Cobema realiza mutirão de castração no Ivoturucaia

Publicada em 15/02/2013 às 18:07

A Cobema (Coordenadoria de Saúde e Bem-Estar Animal) realiza nos dias 23 e 24 de fevereiro o primeiro mutirão de 2013 de castração e identificação por microchip em cães e gatos. A ação ocorre no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí. Todo animal entre seis meses e 10 anos pode participar.

Leia também
Calçada suspensa é novidade na Coleta Ferraz

A castração oferece vários benefícios aos animais

A castração oferece vários benefícios aos animais

O mutirão será realizado na Escola Estadual Monsenhor Venerando Nalini, na rua Arcângelo Bianchini, nº 985, e pretende atender 300 animais, entre cães e gatos. De acordo com o médico veterinário da Coordenadoria, Jonathann França Ribeiro, a castração oferece muitos benefícios.

“Em clínicas particulares, esta cirurgia custa de R$ 250 a R$ 600. Ela ajuda a evitar doenças como infecção de útero e tumor de mama em cães, além de diminuir a agressividade nos animais.”

Para participar do mutirão, os interessados deverão fazer o cadastramento prévio que irá acontecer na UBS Ivoturucaia, a partir da próxima segunda-feira (18), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Durante o cadastro será marcado o horário e informado os cuidados que o animal deve receber no pré e pós-cirúrgico. “A cirurgia leva em torno de 10 minutos, mas antes o animal passa por uma avaliação do médico, que realiza uma série de procedimentos”, avisa Ribeiro.

Segundo ele, o animal recebe anestesia geral e tem alta apenas depois que despertar, o que acontece, em média, 2 horas após a cirurgia.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/02/15/cobema-realiza-mutirao-de-castracao-no-ivoturucaia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original