Reunião viabiliza PA 24 horas no Retiro

Publicada em 02/04/2013 às 18:50

O aluguel simbólico de R$ 200 mensais por um imóvel no Condomínio Villas de Jundiaí, na região do Gramadão, foi o mecanismo encontrado pela Secretaria de Saúde para adequar, com uma reforma, a nova sede da UBS (Unidade Básica de Saúde) Retiro. Como resultado, a mudança da UBS vai garantir a criação do novo PA (Pronto Atendimento) 24 horas no bairro, com 15 leitos de internação, ainda no primeiro semestre deste ano.

Leia também
Prefeitura terá ação intensiva contra a dengue

Serra do Japi é destaque na mídia ambiental

UBS será transferida para outro endereço no bairro

UBS será transferida para outro endereço no bairro

“É uma solução paliativa que encaminha à solução definitiva”, explica o secretário de Saúde, Cláudio Miranda. O prazo inicialmente previsto na proposta de locação, de 36 meses, pode ser reduzido de acordo com a tramitação do processo.

O imóvel fica na rua Aristides Mariotti e integra a parte da área que precisa ser doada ao poder público para regularizar o loteamento, ao lado de ruas, praças e áreas públicas e de equipamentos comunitários. Com o acordo, o conjunto deixa de ser um condomínio irregular e passa a ser um bairro urbano.

A negociação foi realizada em conjunto com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, que esteve representada na noite de segunda-feira (1) pelo diretor de assuntos fundiários, Sérgio Dutra.

Necessária
A mudança da UBS Retiro é necessária porque funciona no mesmo prédio do atual PA, na rua Maria Lúcia de Almeida. Para que possa funcionar 24 horas com leitos de retaguarda e equipamentos de exame, será preciso garantir a expansão. De acordo com a equipe técnica da Secretaria de Saúde, a nova localização da UBS também vai ficar mais perto da atual expansão residencial do bairro.

A aprovação da mudança foi feira pelos moradores em assembleia extraordinária na noite de segunda (1), convocada pelo síndico Daniel Santos. Ele destacou a importância deste diálogo como parte do caminho para urbanizar e regularizar o loteamento. O evento contou ainda com técnicos da saúde, como o diretor de planejamento Gerson Vilhena.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/02/reuniao-viabiliza-pa-24-horas-no-retiro/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original