Hospital São Vicente deixa de ser terceirizado

Publicada em 08/03/2013 às 09:42

O secretário de Saúde, Cláudio Miranda, esteve nesta quinta-feira (7) nas principais emissoras de rádio da cidade para dar uma excelente notícia à população jundiaiense: no atual governo, o Hospital São Vicente de Paulo “deixou de ser terceirizado, como ocorria de fato na gestão anterior”. E mais: a contratação da ACEC (Associação Casa da Esperança de Cubatão) para uma assessoria especializada ao superintendente Fued Maluf e à diretora técnica Maria do Socorro Gusmão Amorim não vai interferir na orientação direta da prefeitura sobre a melhoria da qualidade de atendimento.

Leia mais
Hospital São Vicente ganha capelania

Jundiaí tem ação contra a tuberculose

Miranda: “Em poucos meses, vamos ter um novo Hospital São Vicente”

Miranda: “Em poucos meses, vamos ter um novo Hospital São Vicente”

“É uma prestadora de serviços, agora com metas de atuação. Este ajuste ocorre dentro de um esforço maior, onde o novo PA Central e em breve o PA Retiro, ambos funcionando 24 horas, vão desafogar o pronto socorro do hospital.

Ainda virão outros investimentos em toda a rede de saúde, com a rede de UBSs (Unidades Básicas de Saúde), as novas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e o futuro novo hospital. Encontramos o São Vicente superlotado e até com problemas de vazamento de água na sala de cirurgia”, disse.

Outro problema, apontou, é a confusão de detalhamento de custos em um orçamento que colocava no hospital também as contas do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) e dos agentes comunitários de saúde nos bairros, entre outros. A soma atingiu R$ 12 milhões em alguns meses recentes – acima do valor previsto em contrato.

Escolha
Ele destacou que a mudança técnica não representa uma postura agressiva com a Pró Saúde, organização social que exerceu esse papel durante 7 anos. “Mesmo porque eles continuam no HU (Hospital Universitário), talvez porque o seu perfil seja mais adequado naquele contexto do que no Hospital São Vicente, mais complexo”, explica.

Sobre a escolha da nova entidade, Miranda lembrou que ela foi criada há 30 anos com a participação do Rotary Club e que a equipe apresentada para Jundiaí atuou em situações complexas como do hospital de São José dos Campos, da Fundação Lucy Montoro e até de unidades do AME (Ambulatório Médico de Especialidades). “São especialistas que vão nos ajudar a atingir essas metas”, disse.

“Tenho convicção absoluta de que em poucos meses vamos ter um novo Hospital São Vicente, com serviços melhores para a população. Estamos discutindo sobre termos unidades do Samu nas cidades da Aglomeração Urbana, capazes de fazer o primeiro atendimento de politraumatizados que evite custos e sequelas desnecessárias quando chegarem ao hospital”, afirmou Miranda.

Apoio
Em reunião extraordinária convocada nesta quinta-feira (7) pelo superintendente Fued Maluf para apresentar a equipe de assessoria da ACEC ao Conselho Gestor do Hospital São Vicente de Paulo, foi aprovada uma “moção de confiança com louvor” para as medidas implementadas. Além do currículo e das experiências dos profissionais, foram mostradas também imagens de diversos problemas estruturais encontrados no hospital e os planos desenvolvidos para a solução.

Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/08/hospital-sao-vicente-deixa-de-ser-terceirizado/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original