Procon orienta 3 mil pessoas no Dia do Consumidor

Publicada em 15/03/2013 às 18:48

Encerrando a Semana do Consumidor, o Procon de Jundiaí esteve na tarde desta sexta-feira (15) informando e orientando os consumidores sobre direitos na rua Barão de Jundiaí, no Centro. Cerca de 3 mil pessoas receberam os folhetos informativos, com dicas na hora da compra, para quitar as dívidas e informações sobre empréstimo consignado e cartão.

Leia também
Banco do Povo ajuda na reforma de imóveis da CDHU

Consumidores informados pelo Procon no Centro da cidade

Consumidores informados pelo Procon no Centro da cidade

“Consumidor bem informado é consumidor consciente. Com informação, os fornecedores terão mais respeito com os clientes e o número de problemas pode diminuir, pois o fornecedor tem o dever de cumprir as legislações e o consumidor tem o direito de exigir”, afirma o coordenador do Procon de Jundiaí, Adilton Garcia.

Pelo menos 3 mil pessoas foram orientadas nesta ação

Pelo menos 3 mil pessoas foram orientadas nesta ação

Durante a ação, o coordenador orientou sobre dúvidas de transações bancárias, aquisição de seguros e compras em grandes magazines.

“Comprei um móvel numa loja e falaram que eu poderia concorrer no sorteio de um automóvel. Aceitei e todo mês pago um valor fixo no boleto referente à assinatura de uma revista, mas nunca recebi nenhum exemplar. Falei com o coordenador e sei que posso requerer os valores pagos. Vou procurar meus direitos com a ajuda do Procon”, reclama Maria Aparecida Maciel.

Para Adilton, a recepção com a população foi ótima porque muitos têm ou tiveram algum tipo de problema. “Este trabalho terá um resultado a médio prazo, quando todos conhecerem seus direitos, terão mais segurança durante as compras”.

Dicas do Procon

Pense
Antes de comprar, verifique se você realmente precisa daquele produto. Controle seus gastos e desenvolva um objetivo financeiro.

Cuidado
Desconfie das vantagens exageradas. O hábito de ler contrato faz parte do consumo consciente. O consumidor precisa entender o que está sendo comprado e deve ter seus direitos preservados caso a empresa descumpra o que está escrito.

Internet
Por meio do site da Fundação Procon é possível os consumidores consultarem os sites com maiores números de reclamação. Cuidado com as vantagens exageradas.

Eduque-se
Elabore um plano para controlar todas as despesas, envolvendo a família.

Ajuste-se
Tente negociar dívidas diretamente com os credores ou através de uma conciliação nos postos avançados de conciliação. Caso não tenha recursos para saldar as dívidas, avalie também a possibilidade de obter crédito com taxas menores, como o empréstimo consignado.

Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/15/procon-orienta-3-mil-pessoas-no-dia-do-consumidor/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original