Secretaria estuda criação de Brigada de Incêndio
Publicada em 18/04/2013 às 19:22A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente deu início na manhã desta quinta-feira (18) aos estudos para criação da Brigada de Incêndio da Serra do Japi. Para isso, o diretor de Meio Ambiente, Flávio Gramolelli, reuniu os servidores Wagner de Paiva e Alexandre Baietti, além de José Cassio, da Câmara Municipal de Jundiaí.
Flávio informou que essa iniciativa tem uma importância muito grande, pois está sendo tomada muito antes da chegada da estiagem, época em que a reserva fica ainda mais vulnerável às queimadas. “Podemos considerar que há um pioneirismo nisso tudo, que dá à ação um caráter também preventivo”, explicou.
Inicialmente, estão sendo contatados a DAE, secretarias municipais, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, 12º GAC, Polícia Militar (por meio do Grupamento Águia), Câmara Municipal, Defesa Civil, Aeroporto de Jundiaí e as ONGs Coati e Mata Ciliar. São órgãos que, em caso de uma ação integrada, terão muito a contribuir para a proteção da Serra do Japi. E, quando se fala nisso, a logística precisa estar definida para que as operações sejam realizadas no momento das ocorrências.
Flávio Gramolelli disse que a Brigada também lançará mão do Consórcio Intermunicipal para Proteção e Ações na Serra do Japi, um dispositivo legal criado em 2011 para estimular ações integradas junto aos municípios que fazem fronteira à reserva.
Foto: Paulo Grégio
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
15/03/2024
DEBEA incentiva adoção de PETs com deficiência
-
03/12/2023
Prefeitura vai plantar mais de 6 mil árvores nas margens do Rio Jundiaí
-
17/10/2023
Jundiaí segue com orientações para prevenir a febre maculosa
Baixe as fotos desta notícia na resolução original