Prefeito anuncia plano de ação para Serra do Japi
Publicada em 09/03/2013 às 01:07Uma das datas mais importantes da cidade foi festejada na noite desta sexta-feira (8), em evento no jardim do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão. A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, comemorou os 30 anos de tombamento da Serra do Japi, patrimônio da humanidade segundo a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura).
Leia também
Missão de novos gestores é transformar o São Vicente
O prefeito Pedro Bigardi anunciou quatro ações básicas que irão ampliar a preservação da reserva biológica. São elas: criação do Centro de Referência Ambiental; criação da Fundação Serra do Japi, reestruturação e abertura da Cachoeira Morangaba e a criação de sistema de monitoria ambiental.
“Para preservar é imprescindível conhecer a Serra do Japi e esta será a função das visitas monitoradas, além do instituto de pesquisa. Vamos reestruturar os acessos e também a abertura da cachoeira devidamente monitorada. A discussão será aberta, por meio de audiências públicas para envolver toda a população”, disse.
O prefeito também lembrou o importante papel que o geógrafo e professor Aziz Ab´Saber desenvolveu para que a Serra do Japi fosse tombada.
A secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti, disse que a realização do evento no jardim do Solar do Barão foi estratégica. “Faz parte de um projeto embrionário de revitalizar o Centro da cidade”, disse.
A solenidade foi acompanhada por secretários da administração municipal, representantes de ONGs que atuam na preservação ambiental e munícipes.
Lançamento
O livro “Novos Olhares, Novos Saberes sobre a Serra do Japi: Ecos de sua Biodiversidade”, organizado pelo professor José Vasconcelos também foi lançado durante o evento. Nele, o leitor pode acompanhar o trabalho de 46 pesquisadores.
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
15/03/2024
DEBEA incentiva adoção de PETs com deficiência
-
03/12/2023
Prefeitura vai plantar mais de 6 mil árvores nas margens do Rio Jundiaí
-
17/10/2023
Jundiaí segue com orientações para prevenir a febre maculosa
Baixe as fotos desta notícia na resolução original