Famílias são foco de reformas no Velório Municipal

Publicada em 07/03/2013 às 10:08

A busca de dignidade para os familiares das pessoas que morrem em Jundiaí é o foco do Serviço Funerário Municipal, sediado em um dos pontos mais tradicionais da região central. “Estamos promovendo algumas mudanças pontuais nas regras internas e também estudos sobre o grande desafio de um novo cemitério, pois os existentes já estão no limite há muito tempo”, afirma o diretor do Serviço Funerário, Marcus Guaicuru.

Leia também
Hospital São Vicente ganha capelania

Velório Municipal tem conjunto que é de interesse histórico da cidade

Velório Municipal tem conjunto que é de interesse histórico da cidade

Uma dessas mudanças foi a criação de regras para a convivência com os planos funerários particulares que, pelo próprio ofício, acabam circulando no mesmo espaço do serviço público. De acordo com Guaicuru, estão funcionando normas de acesso para setores como o de tratamento de corpos.

“As pessoas que cuidam do sepultamento de entes queridos estão em momento muito fragilizado e, por este motivo, os serviços prestados necessitam de muita clareza”, diz o diretor. Um outro movimento neste sentido, segundo o diretor, está na renovação da equipe de agentes funerários que cumprem a função de dupla de remover corpos (principalmente as vítimas de morte violenta) e também de transportar os caixões para sepultamento nos cemitérios da cidade.

Atualmente, estão em andamento as últimas 94 sepulturas a serem construídas no Cemitério Municipal Nossa Senhora do Montenegro. “Depois disso, acabaram as vagas”, afirma. Tanto o Cemitério Nossa Senhora do Desterro, também público, como o Parque dos Ipês, de terrenos particulares, também estão cheios. Guaicuru conta que dois estudos estão em andamento sobre o tema, tanto para um campo tradicional quanto para a possibilidade de uma construção vertical.

Humanização
Um dos lugares que passaram por melhorias é exatamente o setor de tratamento de corpos, que estava com vidros quebrados nas portas que foram substituídos por grades metálicas para aumentar a ventilação. Os serviços de tanatopraxia, realizados por fornecedores privados, também estão sendo orientados sobre as prioridades na abordagem das famílias.

Velório Municipal tem conjunto que é de interesse histórico da cidade

Velório Municipal tem conjunto que é de interesse histórico da cidade

Instalado na antiga estação de tratamento de água do Centro, criada em 1945 pelo prefeito José Aníbal Marcondes e seu então secretário Vasco Antonio Venchiarutti, o conjunto do velório é de interesse histórico da cidade. E pode ter resgatada uma parte da estrutura original. “Estamos conversando com a DAE sobre a possibilidade de usarmos essa antiga caixa de água, na avenida Henrique Andrés, para um sistema de segurança do velório e dos hospitais”, comenta Guaicuru.

A parte mais antiga do prédio, marcada pelas pastilhas nos fundos da entrada principal, também é alvo de planos futuros de restauração. Uma das propostas da administração é iluminar os mastros frontais para que bandeiras possam ficar hasteadas durante a noite.

Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/07/familias-sao-foco-de-reformas-no-velorio-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original