração um dos mais nobres derivados da uva: o vinho.

Arquivo da primeira edição da Festa da Uva de Jundiaí

O maior destaque é a exposição de várias espécies de uvas de mesa, dentre as quais destaca-se a variedade Niagara Rosada, originária de Jundiaí e pela qual o Município já foi distinguido pela Presidência da República com a outorga da ordem do Cruzeiro do Sul.

A Festa é realizada no Parque Comendador Antonio Carbonari, conhecido na cidade por Parque da Uva, na Avenida Jundiaí, s/nº.

A Videira e a Uva

Originária da região do Mar Cáspio, a videira é uma das plantas de origens mais nobres que se conhece, tendo sido encontrados fósseis de suas espécies em períodos que precedem o aparecimento do Homem. Na Mitologia greco-romana, a videira é consagrada como símbolo da salubridade e da alegria, e, do ponto de vista econômico, está relacionada à sedentarização e fixação do homem ao solo e às ondas migratórias e colonizadoras, principalmente no continente americano.

Uma mutação genética somática espontânea gerou a variedade rosada a uva Niagara

Jundiaí: Terra da Uva

As pesquisas históricas levam a crer que os primeiros vinhedos na cidade apareceram no bairro do Caxambu. Tais vinhedos foram formados entre 1880 e 1890 e seus percursores foram os imigrantes italianos radicados naquele bairro. Dentre tais imigrantes jundiaienses, podemos citar Santo Cereser, Humberto Cereser, Orlando Fava, Giustiniano Borin, Santo Fontebasso e de outras famílias ali radicadas.

Posteriormente houve desenvolvimento da videira em outros bairros e, em 1893, já existia uva também no bairro do Traviú. As famílias Carbonari, Lourençon, De Marchi e outras iniciaram os vinhedos nesse bairro.

Os bairros que mais produzem uva na cidade são: Caxambu, Toca, Roseira, Traviú, Rio Abaixo, Bom Jardim, Poste, Engordadouro, Mato Dentro, São José, Champirra, Jundiaí Mirim, Rio Acima, Medeiros, Fernandes e Corrupira.

Atualmente cerca de 30% da produção de uva do Estado de São Paulo provém de Jundiaí, contabilizando-se na cidade 500 produtores e dez milhões de pés de uva.

A Uva Niagara Rosada e a Festa

Tradicional Pisa da Uva é uma das highlights da Festa

Uma mutação genética somática espontânea na variedade branca da uva Niagara, de procedência americana, deu origem à variedade rosada na região do Traviú. A mutação motivou a realização da primeira edição da Festa, em 1934, que recebeu mais de 100 mil visitantes. O local da festa era no antigo Mercado Municipal (atual Centro das Artes) e no grupo escolar Conde do Parnaíba.

Em 1953, devido ao sucesso de público da Festa, inaugurou-se o Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva, para recebê-la.

Dentre as atrações de Festa, destacam-se a exposição, venda e premiação de uvas, vinhos e artesanatos cultivados e produzidos na cidade; a tradicional Cerimônia da Pisa da Uva; Espaço Deguste Jundiaí (praça de alimentação das comunidades); o Empório Jundiaí (Produtos das Rotas Turísticas); o Espaço infantil; Cortejos e atrações circenses; Festival de bandas; Workshops culinários; Espaço das Entidades; Exposição de orquídeas; Passeios turísticos; Mostra de Implementos; Apresentações culturais, musicais, de dança e de companhias de teatro; além da famosa Tratorata (desfile de tratores).

Exibir mapa ampliado

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/agronegocio-abastecimento-e-turismo/festa-da-uva-e-expo-vinhos/