Ivoturucaia lota mutirão de castração e microchip
Publicada em 22/02/2013 às 19:22Com 250 operações para cães e 120 para gatos agendadas previamente, o bairro de Ivoturucaia realiza neste sábado (23) e domingo (24) o primeiro mutirão de castração e identificação de microchip deste ano. O trabalho é realizado pela Cobema (Coordenadoria de Bem Estar Animal), ligada ao setor de vigilância da Secretaria Municipal de Saúde.
Leia também
Imprensa Oficial tem mais qualidade com custo menor
A medida visa prevenir a multiplicação de filhotes que acabam abandonados no ambiente urbano ou rural, com efeitos danosos tanto para a saúde das pessoas como para a vida silvestre. De acordo com informações da UBS Ivoturucaia, a iniciativa atraiu interessados de diversos bairros e até de cidades vizinhas. “Mas o foco era no bairro e pedimos comprovante de endereço”, explica a atendente Renata Nascimento.
O motivo do interesse é a economia. Em clínicas particulares, a cirurgia que é obrigatória para donos responsáveis custa entre R$ 250 e 600 de acordo com o médico veterinário Jonathann França Ribeiro. Depois de exames prévios, o procedimento dura entre dez e quinze minutos e previne também doenças nas fêmeas e agressividade nos machos dessas espécies domésticas. Os donos precisam apenas aguardar o retorno do animal da anestesia em até duas horas.
A ação inclui a colocação de microchip identificador nos animais atendidos. Inicialmente previsto para 300 animais, o mutirão vai superar a marca com os procedimentos agendados para o fim de semana.
-
07/02/2017
Cães e gatos podem ser adotados na Coordenadoria de Bem-Estar Animal
-
17/01/2017
Luiz Fernando Machado recebe representantes da causa animal
-
12/12/2016
Site tem link para denunciar maus tratos a animais
-
22/09/2016
Guardião-Mirim tem atividades em escolas municipais da cidade