BuZum leva diversão ao Novo Horizonte

Publicada em 22/04/2013 às 16:58
Um ônibus adaptado leva diversão e conteúdo para as crianças

Um ônibus adaptado leva diversão e conteúdo para as crianças

Os alunos da EMEB Beatriz Blattner Pupo, no Jardim Novo horizonte, começaram a semana com uma atividade bastante diferente: eles tiveram apenas que caminhar até a calçada em frente à escola para embarcar numa viagem de pura magia e conhecimento. É o projeto BuZum, patrocinado pela empresa CCR AutoBAn e trazido a Jundiaí por meio de uma parceria das secretarias de Educação e de Cultura.

Mais
Cultura e Educação levam teatro para dois bairros

Inscrições abertas para ‘Festival de Férias’
Aquecendo a Virada Cultural

A iniciativa consiste em um espaço lúdico criado dentro de um ônibus adaptado, com todo equipamento necessário para um espetáculo teatral. Levado às portas de creches e escolas, o BuZum oferece oportunidade de conhecer a magia do teatro de bonecos, além de reforçar os conhecimentos sobre determinados temas.

No caso de Jundiaí, o espetáculo “Mundo Português” narrou a história da Língua Portuguesa pelo mundo e a relação entre os países que, além do Brasil, adotam o idioma. Foram 50 crianças por sessão.

Dentro de um ônibus, uma viagem pelo conhecimento

Dentro de um ônibus, uma viagem pelo conhecimento

A escolha da escola do Jardim Novo Horizonte, assim como a EMEB Deodato Janski, no Jardim São Camilo, para aonde o ônibus se dirigirá nesta terça-feira (23), acontece em função da oportunidade de agregar atividade aos projetos que já são realizados nestes locais. A diretora de Ação Comunitária da Secretaria de Cultura, Elaine Silva Pinto, explica que a ação abrange vários aspectos. “Além da atividade em si, os professores podem trabalhar o tema dentro da sala de aula”, comenta.

Cem mil pessoas
O BuZum é um projeto novo que já nasce dentro da mais profunda tradição bonequeira, que é ir ao encontro do público, onde ele estiver. A iniciativa é do diretor Beto Andretta, que realiza um antigo sonho de construir um pequeno teatro de bonecos itinerante e, por meio da Cia Pia Fraus, já são 2 anos de estrada, somando mais de 100 mil pessoas em cerca de 2 mil apresentações.

O veículo adaptado recebe 50 crianças por sessão

O veículo adaptado recebe 50 crianças por sessão

Nesta nova temporada, segundo Mariane Gutierrez, diretora do espetáculo, a meta é atingir 75 mil crianças de 120 cidades. “Além de São Paulo, a companhia atende também os estados do Rio de Janeiro e Paraná”, informa Mariane.

Durante os 20 minutos de duração do espetáculo, as crianças riem muito, mas também conseguem ficar muito atentas diante das informações que recebem sobre a história da Língua Portuguesa. Ao final, elas descobrem que não foi apenas diversão.

Como é o caso da pequena Jessica Morais e Silva, 9 anos. Ela achou muito interessante a parte em que Manoel, personagem de um dos bonecos, viaja todos os continentes em busca de açúcar para a esposa Manoela. “Eu não sabia que precisava viajar tanto para encontrar açúcar, mas ele (o Manoel) também conheceu as comidas e os animais desses países”, contou a menina. A diretora da escola, Carolina Gasparotto Bertola, disse que foram atendidas 360 crianças, de 1º ao 5º anos.

Nesta terça-feira (23), o BuZum vai estacionar na porta da escola Deodato Janski, que fica na rua Idalina Gonçalves Dias, 1080, no Jardim São Camilo. Serão seis espetáculos, das 9h às 10h20 e das 13h30 às 15h.

Por Alcir de oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/22/buzum-leva-diversao-ao-novo-horizonte/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original